Conecte-se conosco

Flash

Mês de valorização à vida: Vereadores participam da abertura da programação do Setembro Amarelo em Brasileia

Publicado

em

ASCOM/Fernando Oliveira.

O Presidente da Câmara Municipal, Rogério Pontes(MDB), acompanhado do Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz (PT), Vereador e 2°Secretário da Mesa Diretora, Rozevete Honorato(PSB), e o Vereador, Antônio Francisco(PT). Participaram da abertura da programação do Setembro Amarelo, na quarta-feira,04, na Praça central da cidade Hugo Poli.

Participaram ainda, Prefeita Fernanda Hassem, Servidores Municipais, estudantes das rede municipal e estadual, CRAS e CREAS.

Ação é desenvolvida pela Prefeitura de Brasileia em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que tem como Coordenadora administrativa, Marinete Mesquita, que conta ainda com o apoio do Projeto de Jovens Estudantes, PAS (Projeto de Alta Ajuda Social), Coletivo Bocudas e do Ministério Público do Acre.

O município aderiu à campanha Setembro Amarelo, mês de valorização à vida, onde vem se olhando mais afinco, a questão do problema que está sendo considerado o mal do século, que é a depressão, onde o alvo principal está sendo os jovens que as vezes, chegam ao extremo praticando mutilação e ao suicídio.

Durante o evento, aconteceu palestras de pessoas que passaram por depressão profunda ao ponto de querer tirar sua vida, ou realizar mutilizações pelo corpo. A Secretaria de Saúde do Município de Brasiléia, através do Caps, vem realizando uma grande campanha de prevenção e quem precisar, poderá procurar o órgão, onde tem profissionais na área que poderá ajudar.

Veja o que disseram

Vereador Presidente, Rogério Pontes (MDB)

Vereador Presidente, Rogério Pontes(MDB)

“A Câmara de vereador está junto com a prefeitura para fortalecer as ações de preservação a vida das famílias da nossa juventude que tanto tem sofrido com o mal da depressão, me coloco a disposição para ajudar nossa população que precisa do nosso apoio. Parabenizamos a prefeita Fernanda Hassem por essa ação que com certeza traz grandes benefícios para a população de Brasiléia”, destacou.

Perfeita Fernanda Hassem

Perfeita Fernanda Hassem

“Eu quero agradecer toda nossa equipe do CAPS em nome da Marinete, a Secretária de Saúde, na pessoa do secretário Borges e todos os parceiros e sobretudo as escolas, o poder público precisa dialogar com a sociedade, em 2019 tivemos estatísticas muito cruéis, onde jovens perderam suas vidas, temos casos crescentes de fuzilamento e depressão, e precisamos tratar isso como uma doença. Quero cumprimentar as meninas do projeto bocudas que também tenta falar com todas as classes e ter essa diversidade, o poder público precisa dialogar, está próximo das pessoas e fazer esse despertar nas famílias e na sociedade”, Enfatizou.

Coordenadora do CAPS, Marinete Mesquita

“Brasiléia mais uma vez trabalhando com efetividade a campanha de valorização a vida, e com respaldo que nós reunimos aqui para falarmos sobre suicídio, prevenção e conscientização, estamos lado a lado com a população buscando uma política de inclusão, hoje trazemos para o meio social essa campanha para ser um grito para que as pessoas abracem essa causa que é tão importante para nossa população”, Disse.

Jovem Idealizador do Projeto PAS, Edivan Caetano

“Sabendo que a comunidade jovem tem dificuldades para se abrir com seus pais ou adultos, o PAS, vem pra dar apoio, para incentivar, fazendo uma espécie de ponte entre jovens e o psicólogo, o CAPS, todos os ramos que atuam nas questões psicológicas como nas motivacional”, Destacou.

Vereador e Líder da Prefeita na Câmara, Edu Queiroz(PT)

“Primeiro lugar quero parabenizar a prefeita Fernanda e a atitude da Câmara de estar participando da atividade do Setembro amarelo que é de combate ao suicídio, sabemos que esse problema precisa ser combatido, e a prefeita Fernanda juntamente com a Câmara atividade de extrema importância para a população de Brasiléia”, Disse.

Projeto PAS, Laura Lopes

“O coletivo Paz é um projeto que o idealizador é um aluno do ensino integral da KJK juntamente com a nossa equipe. Resolvemos criar esse projeto por acreditar que o jovem precisa dialogar com o jovem, principalmente sobre a questão da pressão que já tirou a vida de vários jovens, inclusive um do KJK, o projeto envolve a comunidade e principalmente a juventude do Kairala que vem passando por algumas situações e foi por isso que criamos esse coletivo.  Conta com parcerias como a prefeitura de Brasiléia e CAPS, o nosso objetivo é conscientizar a juventude sobre a depressão”, Destacou.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Após enxurrada produtor tem prejuízos com morte de 15 mil aves em Brasiléia

Publicado

em

A última chuva torrencial registrada no dia 27 de janeiro, ainda continua trazendo prejuízos aos moradores de Brasiléia, além de provocar cenário de destruição em diversos bairros do município e também na zona rural.

