Morador colhe assinaturas para cobrar providencias do governo sobre imigrantes

Dimas tem visitado escolas e faculdade na cidade de Brasiléia e ainda falta Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

Ex congressista da UNE e acadêmico de administração, Dimas Gurgel, que é morador de Brasiléia, cidade localizada na fronteira do Acre (Brasil), resolveu fazer por conta própria, uma atitude para cobrar das autoridades do Estado, providencias em relação aos cerca de 2500 imigrantes que estão se amontoando num abrigo com capacidade para cerca de 400.

Dimas vem visitando escolas e faculdades, além de conversar com os munícipes e coletar assinatura para um baixo assinado a ser registrado em cartório e depois ser entregue no Ministério Público. Desde 2010, mais de 17 mil imigrantes passaram por Brasiléia.

Com a cheia do Rio Madeira, o transporte dos imigrantes via terrestre se tornou impossível, causando assim, um acumulo impressionante na pequena cidade, causando o aumento em 10%  de sua população em menos de três meses.

Equipe da rede Globo acompanhou Dimas nas escolas – Foto: Alexandre Lima

Sem ter como controlar, problemas entre haitianos e senegaleses se tornou uma constante como; brigas, furtos, desacato às autoridades, assédios e ameaças de várias formas. Dimas vem sempre destacando que, a coleta de assinatura não tem nada a ver com descriminação, até mesmo pelo fato de seus pais serem negros com origem africana.

Em suas visitas nas escolas e pela cidade em menos de 24 horas, Dimas já coletou mais de 1000 assinaturas somente em Brasiléia, isso sem falar que não foi para cidade vizinha de Epitaciolândia. A estimativa é que alcance cerca de sete mil até o final da semana.

Sua peregrinação pela cidade, deu de encontro com uma equipe do programa ‘Profissão Repórter’ da Rede Globo, que coincidentemente está no Acre para fazer um programa específico sobre os imigrantes, onde vão mostrar suas condições desde sua chegada no Brasil, através do Acre. O programa estará no ar na próxima semana.

“São quatro anos neste problema e estamos vendo que tão cedo não vai parar. Não somos preconceituosos como vem falando, mas, temos nossos problemas sociais que não são poucos. Precisamos de uma solução rápida e não queremos mais este problema em nossas mãos”, disse.

Para finalizar, Dimas diz que “o Governo fala muito sobre os Direitos Humanos, mas esquece que humanos também tem seus direitos”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima