Cotidiano
Mercado reduz projeção para crescimento da economia em 2023
Expectativa para o PIB caiu de 0,79% para 0,76%

Real Moeda brasileira
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano caiu de 0,79% para 0,76%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (13), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.
Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,5%, a mesma previsão há sete semanas seguidas. Em 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,85% e 2%, respectivamente.
Já a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, variou para cima, de 5,78% para 5,79% neste ano. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 4%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente.
A previsão para 2023 está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.
Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista – 3% – também com os intervalos de tolerância de 1,5 ponto percentual.
Inflação
De acordo com o Banco Central, a inflação só ficará dentro da meta a partir de 2024, quando deverá se situar em 3%, e em 2025, (2,8%). Para esses dois anos, o CMN estabelece uma meta de 3% para o IPCA.
Em janeiro, puxado principalmente pelo aumento de preços de alimentos e combustíveis, o IPCA ficou em 0,53%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Taxa de juros
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.
Com as projeções para a inflação acima das metas para 2023 e 2024, o BC prevê que os juros podem ficar altos por mais tempo que o previsto. A autarquia não descarta a possibilidade de novas elevações caso a inflação não convirja para o centro da meta definida pelo CMN, como o esperado, em meados de 2024.
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic termine o ano em 12,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é de que a taxa básica cai para 10% ao ano. E para 2025, a previsão é de Selic em 9% ao ano.
Demanda aquecida
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final de 2023. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,30.
Edição: Kleber Sampaio
Comentários
Cotidiano
Elenco do Vasco volta aos treinamentos na Fazendinha

Foto Sueli Rodrigues: O zagueiro Nathan é um dos destaques da campanha do Vasco
Líder com 16 pontos e classificado para semifinal do Campeonato Estadual, o elenco do Vasco volta aos treinamentos nesta segunda, 10, na Fazendinha, e inicia a preparação visando o jogo contra o Rio Branco. A partida será disputada no sábado, 15, às 17 horas, no Florestão.
“É um início de semana com trabalhos físicos. Vamos tentar melhorar porque vai chegar o momento decisivo do Estadual”, comentou o professor Arnaldo Moreira.
Equipe reserva
O técnico Erick Rodrigues pretende escalar uma equipe reserva contra o Rio Branco e o objetivo é priorizar a semifinal do Estadual.
“Conquistamos a classificação e a nossa prioridade é a semifinal. Ainda não sabemos o nosso adversário, mas precisamos chegar no melhor nível”, declarou o treinador.
Segue recuperação
O goleiro Matheus segue a fase de transição e tem poucas chances de voltar contra o Rio Branco no fim de semana.
Comentários
Cotidiano
Goleiro renuncia à seleção da Bélgica após volta de Courtois: “Estenderam o tapete vermelho para ele”
Koen Casteels não concordou com atitude da Federação Belga em aceitar retorno de goleiro do Real Madrid

Koen Casteels em ação pela Bélgica — Foto: Getty Images
A seleção da Bélgica segue envolta em polêmica. Desta vez, o goleiro Koen Casteels renunciou à convocação por causa do retorno de Thibaut Courtois, do Real Madrid, à equipe. O jogador do Al-Qadsiah, antigo titular, criticou a federação de futebol do país.
– É estranho que a federação tenha mudado de direção e estendido o tapete vermelho para ele, para recebê-lo de braços abertos. Eu acho que é estranho que Courtois possa decidir por conta própria se ele pode voltar – disse Casteels no podcast “MidMid”.
Courtois deixou a seleção da Bélgica por discordâncias com o técnico Domenico Tedesco. Segundo o site “The Athletic”, ele não gostou da decisão do treinador de preteri-lo como capitão para escolher Lukaku na função. Ele não atua pelo país desde junho de 2023.
Entretanto, Tedesco foi demitido em janeiro. Seu sucessor, Rudi Garcia, confirmou em fevereiro que Courtois retornaria à seleção. A expectativa é de que o goleiro do Real Madrid esteja na próxima lista para a data Fifa de março.
– Não é nada contra Thibaut, mas tem a ver com a federação. Isso não combina com os valores que eu acho que um time ou uma organização esportiva devem ter – completou Casteels.
Em comunicado, a Federação Belga de Futebol confirmou a saída de Casteels da seleção.
– Nós fomos informados da decisão de Koen Casteels de se retirar da seleção belga. Nós lamentamos a escolha e queremos agradecer Koen por seus anos de dedicação e pelos momentos que compartilhamos – diz o comunicado.
A Bélgica entra em campo em março pelos playoffs da Liga das Nações. A equipe enfrenta a Ucrânia em duelos de ida e volta.
Comentários
Cotidiano
Bruno Henrique tem lesão confirmada e desfalca Flamengo no primeiro jogo contra Fluminense
Atacante sentiu dores na posterior da coxa direita na semifinal com o Vasco

gol de Bruno Henrique, Flamengo x Vasco — Foto: André Durão / ge
Bruno Henrique será desfalque do Flamengo no primeiro jogo da final do Carioca. O atacante teve lesão muscular na posterior da coxa direita direita confirmada em exames realizados no último domingo. O diagnóstico foi fechado em avaliação de Fernando Sassaki, chefe médico do futebol.
O atacante dificilmente terá condições de jogar a segunda partida contra o Fluminense, no próximo fim de semana. Bruno Henrique já iniciou o tratamento com o departamento médico.
– O Bruno Henrique, no segundo tempo do jogo contra o Vasco, saiu com uma dor na posterior de coxa. Já iniciou o tratamento de imediato. Fizemos o exame de imagem que constatou uma pequena lesão do músculo posterior da coxa direita. Já iniciamos o tratamento, teve uma boa evolução hoje e agora a gente está iniciando no processo de fases. Ele cumprindo essas fases, a gente sabe o melhor momento para esse retorno. E agora a gente vai monitorar diariamente para qualquer tomada de decisão. Lógico, a gente vai respeitar essa cicatrização. Deixando claro que as nossas decisões são baseadas na longa temporada que vamos ter esse ano – disse Sassaki.
O artilheiro rubro-negro em 2025, com cinco marcados, deixou o segundo tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no último sábado, com dores. Ele foi responsável pelo gol de empate no clássico, o 100º dele com a camisa do clube.
O primeiro jogo da final acontece na próxima quarta-feira (12), às 21h30, no Maracanã, e o segundo no próximo final de semana, ainda sem data e hora definida. Sem Bruno Henrique, o Flamengo tem algumas alternativas para compor o ataque nas partidas decisivas, entre elas Juninho, reforço para 2025 que voltou de lesão justamente no último sábado.
Outro desfalque no ataque é Michael. O atacante teve uma lesão grau 2 para 3 na posterior da coxa esquerda e ainda está em recuperação. Ele faz trabalhos na academia e iniciou algumas atividades no campo com a fisioterapia. Cebolinha está no campo a fisioterapia, mas já está perto de ser entregue para a preparação física.
Você precisa fazer login para comentar.