Entre os pontos mais afetados está o ramal do KM 13, onde a força da enxurrada destruiu pontes e bueiros, interrompendo totalmente o acesso e causando grandes prejuízos à produção avícola local.

De acordo com o produtor Lucas Brito, mais de 15 mil aves foram perdidas apenas em sua propriedade. Além disso, cerca de 20 aviários da região seguem comprometidos devido à falta de acesso. “Foi tudo muito rápido. Perdemos mais de 15 mil aves porque não conseguimos chegar aos aviários para fazer o manejo. É um prejuízo enorme para nós, produtores, que dependemos totalmente dessas estruturas”, relatou Lucas Brito.

Diante da situação, a Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Obras, tem atuado em parceria com o Governo do Estado para garantir acessos provisórios às áreas atingidas, permitindo a chegada de equipes e o mínimo de escoamento da produção.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Sandro, do Corpo de Bombeiros do Acre, destacou a gravidade dos danos causados pela enxurrada. “O levantamento preliminar aponta a destruição de aproximadamente 20 linhas de bueiros e 10 pontes, tanto na zona urbana quanto na rural. Em muitos locais, as cabeceiras cederam ou as estruturas permanecem submersas, o que dificulta o tráfego e o atendimento às comunidades isoladas”, explicou.

No dia 29 de janeiro, o prefeito Carlinhos do Pelado anunciou o cancelamento do Carnaval 2026, promovido pelo poder público, e a decretação de situação de emergência no município. Segundo o gestor, a medida é necessária para agilizar ações emergenciais e garantir assistência às famílias atingidas. “Estamos priorizando vidas e o atendimento às comunidades. A decretação de emergência nos permite buscar recursos com mais rapidez para recuperar pontes, ramais e garantir acesso às famílias e aos produtores que tiveram grandes perdas”, afirmou o prefeito.

A situação afeta diretamente mais de 500 famílias, entre moradores de ramais, ribeirinhos e comunidades localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, especialmente nos quilômetros 59, 60 e 13, além dos aviários que seguem sem acesso adequado.

A estimativa inicial da Prefeitura de Brasiléia é de que os prejuízos ultrapassem R$ 1,5 milhão, comprometendo o escoamento da produção agrícola e extrativista, como castanha e borracha, além da mobilidade dos moradores. As equipes seguem trabalhando no levantamento dos danos e na recuperação emergencial das áreas afetadas.

Comentários

Continue lendo

Flash

Homem morre após ferimento no pescoço em estabelecimento comercial de Cobija

Publicado

em

Caso ocorreu no centro da capital de Pando; polícia investiga as circunstâncias e busca localizar familiares

Um homem identificado como Edy Gutiérrez Mamani, de aproximadamente 50 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, após sofrer um grave ferimento no pescoço dentro de um estabelecimento comercial localizado na Avenida Tenente Coronel Cornejo, no centro de Cobija, capital do Departamento de Pando, na Bolívia.

O incidente foi registrado por volta das 16h52 (horário local), quando funcionários do Centro de Pesquisa Educacional e Psicológica (CEIP) e policiais foram acionados e, ao chegarem ao local, constataram o óbito. Segundo relato de uma testemunha ocular, o homem teria se ferido de forma repentina.

De acordo com informações preliminares, Edy teria entrado na loja Tramontina, situada na avenida, onde supostamente pegou uma faca e atentou contra a própria vida. As circunstâncias exatas do ocorrido ainda estão sendo apuradas pelas autoridades bolivianas.

A polícia informou que a vítima não portava telefone celular, apenas uma fotocópia de documento de identidade, o que possibilitou sua identificação. Diligências estão em andamento para localizar e comunicar os familiares.

O corpo foi encaminhado ao necrotério do Hospital Roberto Galindo Terã, onde serão realizados os procedimentos forenses necessários. O caso segue sob investigação.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeito de Manaus e forte pretenso pré-candidato a governador do AM, Davi Almeida convida Bocalom para disputar o Governo do Acre pelo Avante

Publicado

em

O prefeito de Manaus, Davi Almeida, confirmou sua pretensão de pré-candidatura ao Governo do Amazonas pelo Avante e, durante encontro político realizado nesta quinta-feira (5), convidou o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre, Tião Bocalom, para disputar o Governo do Acre pela legenda.

O convite ocorreu em Manaus, onde Bocalom cumpriu agendas oficiais, e fez parte de uma articulação mais ampla para fortalecer o Avante na Região Norte. Reconhecido como uma das principais lideranças do partido no país, Davi Almeida vem ampliando sua influência regional a partir da gestão da capital amazonense e do protagonismo político que exerce no Norte.

O convite a Bocalom leva em consideração sua atuação à frente da Prefeitura de Rio Branco e sua liderança no cenário municipal e estadual, especialmente no comando da Associação dos Municípios do Acre. A articulação sinaliza o movimento do Avante para reunir gestores com perfil executivo e forte presença política nas disputas majoritárias que se aproximam.

Tião Bocalom está atualmente filiado ao Partido Liberal.

Comentários

Continue lendo