Brasil
Moda com Raízes na Floresta

A história da acreana que transformou sustentabilidade em estilo e conquistou o mercado da moda ecológica
Microempreendedora individual, mãe solo e neta de seringueiro, a acreana Dheymm Oliveira (@dheymodara) iniciou sua jornada na moda ecológica em 2005 e hoje se destaca com uma marca própria voltada à moda resort, com foco em produtos versáteis, sustentáveis e com identidade amazônica.
Crescida em meio ao comércio familiar — que nos anos 1980 comandava a tradicional “Dheym-Modas”, em Rio Branco — Dheymm teve seu primeiro contato técnico com a moda ao ingressar na faculdade de Design de Moda, em São Paulo. Foi lá que seu olhar para a sustentabilidade floresceu. “Inicialmente, não era um sonho. A ideia da moda ecológica nasceu em 2005, como tema de um trabalho de conclusão de curso, sugerido por uma professora. Ela mencionou o nome de Chico Mendes e, a partir dali, mergulhei em tudo que envolvia ecologia, sustentabilidade e preservação da floresta”, conta Dheymm. Por meio desse projeto acadêmico, ela iniciou o desenvolvimento de uma tecnologia de impermeabilização têxtil com látex natural — uma solução 100% artesanal e sustentável, que evoluiu ao longo dos anos e hoje se reflete em todas as suas criações. “Participamos de eventos nacionais e feiras com esse material. O processo é manual, com impacto ambiental praticamente nulo”, explica.

Após concluir o curso no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, a estilista traçou um caminho de volta ao Acre, com uma importante passagem pelo litoral de Santa Catarina. Lá, identificou um novo público entre turistas nacionais e estrangeiros, e decidiu lançar sua própria marca. As peças — como kimonos, batas, saias, bermudas e ecobags — são produzidas com tecidos certificados, fibras orgânicas e corantes naturais. “Desenvolvemos produtos atemporais, leves e confortáveis, que incentivam o consumo consciente e ainda fortalecem a economia local por meio da inclusão de costureiras em nossa cadeia produtiva”, reforça.
Apoio do Sebrae
O Sebrae se tornou um parceiro importante em sua trajetória. Em 2009, Dheymm participou de um projeto pioneiro da instituição no Acre, que tinha como objetivo a inserção do design de moda nas pequenas empresas do estado. A partir dessa interação, a empreendedora criou mais laços com a instituição. “O Sebrae apoiou desde o primeiro evento de moda sustentável da região. Hoje, desenvolvemos juntos diagnósticos para pequenas e médias empresas, com foco em gestão, inovação e reaproveitamento de resíduos. Sou grata por acreditarem nesse projeto. Estamos impulsionando um novo olhar para a moda brasileira”, ressalta ela.
Além de atuar na criação, ela também é consultora de design de moda com foco em sustentabilidade, afirmando que a moda do futuro é consciente, colaborativa e feita com raízes na terra e na cultura. “Nosso compromisso é com a floresta, com a economia circular e com as famílias que vivem da costura. Hoje, 99% dos resíduos têxteis de nossas produções são reaproveitados ou doados a artesãos locais, transformando o que seria descarte em novos produtos”, afirma.
Com uma nova coleção de bolsas ecológicas em desenvolvimento e planos para a coleção resort 2026, Dheymm comenta estar determinada em promover uma moda que respeita o meio ambiente, gera renda e valoriza o Acre. “Temos estrutura, artesãos incríveis e criatividade. O design é ferramenta de transformação e estamos prontos para fazer a diferença.”
Comentários
Brasil
Ficco/AM prende brasileiro com R$ 800 mil em espécie por suspeita de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos
Homem foi detido ao sair de agência bancária em Manaus; polícia investiga origem dos valores e possível vínculo com crimes contra a administração federal

A Ficco/AM reforçou a importância das denúncias da população e reafirma seu compromisso com o combate qualificado às organizações criminosas. Foto: cedida
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (Ficco/AM) prendeu em flagrante, um cidadão por suspeita de lavagem de dinheiro, com indícios de desvio de recursos públicos federais. O homem foi detido ao sair de uma agência bancária em Manaus transportando aproximadamente R$ 800 mil em espécie.
A ação foi resultado de denúncias e trabalho de inteligência. O preso foi conduzido à sede da Polícia Federal, onde estão sendo adotados os procedimentos legais cabíveis. As investigações seguem para apurar a origem dos valores e eventuais ligações com crimes contra a administração pública.
A Ficco/AM é composta por Polícia Federal, PRF, Secretaria de Segurança do AM, Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos de inteligência e penitenciária. A força atua na integração de informações e no combate qualificado ao crime organizado no estado.
Comentários
Brasil
Confira os 10 feriados nacionais e 9 pontos facultativos de 2026
Calendário oficial tem 10 feriados e 9 pontos facultativos; apenas um feriado cai no fim de semana, a Proclamação da República (15 de novembro, domingo)

Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026. Foto: Inteligência artificial
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou a portaria que estabelece os feriados nacionais e pontos facultativos para 2026. O calendário oficial inclui 10 feriados e 9 pontos facultativos, abrangendo datas cívicas e religiosas, além de períodos como o Carnaval e as vésperas de Natal e Ano Novo. Apenas um feriado cairá no fim de semana: a Proclamação da República, em 15 de novembro, que será num domingo.
A portaria determina que as datas devem ser observadas pelos órgãos da administração pública federal, sem comprometer serviços essenciais à população. Fica vedada a antecipação de pontos facultativos em desacordo com a norma, e apenas feriados estaduais (data magna) e municipais (centenários) poderão ser adotados localmente. A medida visa garantir uniformidade e organização no funcionamento dos serviços públicos ao longo de 2026.
Confira o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos em 2026:
- 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
- 16 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
- 17 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
- 18 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);
- 3 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
- 20 de abril (ponto facultativo);
- 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
- 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
- 4 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
- 5 de junho (ponto facultativo);
- 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal (ponto facultativo);
- 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);
- 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);
- 24 de dezembro, Véspera do Natal (ponto facultativo após as 13h);
- 25 de dezembro, Natal (feriado nacional); e
- 31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 13h).
Comentários
Brasil
Venezuelano ataca homem a facão em tentativa de homicídio na virada do ano em Porto Velho
Crime ocorreu no bairro Aponiã; vítima foi socorrida com corte profundo na perna. Autor fugiu e não foi localizado

De acordo com testemunhas, o agressor chegou de moto, desferiu um golpe que causou um corte profundo na perna da vítima e fugiu do local. Foto: captada
Uma tentativa de homicídio marcou a virada do ano em Porto Velho, Rondônia. Na madrugada desta quinta-feira (1º), um homem foi atacado a facão por um indivíduo de nacionalidade venezuelana na Rua Daniela com Antônio Maria Valença, no bairro Aponiã. Segundo testemunhas, o agressor chegou de moto, desferiu um golpe que causou um corte profundo na perna da vítima e fugiu.
Uma equipe do Samu foi acionada e socorreu o homem, que foi encaminhado ao Hospital João Paulo II. O suspeito não foi localizado pela polícia, e as motivações do ataque ainda são investigadas. O caso reforça a preocupação com a violência em áreas urbanas no início de 2026.

O caso ocorreu durante as celebrações de Réveillon e reforça alertas sobre violência urbana no início de 2026. Foto: captada



Você precisa fazer login para comentar.