Conecte-se conosco

Geral

Ministro do governo Boliviano Eduardo Del Castillo anuncia dispensa de dez policiais por envolvimento em crimes

Publicado

em

Os policiais dispensados atuavam nos departamentos de Potosí, Santa Cruz e La Paz, e o ministro associou as irregularidades a falhas na formação desses efetivos, que, segundo ele, receberam treinamento durante gestões anteriores

“São oficiais, suboficiais ou sargentos que não saíram durante a nossa gestão, não adquiriram nossa ética e moral, e foram formados em diligências anteriores, onde, infelizmente, a polícia boliviana foi esquecida”, afirmou.

O ministro do governo de Eduardo Del Castillo revelou nesta sexta-feira que, em janeiro de 2025, cerca de dez policiais foram dispensados após estarem implicados em diversos crimes. “Já estamos perto de uma dezena de baixas na gestão 2025. Ainda não começamos o mês de fevereiro e já temos cerca de uma dezena de efetivos dispensados. Não é um assunto que nos orgulhe, mas nos faz refletir sobre quantos mais polícias ruins tínhamos dentro da corporação”, afirmou Del Castillo em entrevista nesta quinta-feira.

Os policiais dispensados atuavam nos departamentos de Potosí, Santa Cruz e La Paz, e o ministro associou as irregularidades a falhas na formação desses efetivos, que, segundo ele, receberam treinamento durante gestões anteriores.

A medida reflete um esforço do governo para melhorar a qualidade da polícia, mas também levanta questões sobre o legado das administrações passadas e o impacto de uma formação policial deficiente no combate à criminalidade.

Também foi anunciado a criação de uma comissão interna dedicada a identificar e afastar os membros problemáticos da instituição. Foto: internet 

O oficial responsável pela segurança da Polícia Boliviana destacou que a presença de oficiais, suboficiais e sargentos que não seguiram os princípios éticos e morais estabelecidos pela gestão atual reflete um legado de treinamentos anteriores. Segundo ele, esses membros foram formados sob condições de uma polícia negligenciada em administrações passadas. “São oficiais, suboficiais ou sargentos que não saíram durante a nossa gestão, não adquiriram nossa ética e moral, e foram formados em diligências anteriores, onde, infelizmente, a polícia boliviana foi esquecida”, afirmou.

Ele também anunciou a criação de uma comissão interna dedicada a identificar e afastar os membros problemáticos da instituição. “Dentro da polícia boliviana foi criada uma comissão para identificar e expulsar os maus elementos da instituição. Esta comissão tem como tarefa detectar esses efetivos, iniciar os processos legais e disciplinar, para garantir que não retornem mais à polícia”, completou.

“Não é um assunto que nos orgulhe, mas nos faz refletir sobre quantos mais polícias ruins tínhamos dentro da corporação”, afirmou Del Castillo em entrevista nesta quinta-feira. Foto: internet 

Publicidade:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acusado de estupro é espancado por facção e entrega-se à polícia com medo de ser executado

Publicado

em

Derivan, de 30 anos, relatou à PM que participou de “tribunal do crime” por videoconferência e foi condenado à morte antes de fugir. Ele apresentava escoriações no tórax e costas

A adolescente relatou que tentou correr, mas foi agarrada pelo pescoço por Derivan, que sacou uma faca, relatou que ainda tentou tomar a arma branca das mãos do agressor, momento em que sofreu um corte no braço. Foto: ilustrativa

Um homem identificado como Derivan, de 30 anos. Conhecido como “Neném”, foi preso acusado de estuprar a prima de 14 anos na zona rural de Cruzeiro do Sul, foi espancado por membros de uma facção criminosa e chamou a polícia para se entregar com medo de ser assassinado.

O caso do estupro aconteceu na última quinta-feira, dia 25, no Ramal 07, na BR-364, e a Polícia Militar não fez buscas pelo acusado devido às condições da via vicinal e pelo fato de ter apenas um quadriciclo disponível quando foi atender à ocorrência.

A equipe da PM foi acionada e devido às fortes chuvas, que tornaram o ramal intransitável para a viatura, retornou à Base Ambiental, de onde seguiu em um quadriciclo.

A vítima relatou à equipe que havia sido abusada sexualmente pelo primo, Derivan. Ela foi de motocicleta com ele até a Vila Santa Luzia, para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, ele parou a motocicleta em uma área distante, conduzindo-a para uma área de mata.

