Conecte-se conosco

Cotidiano

Motivos para estimular a prática esportiva desde a infância

Publicado

em

Créditos: monkeybusinessimages/iStock

A infância é um período importante no desenvolvimento humano, pois é o momento em que diversas habilidades podem ser estimuladas, a fim de promover um crescimento mais saudável. Por isso, a prática regular de atividade física desempenha um papel fundamental na promoção da saúde física, mental e emocional das crianças.

Ao longo das últimas décadas, pesquisas têm evidenciado os benefícios significativos associados à participação em atividades físicas durante a infância. Esses benefícios vão muito além da performance no exercício físico, impactando positivamente o desenvolvimento global da criança.

Saúde mental e emocional

A atividade física pode beneficiar muito além do corpo, com vantagens também à mente. Estudos mostram que crianças que se envolvem em atividades físicas regulares têm melhorias significativas na saúde mental e emocional. Isso porque praticar exercícios libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, reduzindo o estresse, a ansiedade e sintomas de depressão em crianças.

Desenvolvimento cognitivo

A relação entre atividade física e desenvolvimento cognitivo é cada vez mais evidente. A prática regular de exercícios tem sido associada a melhoria das funções cognitivas, como a atenção, memória e capacidade de aprendizado. Crianças ativas tendem a ter melhor desempenho acadêmico e a desenvolver habilidades cognitivas de forma mais eficaz.

Hábitos saudáveis a longo prazo

Estabelecer hábitos saudáveis desde a infância é fundamental para uma vida adulta saudável. Crianças que são incentivadas a se envolver em atividades físicas têm maior probabilidade de manter um estilo de vida ativo na adolescência e idade adulta. Isso reduz o risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardíacas e hipertensão.

Desenvolvimento social

Além dos benefícios físicos e mentais, a atividade física na infância promove o desenvolvimento social. Participar de esportes e jogos em grupo ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais, como trabalho em equipe, cooperação, respeito e habilidades de comunicação.

Essas habilidades são essenciais para construir relacionamentos saudáveis e ter sucesso em diversas áreas da vida.

Desenvolvimento físico

A atividade física na infância é essencial para o desenvolvimento motor e aprimoramento das habilidades motoras fundamentais. Brincadeiras, jogos e esportes contribuem para o desenvolvimento de força, coordenação, equilíbrio e agilidade. Além disso, a prática regular de exercícios na infância ajuda a manter um peso saudável, prevenindo o sobrepeso e a obesidade, fatores que, quando presentes na infância, aumentam o risco de problemas de saúde ao longo da vida.

Para isso, é recomendado o uso de vestimenta e acessórios adequados, que oferecem mais segurança e conforto. De roupas com tecidos respiráveis a calçados que diminuem o impacto e protegem os pés, como o tênis Adidas infantil, é necessário encontrar produtos adequados às crianças.

Início precoce das atividades físicas melhora o desenvolvimento e previne problemas de saúde no futuro

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo