Acre
Moisés pede universidade aberta para municípios de difícil acesso
O deputado Moisés Diniz (PCdoB) esteve reunido na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituição vinculada ao Ministério da Educação, participando de audiência com o Coordenador de Apoio a Polos, Alexandre Póvoa e Carlos Estevam, da Coordenação de Programas, Cursos e Formação em Ensino a Distância.
O parlamentar pediu que a CAPES ofereça cursos universitários para alunos que terminaram o ensino médio nos municípios de Jordão, Marechal Taumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa.
A proposta apresentada por Moisés Diniz é a abertura de cursos a distância oferecidos pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), dirigido pela CAPES. Essa experiência muito bem-sucedida, já atende oito municípios do Acre, oferecendo diversos cursos de graduação por universidades como a UnB, Ufac, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal Fluminense, entre outras.
“A Universidade Aberta funciona em municípios que têm acesso por estrada para a capital, aonde estão concentradas todas as universidades, e está ausente nos municípios de difícil acesso. Quem vai entender?”, questiona o parlamentar.
Na reunião também foi discutida a possibilidade da oferta de cursos de especialização para professores da rede pública municipal e estadual nesses municípios.
O deputado se comprometeu de apresentar, nos próximos dias, um levantamento completo da situação socioeconômica e educacional de cada um dos municípios para a equipe da CAPES, que após estudo, irá apresentar uma proposta de projeto piloto que atenda os estudantes das cidades isoladas do Acre.
“Nós temos quatro cidades sendo dotadas da mais moderna infraestrutura de água, calçamento e esgoto do Acre. Agora, vamos lutar pra oferecer ensino superior para a sua juventude, assim os municípios de difícil acesso terão um dos melhores padrões de vida e de desenvolvimento da Amazônia”, argumentou Moisés.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.