A adolescente relatou que tentou correr, mas foi agarrada pelo pescoço por Derivan, que sacou uma faca da cintura. A garota relatou que ainda tentou tomar a arma branca das mãos do agressor, momento em que sofreu um corte no braço. Segundo a menor, o autor apresentava sinais de embriaguez e, sob força física, consumou o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso ela revelasse o ocorrido a alguém.

A irmã da vítima contou à PM que, pouco antes de a irmã chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou sua mochila e evadiu-se rapidamente do local. Logo após, a adolescente chegou chorando muito, com as vestes sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Espancado por membros de uma facção criminosa

Conhecido como “Neném”, ele relatou à Polícia Militar ter sido capturado por criminosos, amarrado e mantido em área de mata, onde participou de um “tribunal do crime” por videoconferência com seis integrantes da facção. Condenado à morte, conseguiu fugir quando era levado para ser executado. Apresentava escoriações visíveis no tórax e nas costas.

A PM tentou prender um dos líderes do grupo, que evadiu-se do local. O indivíduo é investigado por homicídios, tráfico, receptação e furto de gado na região. Derivan foi preso e levado à Delegacia de Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Acre atinge 15,38 metros e segue em elevação na capital

Publicado

em

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre permaneceu em elevação ao longo desta segunda-feira, 29, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Mesmo sem registro de chuvas nas últimas 24 horas, o manancial segue acima da cota de transbordo, mantendo o estado de atenção na capital.

De acordo com os dados oficiais, às 5h21 o rio marcou 15,32 metros. Às 9h, o nível subiu para 15,36 metros. Já ao meio-dia, alcançou 15,37 metros, chegando a 15,38 metros às 15h, confirmando a tendência de elevação gradual ao longo do dia.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, patamares que já foram ultrapassados. Apesar disso, não houve registro de precipitação nas últimas 24 horas, segundo a medição pluviométrica da Defesa Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Idoso é condenado a 70 anos de prisão por estupro de quatro irmãs bolivianas de 11 e 12 anos em Epitaciolândia

Publicado

em

Sentença da Vara Única inclui pagamento de R$ 60 mil em custas processuais e regime inicial fechado; crimes ocorreram quando as vítimas tinham entre 11 e 12 anos

A pena reflete a gravidade dos crimes cometidos, considerando a vulnerabilidade das vítimas e a relação de confiança que teria sido violada. A defesa ainda pode recorrer da decisão. Foto: ilustrativa

A Vara Única de Epitaciolândia condenou um idoso a 70 anos e 10 meses de prisão, em regime inicial fechado, pelo crime de estupro de vulnerável contra quatro irmãs bolivianas. As vítimas tinham entre 11 e 12 anos à época dos abusos. A sentença, divulgada nesta segunda-feira (29), também determinou o pagamento de R$ 60 mil em custas processuais.

Conforme os autos, o acusado praticou os crimes repetidas vezes entre 2021 e dezembro de 2023. Ele explorava a vulnerabilidade econômica e social das vítimas, mediante pagamento à mãe das crianças e entrega de presente às meninas. Depois, as levava para seu apartamento, onde abusava sexualmente delas.

Em seus depoimentos, as vítimas relataram que o homem rotineiramente tocava seus corpos, exibia vídeos pornográficos e as violentava sexualmente, condutas comprovadas pelos laudos médicos e as provas colhidas durante a investigação.

No dia do flagrante, a equipe policial encontrou o homem com uma das vítimas em seu apartamento. No local, havia dinheiro, DVDs infantis e grande quantidade de doces. Também foram apreendidos preservativos e lubrificantes, demonstrando de forma inequívoca a preparação para a prática dos abusos.

O Juízo da Comarca de Epitaciolândia julgou comprovados os abusos sexuais contra as meninas, bem como a premeditação dos crimes. “O acusado é imputável, tinha plena consciência da ilicitude de sua conduta e podia agir de modo diverso. Optou, contudo, por satisfazer sua lascívia às custas da dignidade sexual de quatro crianças vulneráveis, valendo-se de sua condição econômica para perpetuar os abusos por longos períodos”, destacou a magistrada na sentença.

O caso, que chocou a região de fronteira, envolveu violência sexual sistemática contra as quatro meninas. A pena reflete a gravidade dos crimes cometidos, considerando a vulnerabilidade das vítimas e a relação de confiança que teria sido violada. Processo tramita em segredo de Justiça.

O acusado praticou os crimes repetidas vezes entre 2021 e dezembro de 2023. Ele explorava a vulnerabilidade econômica e social das vítimas, mediante pagamento à mãe das crianças e entrega de presente às meninas. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo