Motoristas driblam barreiras do Detran

Grupo de WhatsApp é criado para avisar sobre realização de blitz

As ações de fiscalização do Departamento de Trânsito do Acre está sendo driblada por muitos condutores, que trocam mensagens nas redes sociais, informando os locais onde estão sendo realizadas. Em muitos casos, esses motoristas consumiram bebida alcoólica e não querem ser flagrados pelos agentes do Detran. “Nós alertamos para que as pessoas não façam esse tipo de divulgação, pois, agindo assim, poderão estar facilitando a ação de criminosos. Isso vale para o trânsito e também para a prática de outros crime”, disse diretor técnico e operacional do órgão.

No primeiro final de semana de julho deste ano, 18 condutores foram multados. O número é sete vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado. De janeiro a junho deste ano, 248 infrações relacionadas ao consumo de álcool foram registradas pelo Detran. Mas os números poderiam ser maiores se os condutores não estivessem se utilizando desse expediente para escapar das blitzes nas cidades de todo o Estado.

O diretor técnico que não quis se identifica afirmou que o repasse dessas informações atrapalha a atuação dos órgãos de segurança. “Nós também rastreamos essas redes e identificamos pessoas e grupos”, disse ele. “Quando verificamos que as informações já estão nas redes sociais, o Detran e os órgãos de segurança fazem a movimentação e trocam o local da barreira. A rede social tem um raio de ação muito grande. Um criminoso pode, por exemplo, pegar essa informações sobre a existência de uma barreira normal ou da Operação Lei Seca. Mas também trabalhamos com essa contrainformação de inteligência para tentar, de maneira articulada com os órgãos de segurança, fazer barreiras para impedir esse tipo de situação”, acrescentou.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima