Cotidiano
Motorista de aplicativo de 35 anos que morreu com Covid-19 no AC sonhava em ser pai e estudar engenharia
Mariano Neto foi a quinta morte por Covid-19 no Acre, que já tem 59 óbitos pela doença. Mulher conta que ele resistiu para ir ao hospital com medo.

Motorista de aplicativo que morreu com Covid-19 no AC sonhava em ser pai e estudar engenharia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Quésia Melo
Divertido, companheiro e amoroso. É assim que a autônoma Juliana dos Santos Machado lembra do marido Mariano Neto, de 35 anos. O homem foi a quinta pessoa a morrer infectada com o novo coronavírus no Acre.
Neto era motorista de aplicativo e morreu no dia 14 de abril com diagnóstico de pneumonia, mas, foi feito o exame para a Covid-19, que saiu um dias depois confirmando a doença.
A mulher conta que ele era cheio de vida e que tinha o sonho de estudar engenharia civil e de ser pai. Mas, por causa da doença, os planos foram interrompidos.
“Nós perdemos duas filhas, uma em 2014 e outra em 2016, e ele ainda tinha esse sonho, assim como eu, de ser pai. Nós estávamos nos planejando para eu engravidar novamente. Então, foi todo um sonho que foi perdido com a ida dele”, lamentou a mulher.
Em janeiro deste ano, o motorista tratou uma pneumonia bacteriana, mas a doença voltou ainda mais forte em março e mesmo com o tratamento ele não resistiu. Até então a família não desconfiava que ele estivesse com Covid-19.
“O pensamento dele era de que ele não estava com o vírus, que era a pneumonia ainda. E ele resistiu para ir ao hospital com medo de chegar lá e pegar o vírus. Então, na terça-feira ele amanheceu muito ruim e pediu para ir ao hospital. Deu entrada no pronto-socorro por volta de 8h30 e quando foi 10h e pouco ele veio a óbito”, contou.
Juliana e a mãe também pegaram a doença. A autônoma recebeu alta médica no início deste mês. Ela diz que os dias sem o marido são difíceis. Eles já estavam juntos há 12 anos e sonhavam com muito mais.
Para as pessoas que assim como a Juliana perderam um marido, um filho, um irmão para a Covid-19, ela deixa um recado. “Eu perdi o amor da minha vida, mas a vida continua e não espera a gente se recuperar. E, se Deus levou ele e também o seu familiar, é porque Ele tem algo grandioso para sua vida”, afirmou.
Comentários
Cotidiano
14º Seminário de arbitragem será realizado em Rio Branco com o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF Rodrigo Cintra
Por: Paulo Célio
Será realizado neste final de semana na capital acreana o 14º Seminário de Arbitragem com a presença do Presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol – CBF Rodrigo Martins Cintra, o evento terá seu início na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Unama a partir das 14:30 no Via Verde Shopping onde acontecerá uma série de palestras sobre as principais regras de futebol, o Seminário será realizado em três dias e seu encerramento será no sábado.

Rodrigo Martins Silva Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF será o palestrante do 14º Seminário de Arbitragem no Acre.
Para o Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem Josemir Raulino e muito importante para que todos os árbitros antigos e os da CBF além da turma que está se formando, será três dias de muita atividade onde vai está a auto estima, aperfeiçoamento, aprimoramento e claro aproveitar para nivelar a arbitragem acreana com a arbitragem nacional.

