fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Militares do Giro apreendem 35 quilos de entorpecentes no bairro da Paz

Publicado

em

Policiais militares do Grupo de intervenção rápida e ostensiva (Giro), da Polícia Militar apreenderam pouco mais de 35 quilos de entorpecentes na quarta-feira, 27, no bairro da Paz, a ação aconteceu após uma denúncia anônima.

Os militares receberam informações que indivíduos estavam embalando entorpecentes em uma residência no bairro da Paz, equipe do Giro se deslocou ao endereço e no local avistou dois suspeitos, um deles com uma mochila, que ao visualizar os policiais tentou se desfazer do material.

Os militares flagraram a ação e em conversa o envolvido assumiu ser o dono da bolsa, ao realizarem uma busca encontraram entorpecentes no interior dela. A dupla confessou existir mais entorpecentes no local e os militares fizeram uma varredura encontrando mais entorpecentes, aparentemente maconha, embalada em “tijolos”, além de balança de precisão e objetos usados para embalar as drogas, ainda eletrônicos sem procedência comprovada , como aparelho televisor, vídeo game e também celulares.

Os envolvidos foram conduzidos à delegacia de flagrantes (Defla), juntamente com todo material apreendido para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Comentários

Continue lendo

Geral

Escola de Arte e Cultura Beija-Flor promove cursos gratuitos de música e dança para todos os públicos

Publicado

em

Por Dry Alves, assessoria de comunicação 
A Escola de Arte e Cultura Beija-Flor, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), está com inscrições abertas para três cursos, são eles: Canto e Violão, Quadrilha Junina e Forró e Dança de Salão. Com aulas práticas e espaços culturais da capital acreana, a escola oferece uma oportunidade única para jovens e adultos que amam arte e cultura.
Curso de Canto e Violão
Para quem deseja explorar o mundo da música, o curso de Canto e Violão, com o professor Saulo Olímpio, é uma excelente porta de entrada. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, das 8h às 10h, e são voltadas tanto para iniciantes quanto para aqueles que querem aperfeiçoar suas habilidades no violão.
Curso de Quadrilha Junina
Já os apaixonados por festas juninas podem reviver essa tradição no Curso de Quadrilha Junina. Com aulas no Seringal Capitão Ciríaco, com o professor Frank Costa, todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, o curso é um convite para resgatar os passos típicos e a animação das danças tradicionais juninas.
Curso de Forró e Dança de Salão
Para quem gosta de dançar e quer aprimorar os passos no ritmo do forró e da dança de salão, o Centro Cultural Neném Sombra será o palco para essas aulas, também às terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 10h, com o professor Bismarck Moura. Este curso promete proporcionar momentos de alegria e descontração, com o instrutor que guiará os alunos pelos ritmos contagiantes dessas danças.
Para Romário Feitosa, diretor da Escola de Arte e Cultura Beija-Flor e presidente da Cia Cata-ventos de Cultura, esses cursos são uma forma de democratizar o acesso à arte e à cultura para a população de Rio Branco. “Valorizando as tradições culturais e promovendo o desenvolvimento de habilidades artísticas. Nosso objetivo é criar oportunidades para que jovens e adultos possam expressar-se através da música e da dança, fortalecendo a identidade cultural da nossa região e incentivando o engajamento comunitário nos espaços culturais da cidade”.
As inscrições para os cursos já estão abertas, e as vagas são limitadas. Para garantir a sua, acesse o site da Cia Cata-Ventos: https://www.ciacataventos.org/.

Comentários

Continue lendo

Geral

Seis detentos fogem do Complexo Penitenciário de Rio Branco

Publicado

em

Os detentos conseguiram fugir após quebrar uma parede. A instituição afirma ainda que está em busca dos fugitivos, mas não menciona se haverá abertura de investigação para apurar a fuga

A instituição afirma ainda que está em busca dos fugitivos, mas não menciona se haverá abertura de investigação para apurar a fuga.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) divulgou os nomes e as fotos do seis detentos que fugiram na madrugada desta segunda-feira, 4, do pavilhão B da Unidade de Regime Provisório do Complexo Penitenciário de Rio Branco.

Conforme o IAPEN, os detentos conseguiram fugir após quebrar uma parede. A instituição afirma ainda que está em busca dos fugitivos, mas não menciona se haverá abertura de investigação para apurar a fuga.

O Complexo Penitenciário de Rio Branco é o maior do estado e tem cerca de 3.208 presos homens, segundo o Iapen-AC. O sistema carcerário estadual conta com os presídios Feminino, Unidade de Regime Fechado (URF), de onde os presos fugiram, além da Unidade de Recolhimento Provisório (URP) e presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves.

Leia abaixo a nota:

O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa a fuga de seis presos na madrugada desta segunda-feira, 4.

Os fugitivos estavam no pavilhão B da Unidade de Regime Provisório do Complexo Penitenciário de Rio Branco e quebraram a estrutura da parede para empreender fuga.

Estão foragidos:

– Altevir de Araujo da Silva;

– Talisson de Souza Gama;

– Francisco Barbosa de Souza;

– Leandro Nunes de Moura;

– Ítalo de Andrade Lima e

– Ramisses da Silva Feitosa.

No momento, a Polícia Penal está em busca dos fugitivos.

Marcos Frank Costa
Presidente do Instituto de Administração Penitenciária

Comentários

Continue lendo

Geral

Segurança diz que Acre reduziu 19% nas mortes violentas intencionais

Publicado

em

Os homicídios caíram de 83 para 61, correspondendo a uma redução de 26,51%. Os feminicídios na capital diminuíram de 4 para 3, enquanto os latrocínios não foram registrados em 2024, representando uma redução de 100%.

Secretaria de Segurança do Acre registra redução de 19% nas mortes violentas intencionais. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) garante que o Acre apreentou uma significativa redução nas mortes violentas intencionais, no período de 1º de janeiro a 30 de outubro, com uma diminuição de 19,21% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em 2023 foram registrados 177 casos, enquanto nos dez primeiros meses deste ano, esse número caiu para 143. Na capital, Rio Branco, a redução foi ainda mais acentuada, chegando a quase 28%, com 67 mortes violentas intencionais até outubro, em relação às 93 do ano anterior.

O secretário de Segurança do Acre, coronel José Américo Gaia, destacou a importância das ações implementadas ao longo desse período. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O secretário de Segurança do Acre, coronel José Américo Gaia, destacou a importância das ações implementadas ao longo desse período. “Estamos comprometidos em garantir a segurança da população acreana. A redução nos índices de violência é resultado do trabalho conjunto entre as forças de segurança e a comunidade. Seguiremos firmes em nossa missão de combater a criminalidade”, afirmou o secretário.

O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, também comentou os números positivos. “A diminuição dos homicídios, feminicídios e latrocínios demonstra que nossas estratégias estão surtindo efeito. Em 2024, registramos 154 homicídios, uma queda de 18,18% em relação a 2023, além de uma redução significativa nos feminicídios, que passaram de 9 para 7, representando uma queda de 22,22%”, destacou o coronel.

Os dados mostram que os latrocínios também tiveram uma queda expressiva, com apenas um caso registrado até o mês de outubro no Acre, uma redução de 66,67%. Em Rio Branco, os números são ainda mais impressionantes. Os homicídios caíram de 83 para 61, correspondendo a uma redução de 26,51%. Os feminicídios na capital diminuíram de 4 para 3, enquanto os latrocínios não foram registrados em 2024, representando uma redução de 100%.

Os dados mostram que os latrocínios também tiveram uma queda expressiva, com apenas um caso registrado em 2024, uma redução de 66,67%. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Asscom Sejusp

O secretário de Segurança ressaltou, ainda, que a proximidade com a comunidade e a intensificação das ações de policiamento têm sido fundamentais para essa queda nos índices de violência, reforçando que esses dados refletem um esforço contínuo em prol da segurança pública e da redução da violência no estado, proporcionando um ambiente mais seguro para a população. “Continuaremos a trabalhar arduamente, buscando parcerias e implementando novas medidas para garantir a segurança de todos os cidadãos do Acre”, concluiu.

O diretor operacional da Sejusp, coronel Atahualpa Ribera, disse que a diminuição dos homicídios, feminicídios e latrocínios demonstra que as estratégias estão surtindo efeito. Foto: Dhárcules Pinheiro/ Asscom Sejusp

Comentários

Continue lendo