Acre
Moisés leva problemas de telefonia e internet à Anatel e propõe audiência pública
O deputado federal Moisés Diniz (PCdoB) participou de uma audiência com o presidente da Anatel, Juarez Quadros, e o conselheiro Aníbal Diniz. Moisés foi levar, como ele diz, um gigabyte de problemas que envolvem os serviços de telefonia e de internet do Acre.
O deputado acreano relatou os sérios problemas que envolvem telefone e internet no Acre: serviço ruim de atendimento ao cliente; internet móvel no interior com problemas de toda ordem; sinal fraco nos aeroportos de Cruzeiro do Sul e Rio Branco; nos municípios de fronteira (aonde têm cidades-gêmeas), a gente paga o serviço de roaming internacional sem sair do país; créditos pré-pagos com prazo de validade; número insuficiente de portas (hardware ou software) no interior e na periferia de Rio Branco; planos que a gente paga e demora uma vida pra serem instalados; desvalorização do bônus em relação ao crédito; grandes vazios de telefone e de internet nas regiões rurais e indígenas.
“Na verdade, o sistema de telefonia e de internet no Acre é muito ruim. Temos que tratar o assunto de modo global. Não foi possível discutir um problema isolado, porque vivemos um apagão permanente na maioria dos municípios”, argumenta Moisés.
O atento deputado do PCdoB diz que, no caso dos créditos pré-pagos com prazo de validade, é como se você comprasse alguns quilos de açúcar e, depois de encerrado o prazo de consumo, tivesse que comprar mais açúcar, pra poder voltar a consumir o açúcar que sobrou da primeira compra.
“Hoje, quando encerra a validade dos créditos pré-pagos adquiridos, você precisa comprar novos créditos, pra poder acessar os créditos remanescentes”, explica.
Nesse sentido, o parlamentar garantiu que entregará um relatório detalhado com os problemas e pedirá uma audiência pública, com a presença das operadoras, da Anatel, do ministério das Comunicações e de órgãos reguladores da Bolívia e do Peru.
“Decidimos que vamos inovar e propor audiência pública com a própria bancada do Acre, pois será mais ágil e envolverá os políticos mais próximos e mais interessados no problema”, explicou Moisés.
Comentários
Acre
Brigadas de Segurança Cidadã são lançadas em Cobija para reforçar ações preventivas
Iniciativa da Polícia de Pando conta com apoio de autoridades locais e entidades civis para fortalecer a segurança da população
Sob a coordenação do coronel MSc. CAD. Erlan Monasterio Banegas, comandante departamental da Polícia de Pando, foram lançadas oficialmente as Brigadas de Segurança Cidadã no município de Cobija, na Bolívia. A iniciativa contou com a participação de autoridades municipais e marca o início de uma série de ações preventivas voltadas ao fortalecimento da segurança pública.
O trabalho está sendo desenvolvido de forma integrada entre a Polícia Boliviana, associações comerciais, sindicatos de mototaxistas e representantes de pais, reforçando a parceria entre as forças de segurança e a sociedade civil.
De acordo com a corporação, o principal objetivo das brigadas é intensificar a prevenção da criminalidade, ampliar a segurança em áreas estratégicas como mercados e escolas, além de promover maior tranquilidade e bem-estar à população do departamento de Pando, estado vizinho ao Acre.
Comentários
Acre
Mercado automotivo cresce em 2025 e emplaca 2,6 milhões de veículos no Brasil
Fiat Strada lidera vendas no Acre e no país pelo quinto ano consecutivo; Fiat consolida liderança nacional entre as montadoras.
Comentários
Acre
Saiba como participar do credenciamento para fornecer mudas de café e cacau para o governo do Acre
A Secretaria de Estado da Agricultura do Acre (Seagri) anunciou a abertura de credenciamento para pessoas físicas, jurídicas e cooperativas interessadas em fornecer mudas de café e mudas seminais e clonais de cacau. O processo integra o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes), regulamentado pela Lei Estadual nº 4.516/2025 e pelo Decreto nº 11.788/2025.

O credenciamento tem como objetivo formar um cadastro de fornecedores aptos a atender futuras demandas da administração pública. Por se tratar de uma modalidade não competitiva, não há disputa entre os participantes, nem garantia de contratação ou de demanda mínima. As aquisições ocorrerão conforme necessidade da Seagri e disponibilidade orçamentária.
O edital de chamamento público para credenciamento de fornecedores de mudas de café e cacau foi assinado na última sexta-feira, 20, pelo governador Gladson Camelí ao lado da vice-governadora Mailza Assis, representantes da Cooperativa de Café do Juruá (Coopercafé) e da indústria acreana.
Quem pode participar
– Pessoas físicas;
– Pessoas jurídicas;
– Cooperativas que atuem em atividades compatíveis com o fornecimento das mudas previstas no edital.
Os interessados devem atender cumulativamente a todos os requisitos legais, incluindo:
Habilitação jurídica;
Regularidade fiscal e trabalhista;
Qualificação técnica e capacidade operacional;
Documentação específica prevista no edital e no Termo de Referência.
Quem está impedido de participar
– Interessados que não atendam às exigências do edital;
– Pessoas físicas ou jurídicas impedidas de contratar com o poder público;
– Empresas ou indivíduos condenados, nos últimos cinco anos, por exploração de trabalho infantil, trabalho análogo ao escravo ou contratação irregular de adolescentes;
– Agentes públicos da Seagri envolvidos no processo ou pessoas em situação de conflito de interesses;
– Empresas que tentem substituir outra impedida, com objetivo de burlar sanções;
– Fornecedores declarados inidôneos por organismos internacionais em contratos financiados por essas entidades;
– Profissionais ou empresas que prestem assessoria técnica ao órgão responsável pelo credenciamento.
Como participar
A manifestação de interesse deve ser enviada:
Por e-mail: [email protected]
Presencialmente: Sede da Seagri – Av. Nações Unidas, nº 2.604, 7º BEC, Rio Branco (AC).
É necessário apresentar:
– Requerimento específico;
– Toda a documentação de habilitação exigida no edital e no Termo de Referência.
Ao enviar a manifestação, o interessado declara estar ciente e de acordo com todas as condições estabelecidas, incluindo os valores unitários definidos no Termo de Referência, que já contemplam todos os custos operacionais, trabalhistas, tributários e comerciais.
Todos os detalhes podem ser acessados pelo edital de credenciamento, divulgado pela Seagri. Clique aqui

Consolidação do café
O secretário de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, destacou que a assinatura do edital de chamamento dos viveiristas representa um marco histórico para o fortalecimento da agricultura familiar e da cadeia produtiva do café no estado.
“Quero parabenizar o governo Gladson Camelí, a vice-governadora Mailza Assis e a Assembleia Legislativa, que aprovou a compra de mudas diretamente dos viveiristas, fortalecendo a economia do nosso estado. Esse modelo garante qualidade, já que o viveirista está próximo do produtor rural e conhece suas necessidades. É uma iniciativa que valoriza quem produz e assegura mudas de excelência para o campo”, afirmou.
Segundo o secretário, o Acre já possui uma cadeia do café consolidada, fruto de investimentos contínuos. “O programa QualiCafé mostrou ao Brasil e ao mundo que produzimos café de qualidade. Agora, com este edital, damos mais um passo para fortalecer essa cadeia, garantindo dignidade ao produtor rural, geração de renda e empregos para milhares de famílias”, ressaltou.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE



















Você precisa fazer login para comentar.