fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Ministério da Saúde visita URAPs em Rio Branco, como parte das ações de combate às arboviroses no estado

Publicado

em

Neste sábado, 18, a equipe do COE visitou algumas Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) de Rio Branco, acompanhada de representantes das secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e Municipal (Semsa).

COE do Ministério da Saúde e representantes da secretaria Estadual e Municipal visitam as uraps de Rio Branco. Foto: Luan Martins/Sesacre

O Centro de Operações de Emergência (COE) para Dengue e outras Arboviroses, vinculado ao Ministério da Saúde(MS) está no Acre promovendo uma série de ações técnicas para fortalecer a vigilância epidemiológica no estado. A iniciativa integra o Plano Nacional de Contingência para Prevenção e Controle das Arboviroses, com foco em doenças como dengue, Zika e chikungunya.

Neste sábado, 18, a equipe do COE visitou algumas Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) de Rio Branco, acompanhada de representantes das secretarias de Estado de Saúde (Sesacre) e Municipal (Semsa). O objetivo foi avaliar a estrutura preparada pela capital para lidar com o aumento de casos de dengue que afeta o estado, além de viabilizar a liberação de recursos financeiros para as ações de combate à doença.

De acordo com Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Assistência da Sesacre, a presença do Ministério da Saúde reforça o compromisso das três esferas de governo. “A visita é fundamental para reconhecer a realidade local, que difere de outros estados, e propor ações que nos auxiliem no enfrentamento das arboviroses. Além disso, saímos com o compromisso de capacitação técnica para o manejo clínico da dengue nas unidades de saúde”, afirmou.

Objetivo das visitas foi avaliar a estrutura preparada pela capital para lidar com o aumento de casos de dengue. Foto: Luan Martins/Sesacre

Weslley Vitor da Silva, coordenador-geral de Resposta às Emergências em Saúde Pública do MS, destacou a importância da ação federal. “Estamos aqui para entender a situação epidemiológica do Acre e dos municípios visitados. A antecipação do aumento de casos de dengue, que normalmente ocorre entre fevereiro e março, é preocupante. Precisamos agir rapidamente para garantir atendimento eficaz à população, além de liberar recursos e treinar profissionais para enfrentar a crise”, ressaltou.

Ações no Vale do Juruá e Rio Branco

Nos últimos dias, o COE realizou visitas em Cruzeiro do Sul e municípios do Vale do Juruá, como Feijó e Tarauacá. Nessas localidades, foram promovidas reuniões técnicas, orientações para mobilização social e ações de eliminação de criadouros do mosquito transmissor. Marcos Malveira, coordenador do COE estadual, destacou que a solicitação da visita federal foi feita após a decretação do estado de emergência.

Presença do Ministério da Saúde reforça o compromisso das três esferas de governo no combate às arboviroses. Foto: Luan Martins/Sesacre

“Já temos mais de 1.500 casos confirmados de dengue apenas nas duas primeiras semanas do ano. Precisamos orientar os municípios na elaboração de seus planos de contingência e, se necessário, na decretação de emergência, para buscar mais orçamento junto ao Ministério da Saúde”, explicou Malveira.

Em Rio Branco, o diretor de assistência do município, Everton Maia, destacou que as unidades básicas de saúde estão preparadas para atender a população e convocou os moradores a procurarem atendimento em caso de sintomas, além de se vacinarem contra Covid-19 e influenza.

Weslley Vitor da Silva, coordenador-geral de Resposta às Emergências em Saúde Pública do MS. Foto: Luan Martins/ Sesacre

Antecipação da resposta à crise

As ações no Acre fazem parte dos esforços do Ministério da Saúde para conter o avanço das arboviroses no país. Em 9 de janeiro, a ministra Nísia Trindade anunciou, em Brasília, a instalação do COE para Dengue e outras Arboviroses. O plano de contingência lançado na ocasião visa fortalecer a rede assistencial e implementar medidas de prevenção e controle, como a educação em saúde e a mobilização social para eliminação de criadouros.

Com um orçamento de R$ 1,5 bilhão destinado ao enfrentamento das arboviroses, o governo federal está intensificando o monitoramento e o suporte técnico aos estados. As ações, que tradicionalmente se concentram entre fevereiro e junho, estão sendo antecipadas para minimizar os impactos à saúde pública.

A expectativa é de que, com a cooperação entre União, estados e municípios, seja possível reduzir os casos de dengue e outras arboviroses, além de garantir um atendimento rápido e eficaz à população afetada.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é esfaqueado após ser confundido com ladrão no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima de 50 anos foi socorrida pelo SAMU e segue em estado estável no Pronto-Socorro; agressores fugiram do local

Um homem de 50 anos, ainda não identificado, foi ferido com um golpe de faca na manhã desta quinta-feira (2), na Travessa Açaí, bairro Belo Jardim, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relato da vítima, ele caminhava pela rua quando foi abordado por homens que o confundiram com um ladrão. Durante a ação, acabou sendo atingido com uma facada nas costas. Após o ataque, os suspeitos fugiram.

Populares encontraram o homem ferido e acionaram o SAMU, que inicialmente enviou uma ambulância de suporte básico. Como a vítima apresentava sinais de confusão mental e embriaguez, foi necessário o reforço de uma unidade de suporte avançado. Após estabilização, o homem foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve no local, colheu informações e realizou buscas na região, mas até o momento os agressores não foram localizados. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia prende chefe de facção conhecido como ‘Coca-Cola’ e esposa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Casal foi flagrado com drogas, arma de fogo, dinheiro e celulares durante operação conjunta da PM e PC

Um homem identificado pelo apelido de “Coca-Cola”, apontado como chefe de uma facção criminosa que atua em todo o Vale do Juruá, foi preso nesta quarta-feira (1º), junto com a esposa, no bairro Cohab, em Cruzeiro do Sul.

A prisão ocorreu durante uma operação conjunta da Polícia Militar e Polícia Civil, após levantamentos realizados pelo setor de inteligência das corporações. O casal foi autuado por tráfico de drogas e posse de arma de fogo.

No momento da abordagem, o homem — considerado de alta periculosidade — tentou fugir e resistiu à prisão, sendo necessário levá-lo a uma unidade de saúde após ser contido.

Dentro da residência, os policiais apreenderam uma arma de fogo, porções de maconha e cocaína, além de uma balança de precisão, celulares e dinheiro. O casal foi preso em flagrante, e contra o suspeito já havia um mandado de prisão em aberto.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre participa de curso avançado sobre fraudes bancárias eletrônicas em Brasília

Publicado

em

O rapper Hungria, de 34 anos de idade, está internado em um hospital em Brasília com suspeita de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica adulterada.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital DF Star, ele deu entrada na unidade nesta quinta-feira (2), com quadro de cefaleia, náuseas, vômitos, turvação visual e acidose metabólica.

Ainda não há informação se o consumo da bebida teria ocorrido no Distrito Federal, que oficialmente ainda não conta com nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol. O boletim médico diz ainda que o tratamento foi iniciado e que a investigação sobre o caso segue.

Gustavo Hungria das Neves é da periferia de Brasília, da Ceilândia, e ganhou projeção nacional com suas músicas. Nas redes sociais, a equipe do músico disse que ele está sendo acompanhado pelos médicos e “fora de risco iminente”. Informou ainda que a agenda de shows para o fim de semana está cancelada e agradeceu o apoio dos fãs.

Comentários

Continue lendo