Brasileiro do EI planejou ataque na Rio 2016, diz deputado francês

Caso foi discutido em comissão de inquérito de luta contra o terrorismo.
Chefe da inteligência francesa confirma ter recebido informação de ‘parceiros’.

Do G1 Rio

Um membro brasileiro do grupo terrorista Estado Islâmico estaria preparando um atentado contra a delegação francesa durante a Olimpíada no Rio de Janeiro. A informação foi revelada por um deputado francês durante uma audiência do inquérito parlamentar sobre os ataques de 2015 na França. Um chefe da inteligência francesa confirmou ter recebido a informação de parceiros, segundo a transcrição da audiência disponível no site da câmara francesa.

“Eu não tinha ouvido falar desse brasileiro que se preparava para cometer atentados contra a delegação francesa nos Jogos Olímpicos. Como você sabe?”, pergunta o presidente da comissão, George Fenech. Ele é respondido pelo general Christyophe Gomart: “Pelos nossos parceiros”.  A audiência foi noticiada pelo jornal francês Libération.

Segundo a publicação, o general, que é Diretor de Inteligência Militar não entrou em detalhes se o suposto membro do EI está preso e sobre a sua localização exata — “que não era necessariamente no Brasil”. A publicação afirma ainda que a informação não entraria para a transcrição da audiência, se não fosse a pergunta do deputado.
O general também disse durante a audiência que, para garantir a segurança da Rio 2016, o Brasil prevê “a criação de um centro anti-terrorista” com especialistas norte-americanos , britânicos, espanhóis e franceses. Mais de 600 mil pessoas são esperadas para a Olimpíada no Rio de Janeiro.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima