Acre
Motociclista sofre fratura na perna após colisão com carro que fugiu sem prestar socorro em Rio Branco
Rayssa Gomes, de 38 anos, foi atropelada por um Pálio branco no conjunto Tucumã; condutora alegou estar atrasada para levar filha à escola e só retornou ao local após o acidente.
A motociclista Rayssa Gomes Freitas, de 38 anos, ficou ferida com uma fratura na perna esquerda e lacerações após um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (18), na rua W 6, no conjunto Tucumã, em Rio Branco. Segundo testemunhas, Rayssa trafegava em uma motocicleta Honda Biz vermelha quando foi surpreendida por um veículo Pálio branco, que saiu de uma rua lateral e colidiu com a moto.
A condutora do carro não parou para prestar socorro e fugiu do local. Minutos depois, ela retornou a pé, alegando que estava atrasada para levar a filha à escola. Enquanto isso, populares ajudaram Rayssa e acionaram a Polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros atendimentos. A vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado estável.
O Policiamento de Trânsito esteve no local para realizar o levantamento do acidente e identificar a condutora do veículo, que inicialmente fugiu sem prestar assistência à motociclista. O caso será investigado para apurar as responsabilidades pelo ocorrido.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, aponta Defesa Civil de Rio Branco

Foto: Whidy Melo/ac24horas
O nível do Rio Acre voltou a apresentar leve queda nesta quinta-feira, 17, conforme boletim diário divulgado pela Defesa Civil Municipal. Às 5h13, a medição indicou 1,69 metros, o que representa um recuo de 5 centímetros em relação ao dia anterior.
Além da baixa do manancial, não foi registrada precipitação nas últimas 24 horas em Rio Branco. O rio está muito abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Comentários
Acre
Acre decreta situação de emergência em saúde pública devido à reemergência do sarampo
O Governo do Acre decretou situação de emergência em saúde pública por 90 dias, em razão da reemergência e do risco iminente de disseminação do sarampo em todo o estado. O decreto, assinado pelo governador Gladson Cameli e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 17, autoriza a adoção de medidas urgentes e estabelece prioridade para as ações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
A decisão leva em conta um parecer epidemiológico da Sesacre que aponta o aumento expressivo de casos de sarampo em todo o mundo e o avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia, que já contabiliza mais de 100 casos confirmados e declarou emergência nacional. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, até junho de 2025, mais de 88 mil casos foram confirmados em 168 países, com destaque para as regiões do Mediterrâneo Oriental, África e Europa.
Nas Américas, a situação também é preocupante. De acordo com o decreto, entre as semanas epidemiológicas 1 e 24 deste ano, 7.132 casos foram confirmados, com 13 mortes, número 29 vezes superior ao registrado no mesmo período de 2024.
O decreto permite a adoção de medidas administrativas urgentes, a realização de despesas emergenciais e autoriza a Sesacre a editar normas complementares para garantir a resposta rápida à situação. Além disso, os órgãos da administração estadual deverão priorizar as demandas da saúde durante a vigência da medida.
A Secretaria de Saúde também deve intensificar a vigilância epidemiológica, ampliar as campanhas de vacinação e combater a desinformação, especialmente entre os grupos mais afetados: crianças menores de 5 anos, adolescentes e jovens adultos de até 29 anos.
Comentários
Acre
Criado Prêmio OCA para reconhecer excelência no atendimento ao cidadão

Foto: David Medeiros/ac24horas
O governador Gladson Cameli (Progressistas) instituiu nesta quinta-feira, 17, por meio do Decreto nº 11.723, o Prêmio OCA de Reconhecimento Público, com o objetivo de valorizar agentes públicos, instituições parceiras e autoridades que se destacam na execução da Política de Atendimento ao Cidadão. A medida busca estimular boas práticas no serviço público e fortalecer o vínculo entre o Estado e os cidadãos.
Com caráter exclusivamente simbólico e sem qualquer vínculo com sorteios ou pagamentos, o prêmio será concedido anualmente em três modalidades: destaque OCA, para agentes públicos com melhor desempenho; Parceria de Excelência, para instituições que atingirem metas de qualidade no atendimento; e Reconhecimento Público, destinado a autoridades que tenham investido ou apoiado diretamente a ampliação e a melhoria dos serviços públicos.
A premiação será realizada em cerimônia oficial e envolverá entrega de placas, medalhas e pins de reconhecimento. A coordenação da iniciativa ficará a cargo da Secretaria de Estado de Administração (Sead), que também poderá editar normas complementares para regulamentar a execução do prêmio.
Entre os critérios para seleção estão: número de manifestações coletadas pela ouvidoria, índice de elogios e de reclamações dos cidadãos, apoio institucional à OCA e compromisso com serviços públicos de qualidade, acolhedores e inclusivos.
A iniciativa conta com dotação orçamentária própria, totalizando mais de R$ 130 mil destinados a despesas de capital e correntes, com recursos oriundos de emendas parlamentares nº 15/2024 e nº 17/2024.
Você precisa fazer login para comentar.