Flash
Menos de 15 dias após assumir, secretária anuncia readequação administrativa na Saúde do AC
Em nota, Sesacre afirmou que a pasta precisa passar pela readequação de funções e setores, mas não deu detalhes. A pediatra Mônica Machado assumiu a secretaria após a saída de Alysson Bestene.

Secretária de Saúde do Acre anuncia readequação administrativa na pasta — Foto: Tálita Sabrina/Rede Amazônica Acre
Por Iryá Rodrigues
Menos de 15 dias após assumir o cargo, a secretária de Saúde do Acre, Mônica Feres Kanaan Machado anunciou, na segunda-feira (17), uma readequação administrativa em alguns setores da Sesacre.
Mônica foi nomeada após Alysson Bestene entregar o cargo depois de cinco meses à frente da secretaria.
______________
Em nota, a secretaria informou que não procede a denúncia de uma suposta lista de funcionários fantasmas e afirmou que “a nova administração da Sesacre passa por readequação administrativa em alguns setores”.
______________
Sem dar detalhes, o órgão informou que precisa passar pela readequação de funções e setores e que faz parte de um “processo de planejamento estratégico”.
A nova responsável pela pasta é pediatra e atuava no Hospital Regional de Ceilândia, em Brasília (DF). Mônica é esposa de militar e já trabalhou no estado acreano entre 1999, 2000 e 2001, quando esteve à frente da Maternidade Bárbara Heliodora.
Saída de secretário e cartel
Durante a coletiva em que foi anunciada a saída de Bestene da pasta, o governador Gladson Cameli assumiu que ocorreram alguns erros no início da gestão que atrapalharam os trabalhos na Saúde, como uma politização na pasta. Cameli frisou que tem total confiança no ex-secretário e a relação dos dois ultrapassa qualquer situação política e partidária.
“Ele é meu irmão. Confio no Alysson. Sobre a lealdade do secretário comigo e eu com ele podem ter certeza, além da índole dele de respeitar, é uma pessoa de inteira confiança”, afirmou o governador.
Cameli não falou claramente sobre os principais motivos para a saída de Bestene. Porém, ele contou que desconfia que exista um ‘cartel’ dentro da Saúde, que seria formado por médicos e outros servidores para impedir o funcionamento da pasta.
Comentários
Flash
Homem é morto a facadas por dupla em motocicleta no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco
Vítima foi atingida com sete golpes no peito e morreu ainda no local; polícia investiga o caso Elkjaer dos Santos Lima Cavalcante, de 39 anos, conhecido como “Elk”, foi brutalmente assassinado a golpes de faca na noite desta sexta-feira (9), em via pública, na Avenida Epaminondas Jácome, no bairro Cadeia Velha, região central de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Elkjaer caminhava pela rua quando foi surpreendido por dois homens não identificados que chegaram em uma motocicleta. A dupla, armada com facas, desferiu vários golpes contra a vítima, sendo sete deles concentrados na região do tórax. Após o ataque, os criminosos fugiram do local sem deixar pistas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não chegou a ser acionado para atestar o óbito, pois a morte de Elkjaer foi constatada ainda no local. Policiais militares do 1º Batalhão foram os primeiros a chegar, isolaram a área para os procedimentos da perícia criminal e realizaram buscas na tentativa de localizar os suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento.
Após a análise da cena do crime, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos. A motivação do homicídio ainda é desconhecida, e o caso será investigado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil.
Posteriormente, o inquérito ficará sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que dará continuidade às investigações para identificar e prender os autores do crime.
Comentários
Flash
Caso Nayara Vilela: MPAC pede que marido da cantora vá a júri popular
Terminou nesta sexta-feira, 9, a audiência de instrução e julgamento do caso Nayara Vilela, encontrada morta em abril de 2023, em Rio Branco. Representando o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o promotor de Justiça Efrain Mendoza apresentou alegações finais pedindo que o marido da cantora seja levado a júri popular.
Para o MPAC, ele cometeu o crime de homicídio comissivo por omissão, concorrendo para o feminicídio de Nayara. “O que o Ministério Público espera é que, com base naquilo que foi comprovado, no que foi obtido ontem e hoje e em tudo que está nos autos da ação penal, que o juiz irá pronunciar o acusado. Essa é a expectativa do MPAC”, afirmou.
O promotor destacou, ainda, que o réu tinha o dever legal de proteger a vítima, com quem era casado, e agiu com omissão ao negligenciar o estado de saúde mental da esposa, além de permitir que uma arma de fogo permanecesse acessível, mesmo sabendo do histórico de tentativas de suicídio.
Na audiência, que teve duração de dois dias, foram ouvidas as testemunhas e realizado o interrogatório do acusado.
O julgamento não foi concluído, pois a defesa do réu solicitou prazo para apresentação das alegações finais por escrito. O pedido foi acatado pelo juiz, que concedeu cinco dias úteis para a manifestação.
Comentários
Flash
Aqui tem SUS: Brasiléia se destaca maior número de projetos na 6ª Mostra Estadual de Saúde
Nos dias 8 e 9 de maio, Rio Branco sedia no auditório da FIEAC a 6ª edição da mostra “Acre, aqui tem SUS”, etapa estadual da 20ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que tem como objetivo valorizar e disseminar experiências exitosas do Sistema Único de Saúde no estado.
Dentre os municípios do Alto Acre, Brasiléia se destacou com o maior número de projetos inscritos, totalizando três iniciativas, um projeto da Farmácia Municipal, um da Equipe e-Mult e um na área de Vigilância em Saúde.
Essas experiências trazem benefícios diretos à população, reforçando a qualidade e a inovação nos serviços de saúde do município.
O secretário municipal de Saúde, Francelio Barbosa, esteve presente no evento, e juntamente com o Prefeito Carlinhos do Pelado tem sido um grande incentivador da criação de novos projetos e do aprimoramento da assistência à saúde, apoiando os profissionais na busca por soluções inovadoras.
A premiação dos projetos acontecerá nesta sexta-feira (9). Brasiléia aguarda com expectativa os resultados, demonstrando o compromisso do município com um SUS cada vez mais eficiente e humano.
Você precisa fazer login para comentar.