Josemir Raulino Presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, acredita que o seminário será uma porta aberta para a melhoria da arbitragem acreana.(foto Kelton Pinto)
Segundo Josemir Raulino todos os profissionais da arbitragem acreana deverão participar do Seminário que é de suma importância para seus conhecimentos além deles cerca de 29 alunos que tiveram seu início de qualificação em 2025, que são árbitros e assistentes que estão concluindo sua formação na arbitragem estadual.
Veja toda a programação do Seminário.
26/02 – 14:30 – 15: 30 -Abertura
• 15h30 – 17h – Palestra com tema: Controle de jogo
• 17h – 17h30 – Coffee Break
• 17h30 – 19h – Palestra com tema: Disputa
• 19h – 20h30 – Palestra com tema: Faltas táticas
27/02 – TONICÃO E UNAMA
• 8h – 12h – Atividade técnica e física no campo de futebol
• 14h30 – 16h – Palestra com tema: Mãos
• 16h – 17h30 – Palestra com tema: Impedimento
• 17h30 – 18h – Coffee Break
• 18h – 19h30 – Palestra com tema: Área penal
28/02 – TONICÃO E UNAMA
• 8h – 12h – Atividade técnica e física no campo de futebol
• 14h30 – 16h – Palestra com tema: Como construir uma carreira de sucesso
• 16h – 17h – Encerramento e formatura alunos curso de arbitragem
Comentários
Cotidiano
Pintura em panos de prato é instrumento de ressocialização de mulheres no presídio feminino de Rio Branco
Traços fortes, coloridos e cheios de vida marcam o trabalho de pintura realizado pelas mulheres que cumprem pena na Divisão de Estabelecimento Penal Feminino de Rio Branco. São panos de prato pintados à mão, utilizando a técnica de estêncil, que são moldes vazados.

A atividade é parte do processo de ressocialização desenvolvido pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) com as mulheres privadas de liberdade. A iniciativa partiu da policial penal Dione Diniz, responsável por ensinar e acompanhar as internas em outras atividades. “Eu trabalho muito com artesanato, mas nessa área eu não trabalhava. Aí a mente criativa vai introduzindo outras coisas. Me interessei por ensinar, pesquisei e inseri para elas esse trabalho”, ressalta.

Entre as participantes está a detenta A. L., que aprovou a atividade e já pensa em tornar a fonte de renda sustento dos filhos. Presa há oito anos, espera ansiosa o momento da progressão de pena, que deve se dar em poucos meses.
“Hoje, olhando para minha vida como um todo, eu entendo que não preciso mais do crime, do tráfico, para sustentar minha família. Eu posso sustentar meus filhos, dar uma vida digna para eles, sem correr o risco de passar tanto tempo longe deles novamente. Eu tenho dois filhos e com certeza penso em repassar para eles, que eles venham a aprender, que eles não venham a se ver na condição que um dia eu me vi, mãe na adolescência, sem poder trabalhar, paralisando os estudos”.
Atualmente o projeto conta com quatro internas, mas muitas já foram beneficiadas antes da progressão de regime e saída do presídio. Os panos de prato, pintados à mão, já foram parte de uma feira realizada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), onde foram vendidos. O valor arrecadado é usado para manutenção do projeto.
The post Pintura em panos de prato é instrumento de ressocialização de mulheres no presídio feminino de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Jader Machado vai disputar medalha e Clícia Gadelha é eliminado no Brasileiro Sub-18
Os times das escolas Jader Machado, no feminino, e Clícia Gadelha, no masculino, representantes do Acre no Campeonato Brasileiro de Handebol Escolar Sub-18 terão uma reta final de torneio bem diferente.
As meninas da Jader Machado venceram nesta quarta, 25, o time do Dom Fernando Gomes, de Sergipe, por 30 a 5 e irão disputar a medalha de ouro na Série Cobre.
Os garotos da Clícia Gadelha foram derrotados pela equipe da escola Professora Doris Mendes Trindade, do Mato Grosso do Sul, por 26 a 23 e estão fora da disputa por medalhas na Série Prata.
“As equipes acreanas fizeram dois grandes jogos, no feminino a vitória ocorreu a derrota aconteceu em uma partida decidida nos minutos finais. O handebol acreano vem sendo bem representado no torneio nacional”, declarou o presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar(FADE), João Renato Jácome.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES






Você precisa fazer login para comentar.