Conecte-se conosco

Cotidiano

Morre no Rio de Janeiro a jornalista Glória Maria

Publicado

em

Repórter fez história na TV Globo e combatia câncer desde 2019

Morreu na manhã de hoje (2) a jornalista Glória Maria. A informação foi confirmada pela TV Globo, emissora em que ela trabalhava desde 1971. Segundo a nota da Globo, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão em 2019 e teve sucesso no tratamento por um período.

Porém, no ano passado o tumor passou por metástase para o cérebro e, após uma cirurgia, os tratamentos não fizeram mais efeito. Ela estava internada no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio

De acordo com a emissora, Glória foi a primeira repórter a entrar ao vivo e a cores no Jornal Nacional. Referência no jornalismo brasileiro, viajou o mundo fazendo reportagens para programas como o Fantástico e o Globo Repórter.

Com seu estilo descontraído e envolvente, mostrou ao Brasil culturas e lugares da África, Ásia e Oriente Médio, além de se aventurar no maior bungee-jump do mundo, em Macau, e descer de bote o Rio Colorado no Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Também entrevistou celebridades como Michael Jackson, Madonna, Harrison Ford, Nicole Kidman e Leonardo Di Caprio, além de cobrir a Guerra das Malvinas (1982), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo da França (1998).

Glória Maria deixa duas filhas, Maria (15) e Laura (14), que adotou em 2009.

Notas de pesar

Mulher negra pioneira no telejornalismo brasileiro, a morte de Glória Maria foi lamentada por autoridades. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou sua trajetória profissional.

“Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras”.

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, lembrou da referência que Glória foi para a população negra.

“É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também destacou a importância da jornalista para as mulheres negras.

“Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”.

Edição: Maria Claudia

Comentários

Cotidiano

FFAC divulga escala de arbitragem da 5ª rodada do Acreanão 2023

Publicado

em

A assistente Verônica Severino e o árbitro Alberto Júnior estão escalados nos jogos da terça-feira. Foto/Manoel Façanha

MANOEL FAÇANHA

Restando nove jogos para o fechamento do primeiro turno do Campeonato Acreano, o departamento de árbitro divulgou nesta quinta-feira (30) os árbitros e assistentes dos próximos quatro jogos da quinta e penúltima rodada. Os duelos começam no sábado (1º) com duas partidas e serão finalizados na próxima terça-feira (4) com mais outros dois jogos. Os quatro confrontos ocorrem no estádio Florestão.

No jogo preliminar do sábado (1º), às 15h, envolvendo Vasco da Gama e Galvez, o árbitro principal da partida será Alberto Júnior. Rener Santos e Roseane Amorim serão os assistentes, enquanto o trabalho de quatro árbitro ficará a cargo de Jackson Rodrigues. No jogo principal da tarde, às 17h, entre Independência e Andirá, o juiz central será Ruan Santos, assistido por Iago Nascimento e Francisco Júnior.

Na terça-feira (4) outras duas partidas ocorrem no estádio Florestão. Na preliminar, às 16h, as equipes do Plácido de Castro e Adesg fazem um confronto decisivo. O árbitro principal será Marcelo Oliveira, assistido por Antônio Ecídio e Jean Carlos. Na partida fundo, às 18h, o Tourão do Humaitá busca confirmar sua classificação no duelo contra o Rio Branco. Julian Negreiro será o árbitro principal, assistido por Verônica Severino e Antônio Neilson.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fluminense-RJ quer desenvolver projetos econômicos e sociais no Acre

Publicado

em

Miguel Dibo esteve reunido com algumas lideranças da Flu Acre. Foto/Cedida

ANTÔNIO MUNIZ – Na Marca da Cal

O vice-presidente administrativo geral do Fluminense-RJ, empresário e administrador de empresas Miguel Dibo chegou a Rio Branco (AC) nesta quarta-feira (29) para cumprir agenda com o governador Gladson Camelli (PP) e com o deputado Afonso Fernandes (PL). Na tarde desta quinta-feira (30), Miguel Dibo foi recebido pelo governador Gladson Cameli na sede oficial do governo para tratar de assuntos relacionados a possíveis investimentos que serão feitos por suas empresas.

Pela primeira vez na capital acreana, o empresário dirigente tricolor vê no Acre, sobretudo, em Rio Branco novas oportunidade de negócios que resultarão na geração de dezenas de novos empregos, ajudando a manter o processo de desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. “Tenho boas informações sobre o mercado acreano e com apoio do poder público investir no setor empresarial e ajudar o governo a acelerar o processo de geração de empregos e mais oportunidades de negócios”, afirmou.

Junto ao deputado Afonso Fernandes, seu amigo pessoal, Miguel Dibo pretende firmar parceria para criação da Escolinha do Fluminense no Acre. Segundo Miguel Dibo, será, projeto de grande relevância social e, ao mesmo tempo de fundamental importância ao Fluminense. Alguns jogadores acreanos foram revelados e conquistaram espaço no cenário nacional e até internacional. E a Escolinha do Fluminense, segundo Dibo, poderá descobrir novos talentos que terão oportunidade de se projetar no time principal.

Torcida Flu Acre

O dirigente Miguel Dibo posa com torcedores tricolores e simpatizantes. Foto/Cedida

Ao fim da tarde desta quinta-feira (30), Miguel Dibo esteve reunido com algumas lideranças da Flu Acre, a torcida organizada do Fluminenses na capital acreana, em evento ocorrido na Confraria Gastrobar, no Parque da Maternidade, no centro de Rio Branco. O convite foi feito pelo proprietário do espaço, empresário e servidor público estadual aposentado, Ednaldo Vieira.

O dirigente tricolor também foi entrevistado nos programas Lance Esportivo, ao vivo, na Rádio Difusora Acreana; Entrevista da Tarde, também ao vivo, na TV Rio Branco-Cultura e, na Bancada da Bola, na TV5 Band e Rádio Ecoacre-FM. Ele retornou ao Rio ainda na quinta-feira para assistir ao primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca-2023. Pela quarta vez consecutiva, Flamengo e Fluminense disputam a final do Cariocão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência terá time alternativo contra o Andirá no sábado

Publicado

em

Foto Jhon Silva: O goleiro Matheus é um dos destaques do Independência no Estadual

O técnico Eric Rodrigues comandou um treinamento na manhã desta quinta, 30, no Marinho Monte, e após a movimentação confirmou um time alternativo contra o Andirá. O jogo vai ser realizado no sábado, 1º, às 17 horas, no Florestão.

“Teremos somente o Matheus e o Pedrinho da equipe titular. Vou rodar o elenco porque é fundamental ter todo o elenco pronto no momento decisivo da competição”, explicou Eric Rodrigues

Vitória confirma a vaga

O Tricolor tem a classificação encaminhada para o segundo turno e um triunfo no sábado confirma a vaga. No Estadual de 2022, o Independência foi eliminado no primeiro turno.

Fecha preparação

Com um treino de bolas paradas na manhã desta sexta, 31, no Marinho Monte, o Independência fecha a preparação para a partida contra o Morcego.

Comentários

Continue lendo

Em alta