fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Moradores entregam assinaturas de protesto contra instalação de centro para menores infratores na cidade no MP

Publicado

em

Alexandre Lima

Uma comissão composta pelo vereador de Brasiléia Charbel Saady (PP), representando a Câmara Municipal, moradores do Bairro Raimundo Chaar e adjacências, estiveram na sede do Ministério Público nesta quinta-feira, dia 13, para entregar uma justificativa acompanhada de 500 assinaturas, contrários a instalação do Centro Socioeducativo para Menores Infratores às margens do Rio Acre.

A decisão imposta pelo Instituto Sócio Educativo do Acre (ISE/AC), vai de encontro aos interesses da população brasileense que sequer foi consultada, além da Câmara Municipal, onde tem a rejeição da maioria dos edis. Até mesmo um projeto não foi apresentado para que justificasse o local, que é privado, localizado próximo de duas escolas, ao lado de uma área residencial e na beira do rio, sendo considerado área de risco.

Na justificativa, entregue para a assessora da promotora de Justiça Diana Soraia Tabalipa que se encontrava ausente do Município, os moradores e vereadores, esclarecem que não são contra a implantação do Centro, mas, da forma que foi decidido e o local que não irá corresponder ao que pretendem, podendo se tornar pequeno sem espaço suficiente para realização de atividades socioculturais para os menores, já que vai receber menores de quatro cidades.

Foi perguntado a assessora da Promotora, Karine Franchesca, se havia algum documento que verberasse a palavra dos representantes do ISE, onde disse que o MP e Judiciário local, ‘autoriza’ a implantação do Centro no centro de Brasiléia. Fato esse desconhecido até então e seria investigado.

“Tudo o que está sendo feito, está nebuloso. Não vamos nos calar frente a essa decisão que está fora do plano diretor do Município. Existe uma escola desativada fora dos limites da cidade na BR 317 que poderia ser cedida pela Prefeitura e ser adequada para essa atividade e com espaço suficiente”. Disse os representantes no MP de Brasiléia.

Foi informado que, caso seja necessário, os moradores irão atrás de mais assinaturas e realizarão ações para chamar atenção de todos. O caso será passado à Promotora e uma resposta poderá ser dada até a próxima terça-feira, dia 18.

Nos próximos dias, uma comissão será montada para que uma reunião fosse acertada com a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, seja informada oficialmente da ação contrária a decisão do ISE.

Matéria relacionada:

Representantes do ISE classificam moradores de preconceituosos durante reunião em Brasiléia

Construção de Centro Socieducativo para menores em Brasiléia divide opiniões de moradores

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovens são vítimas de tentativa de homicídio na zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

As autoridades policiais da fronteira do Acre, Polícia civil e Militar, estão envolvidas na tentativa de localizar os envolvidos em uma dupla tentativa de homicídio ocorrido na noite desta quinta-feira, dia 25, se estendendo até a manhã desta sexta, dia 26.

Dois jovens com idades de 16 e 17 anos, estavam trafegando em uma moto nas proximidades do Tucunduba, já dentro dos limites territoriais do município de Epitaciolândia, que tem acesso pelo km 31 da BR 317.

As primeiras informações passadas as autoridades, que estão sendo investigadas para ver se condiz com a verdade, seria que os menores foram surpreendidos por um defeito na motocicleta e para a surpresa dos dois, um grupo de aproximadamente seis indivíduos, aparecem armados e teriam iniciado os disparos.

O menor de 16 anos teria caído no local após ser alvejado várias vezes e o segundo, de 17, conseguiu fugir do cerco mesmo baleado por diversas vezes pelo corpo e se escondeu por dentro do mato.

Somente pela manhã, com o dia claro, este conseguiu pedir socorro. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, foi acionada e resgatou o jovem até o hospital regional em Brasiléia.

O primeiro, de 16 anos, foi resgatado ainda na noite desta quinta, por uma equipe da Poícia Militar, foi transferido para Rio Branco, onde passará por cirurgia. O de 17 anos está sendo avaliado pela equipe médica, para saber se vai ser necessário sua transferência para a capital do Acre.

O caso está sendo acompanhado pela equipe do delegado titular do Município, Eustáquio Nomerg e sua equipe de investigadores.

Comentários

Continue lendo

Extra

Independência vence campeonato acreano e garante vaga na série D do Brasileirão

Publicado

em

LEÔNIDAS BADARO

Quase três décadas depois, o Tricolor de Aço é campeão acreano de futebol. Nesta quinta-feira, 25, o Independência entrou em campo no Florestão precisando de uma vitória simples para “levantar” o troféu, o que não acontecia desde o ano de 1998.

O Tricolor de Aço não tomou conhecimento do São Francisco, venceu por 4 a 1 e fez a festa do tradicional torcedor.

Os gols do título foram marcados por Ruan, Reginaldo, Leozinho e Matheus. Keslley fez o gol de honra do São Chico.

Humaitá vence Rio Branco e garante o vice

No primeiro jogo da última rodada, o Humaitá venceu o Rio Branco por 3 a 0, ficou com o vice-campeonato e garantiu vaga nas competições nacionais do próximo ano.

Com a derrota, o Estrelão, que era o atual campeão, fica sem calendário nacional em 2025.

FOTOS: JOHN LENNON

Comentários

Continue lendo

Extra

Vereadora Arlete Amaral Assume Secretaria de Assistência Social em Brasiléia

Publicado

em

Nesta quarta-feira 24 de abril, a prefeita Fernanda Hassem empossou vereadora licenciada Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social.

A transição de Arlete para a Secretaria de Assistência Social foi marcada por um ato simbólico realizado no centro de conveniência do idoso, aos servidores da pasta e à equipe municipal.

Arlete Amaral, uma empresária respeitada na comunidade e mãe de dois filhos, já havia ocupado cargos de destaque na política local, como presidente da Câmara por dois anos e vice-presidente por outros dois.

Em suas primeiras palavras como secretária, Arlete expressou gratidão pela confiança depositada pela prefeita e reafirmou seu compromisso em trabalhar pelo bem-estar e a inclusão social dos cidadãos de Brasiléia.

“Estou profundamente honrada pela confiança da prefeita Fernanda Hassem. Assumo este desafio com humildade e determinação, comprometida em servir a população de Brasiléia e dizer para a prefeita que a senhora não vai se decepcionar comigo, vamos trabalhar dia e noite pelo nosso povo e eu sou muito humana, se tem uma coisa que eu sei, é respeitar as pessoas”, enfatizou Arlete.

Para a prefeita Fernanda Hassem, a nomeação de Arlete Amaral como Secretária de Assistência Social representa uma nova fase para o município de Brasiléia, com a expectativa de uma gestão comprometida e voltada para o atendimento das necessidades da população mais vulnerável. “É com grande satisfação que recebo Arlete Amaral como nossa Secretária de Assistência Social. Sua experiência e dedicação às causas públicas são reconhecidas por todos. Estamos confiantes de que juntas, podemos fazer grandes avanços em prol da população de Brasiléia”, disse a prefeita.

Para preencher a vaga deixada por Arlete na Câmara Municipal, o suplente João Rocha (PP) assumirá o cargo, dando continuidade ao trabalho legislativo.

Comentários

Continue lendo