Conecte-se conosco

Geral

Ministro do governo Boliviano Eduardo Del Castillo anuncia dispensa de dez policiais por envolvimento em crimes

Publicado

em

Os policiais dispensados atuavam nos departamentos de Potosí, Santa Cruz e La Paz, e o ministro associou as irregularidades a falhas na formação desses efetivos, que, segundo ele, receberam treinamento durante gestões anteriores

“São oficiais, suboficiais ou sargentos que não saíram durante a nossa gestão, não adquiriram nossa ética e moral, e foram formados em diligências anteriores, onde, infelizmente, a polícia boliviana foi esquecida”, afirmou.

O ministro do governo de Eduardo Del Castillo revelou nesta sexta-feira que, em janeiro de 2025, cerca de dez policiais foram dispensados após estarem implicados em diversos crimes. “Já estamos perto de uma dezena de baixas na gestão 2025. Ainda não começamos o mês de fevereiro e já temos cerca de uma dezena de efetivos dispensados. Não é um assunto que nos orgulhe, mas nos faz refletir sobre quantos mais polícias ruins tínhamos dentro da corporação”, afirmou Del Castillo em entrevista nesta quinta-feira.

Os policiais dispensados atuavam nos departamentos de Potosí, Santa Cruz e La Paz, e o ministro associou as irregularidades a falhas na formação desses efetivos, que, segundo ele, receberam treinamento durante gestões anteriores.

A medida reflete um esforço do governo para melhorar a qualidade da polícia, mas também levanta questões sobre o legado das administrações passadas e o impacto de uma formação policial deficiente no combate à criminalidade.

Também foi anunciado a criação de uma comissão interna dedicada a identificar e afastar os membros problemáticos da instituição. Foto: internet 

O oficial responsável pela segurança da Polícia Boliviana destacou que a presença de oficiais, suboficiais e sargentos que não seguiram os princípios éticos e morais estabelecidos pela gestão atual reflete um legado de treinamentos anteriores. Segundo ele, esses membros foram formados sob condições de uma polícia negligenciada em administrações passadas. “São oficiais, suboficiais ou sargentos que não saíram durante a nossa gestão, não adquiriram nossa ética e moral, e foram formados em diligências anteriores, onde, infelizmente, a polícia boliviana foi esquecida”, afirmou.

Ele também anunciou a criação de uma comissão interna dedicada a identificar e afastar os membros problemáticos da instituição. “Dentro da polícia boliviana foi criada uma comissão para identificar e expulsar os maus elementos da instituição. Esta comissão tem como tarefa detectar esses efetivos, iniciar os processos legais e disciplinar, para garantir que não retornem mais à polícia”, completou.

“Não é um assunto que nos orgulhe, mas nos faz refletir sobre quantos mais polícias ruins tínhamos dentro da corporação”, afirmou Del Castillo em entrevista nesta quinta-feira. Foto: internet 

Publicidade:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo