Cotidiano
Menina de 9 anos pede cadeira de rodas para a avó em cartinha para o Papai Noel em Rio Branco: ‘Vai ficar muito feliz’
Maria Diana abriu mão de ganhar patins para poder ajudar a avó que chegou a cair quatro vezes. Pedido foi atendido pelo programa Papai Noel dos Correios, com direito ao brinquedo para ela e aos irmãos

Por ser alfabetizada, a criança, que mora com os pais e os irmãos de 8 e 12 anos, teve a iniciativa de escrever a carta sozinha. Foto: captada
“Meu sonho era ganhar um patins, mas abro mão do meu presente e peço uma cadeira de rodas para minha avó, pois ela cuida de mim e dos meus dois irmãos”.
O trecho acima foi retirado da cartinha de Maria Diana Ribeiro da Rocha, de 9 anos, enviada ao Papai Noel dos Correios. O bom velhinho, então, atendeu ao pedido da criança e fez a entrega tanto da cadeira de rodas para a avó como dos patins para a menina na última quarta-feira (12), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Diana viu o anuncio da Campanha Papai Noel dos Correios enquanto a avó Carmosa Fernandes de Oliveira, de 52 anos, assistia o jornal. Por ser alfabetizada, a criança, que mora com os pais e os irmãos de 8 e 12 anos, teve a iniciativa de escrever a carta sozinha.
A pedido de dona Carmosa, um primo da menina fez a entrega pessoalmente na agência do órgão. Contudo, a avó não imaginava o conteúdo da carta da menina que passa a manhã aos cuidados dela, que mora ao lado.
A reportagem, a pequena Diana disse que é de ‘saltar o coração’ o sentimento em receber o presente em dose dupla.
“Estou muito feliz em ver o meu sonho e o da minha avó realizados. Quis fazer essa surpresa porque sabia que ela ia ficar emocionada, ela não sabia de nada. Agora, com meu patins, vou andar para cima e para baixo”, celebrou.

Sinceridade de Diana chamou a atenção de um grupo de amigos que doaram a cadeira de rodas para a avó, além dos patins à criança. Foto: captada
‘É o que me movimenta’
Carmosa é goiana, mora no Acre há 35 anos e trabalhava como empregada doméstica quando precisou passar pelo procedimento de amputação da perna direita em 2013 após desenvolver trombose.
Ela disse que recebeu o presente com surpresa e gratidão, uma vez que já chegou a cair cerca de quatro vezes na cadeira que utilizava para se deslocar e que estava danificada. Em uma dessas quedas, Carmosa bateu a cabeça na parede.
“Não esperava essa atitude da Diana que é uma criança. Só tenho a agradecer a Deus. Com a nova cadeira de rodas, vou ser muito mais feliz. Sou muito grata por esse presente que veio da minha neta e que foi possível através dessas pessoas maravilhosas. A cadeira é minha perna que falta”, garantiu.
A avó de Diana sobrevive por conta do Benefício de Prestação Continuada (BPC), uma renda assistencial do governo a pessoas com deficiência que não têm meios de se sustentar. Ela havia comprado sua cadeira de rodas em 2020 com a ajuda de parentes.
“A cadeira é o que me movimenta. Mesmo nessa situação, eu limpo casa, faço comida, dou banho nos meus netos e até consigo rastelar [limpar] meu quintal. Essa cadeira de rodas nova vai me ajudar bastante, pois é muito importante para mim, sem ela eu não faria nada”, finalizou agradecida pelo presente.
A mãe de Diana, Nair Oliveira da Mota, de 30 anos, disse que ela não imaginava que a cartinha da menina fosse ser respondida.
“É uma menina atenciosa e muito carinhosa. Nesta semana, o rapaz dos Correios veio até aqui perguntar qual a numeração que ela calçava. Foi quando ela ficou muito feliz e ansiosa”, afirmou emocionada.

Avó Carmosa e neta Diana se emocionaram com entrega de presentes em Rio Branco. Foto: Captada
‘Transformar lágrimas em sorrisos’
A sinceridade da criança que está concluindo o ensino fundamental na escola Madre Hildebranda da Prá, no bairro Cidade Nova, chamou a atenção da dentista Railda dos Santos Alexandre Oliveira que resolveu doar a cadeira de rodas para a avó e o tão sonhado patins para Diana.
A madrinha, que cresceu vendo o costume dos pais de ajudar, disse que busca colocar em prática, por onde passa, os ensinamentos sobre altruísmo que recebeu.
A maior prova disto, segundo Railda, foi a mobilização em torno desta ação, uma vez que a dentista formou um grupo de nove amigos para realizar o sonho da Diana, da avó e dos demais netos.
“Quando vi a carta, fiquei sem palavras para a mentalidade da Diana. Poder ajudá-las não tem preço, sobretudo por transformar lágrimas em sorrisos e impactar vidas. Carinho, amor, solidariedade, caridade, é uma mistura de todos os sentimentos, sabendo que ainda há esperança nesse mundo”, afirmou.
Na ocasião, o irmão mais novo de Diana que também escreveu uma cartinha ao bom velhinho, teve a correspondência selecionada por um outro padrinho e acabou ganhando uma bola de futebol. Já o governo contribuiu com outros presentes avulsos, um deles ainda foi entregue à prima de Maria Diana.

Entrega foi feita por meio da campanha Papai Noel dos Correios, em Rio Branco. Foto: captada
Papai Noel dos Correios
De acordo com a subcoordenadora da campanha, Tatiane Castro, mais de 1,3 mil cartinhas já foram escolhidas no Acre este ano e os presentes começaram a ser entregues na última segunda-feira (15) em escolas selecionadas pelos Correios, com previsão de finalização no dia 22 de dezembro.
As crianças que tiveram cartas escolhidas serão chamadas para retirar o presente na agência localizada na Avenida Epaminondas Jácome, no centro da capital.
Somente em 2024, quando o projeto completou 35 anos, foram 2,5 mil cartas adotadas no estado e cerca de 350 mil em todo o país.
“Esse projeto é muito especial. Todo ano uma cartinha chama a nossa atenção. Nesse ano foi a da Diana, que abriu mão do sonho dela pela necessidade da avó. Tudo isso acabou ganhando nosso coração. Através da madrinha, realizamos o son
Leia abaixo a íntegra da cartinha de Diana:
✉️🎅“Meu sonho era ganhar um patins, mas eu abro mão do meu presente e peço uma cadeira de roda para minha avó, pois ela cuida de mim e dos meus dois irmãos enquanto meu pai e minha mãe trabalham para comprar comida para nós. A cadeira da minha avó está velhinha, e ela senta na cama esperando arrumar, eu tenho muita dó. Eu estudo para comprar, mas eu sou uma criança e não posso comprar. Eu sei que ela vai ficar muito feliz, pois ela não sabe que estou escrevendo essa carta para ela.”
Comentários
Cotidiano
Educação intensifica preparativos para início do ano letivo e integralização de 24 novas escolas em 2026
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) está nos últimos preparativos para o início do ano letivo de 2026, previsto para o dia 23 de fevereiro, com atenção especial às 24 escolas da rede estadual que passarão a funcionar em tempo integral.

As unidades, anunciadas no fim do ano passado, fazem parte da ampliação da política de ensino integral no Acre e estão em fase final de organização para receber os estudantes com estrutura adequada, equipes completas e pleno funcionamento desde o primeiro dia de aula.
Para alinhar as ações finais, a SEE realizou, nesta quinta-feira, 29, uma reunião com representantes das principais diretorias da secretaria. O encontro contou com a participação das equipes técnicas, com foco na identificação das demandas mais urgentes das escolas que entram no modelo integral.

“Hoje nós estamos reunidos com todas as nossas equipes para verificar o que é mais emergente e que precisa ser resolvido até o início das aulas, especialmente em relação às escolas integrais. São 24 unidades que devem estar prontas para o pleno funcionamento a partir do dia 23”, explicou o secretário adjunto de Ensino, Tião Flores.
Entre os principais pontos discutidos estão a definição do quadro de professores e os ajustes na estrutura física das escolas. “É um conjunto de fatores: a lotação dos professores, para que cada escola tenha seu quadro definido, e também a parte física, como salas de aula, laboratórios e reparos necessários. Tudo isso está sendo levantado para encaminhamento imediato”, reforçou Flores.
Sobre a adesão das famílias ao modelo de ensino integral, o gestor ressaltou que a realidade atual é positiva. “No início, houve dúvidas por parte de alguns pais, muito por desconhecimento da metodologia. Hoje isso não acontece mais. Os gestores estão conscientes, o secretário Aberson Carvalho fez várias ações de esclarecimento, e a adesão tem sido tranquila”, afirmou.

As escolas que passarão a funcionar em tempo integral em 2026 estão localizadas nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Acrelândia, fortalecendo a política de ampliação do tempo integral em diferentes regiões do estado.
Para o secretário adjunto de Administração e Finanças, Reginaldo Prates, o alinhamento prévio é fundamental para o sucesso do ano letivo. “Esse momento de planejamento conjunto é essencial para que a gente antecipe soluções, organize os recursos e garanta que as escolas iniciem o ano letivo com segurança, estrutura adequada e equipes completas”, destacou.
A diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza, destacou o avanço histórico da política de educação integral no Acre nos últimos anos. “Antes, nós tínhamos um total de 13 escolas integrais. Com essa gestão, avançamos para 36 unidades e, agora, com a integralização de mais 24 escolas, chegamos a um total de 60 escolas integrais na rede estadual”, afirmou.

Segundo ela, o papel da secretaria neste momento é garantir que essa expansão venha acompanhada de qualidade e estrutura. “O que compete a nós é mostrar o que essa política significa na prática. Os gestores que estão assumindo escolas integrais assistiram a vídeos, conheceram a experiência de quem já vive essa realidade e todos querem aderir”, concluiu.
Escolas integrais em 2026
Rio Branco
– Escola Georgete Eluan Kalume
– Escola Luiza Batista
– Escola Samuel Barreira
– Escola Beija Flor
– Escola Oscar Felício
– Escola Madre Hildebranda
– Escola Almada Brito
– Escola Francisco Salgado Filho
– Escola Professor Josué Fernandes
– Escola Áurea Pires Montes de Souza
– Escola Frei Heitor Maria Turrini
– Escola Professora Terezinha Migueis
– Escola Lindaura Martins Leitão
– Escola Tufi Asmar
Cruzeiro do Sul
– Escola Universo Infantil
– Escola Plácido de Castro
– Escola Absolon Moreira
– Escola João Kubitschek
– Escola Augusto Severo
– Escola Professor Antônio de Barros Freire
– Escola Olavo Bilac
– Escola Maria de Nazaré Santiago
– Escola Manoel Braz de Melo
Acrelândia
– Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan
The post Educação intensifica preparativos para início do ano letivo e integralização de 24 novas escolas em 2026 appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Vice-governadora Mailza entrega ginásio poliesportivo em Sena Madureira e reforça investimentos no esporte com inclusão social
Com a presença da vice-governadora Mailza Assis, o governo do Acre entregou o ginásio poliesportivo de Sena Madureira nesta quinta-feira, 29, fortalecendo os investimentos em esporte, lazer e inclusão social no município. A solenidade reuniu autoridades estaduais e municipais, além da comunidade local, e marcou mais uma ação voltada à melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a agenda, a vice-governadora destacou que o equipamento esportivo representa mais do que uma obra física, sendo um espaço de oportunidades, convivência e fortalecimento social, especialmente para crianças, jovens e atletas do município. Segundo Mailza, investir no esporte é também investir em prevenção, saúde e cidadania.

“Esse ginásio é um espaço pensado para as pessoas. Aqui vamos incentivar o esporte, descobrir talentos, promover saúde e oferecer mais dignidade para a população de Sena Madureira. É assim que o governo do Estado trabalha: chegando perto das pessoas, ouvindo e investindo onde realmente faz diferença na vida de quem mais precisa”, afirmou.

Sandrielle Moraes é mãe da Richally Vitória, se 10 anos. Ela conta que a filha joga vôlei no local e que ficou muito feliz. “Essa entrega é de suma importância para a comunidade, porque é a forma de incentivar o esporte para eles, para quem pratica e ama o esporte. A gente só tem a agradecer o governo e a cada um que se empenhou para fazer esse sonho virar realidade”, disse.

O secretário de Esportes e Lazer, Ney Amorim, falou da alegria e satisfação em entregar o ginásio.
“Essa obra foi feita com muito carinho e contou com o envolvimento de diversos setores. Quero agradecer a toda a nossa equipe, que tem percorrido os 22 municípios do Acre, levando trabalho e resultados. Agradeço, de forma especial, à vice-governadora Mailza Assis e ao governador Gladson Camelí, que sempre apoiam e acreditam no esporte como ferramenta de transformação social. Também agradeço ao prefeito Gerlen Diniz e parabenizo pelo trabalho que vem sendo realizado no município.”

Mailza Assis também ressaltou a importância da parceria entre Estado e município para a concretização da obra e reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento das políticas públicas locais.
“Quando Estado e município caminham juntos, os resultados aparecem. Nosso papel como gestores é unir forças, fortalecer a gestão municipal e garantir que investimentos como esse continuem chegando, promovendo bem-estar, inclusão social e mais oportunidades para todos”, completou a vice-governadora.

A representante comercial Veridiana Negreiros é mãe da pequena Ana Beatriz, de seis anos. Ela afirmou que a entrega do ginásio é uma forma de apoiar a prática de esportes.
“Eu acho muito bom esse momento para o nosso município, porque o esporte é muito importante para os adolescentes, para as crianças, principalmente no mundo em que a gente está vivendo hoje. O ginásio ficou perfeito”, agradeceu.

A entrega do ginásio integra um conjunto de ações do governo do Acre em Sena Madureira, que incluem investimentos em assistência social, infraestrutura, segurança pública e esporte, reafirmando o compromisso da gestão estadual com o desenvolvimento dos municípios e com a promoção de políticas públicas voltadas à população.
The post Vice-governadora Mailza entrega ginásio poliesportivo em Sena Madureira e reforça investimentos no esporte com inclusão social appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Com casas alagadas, moradores denunciam ausência da Prefeitura de Sena Madureira
A ausência de informações e de ações emergenciais tem aumentado a sensação de abandono entre os atingidos

Para os moradores, o momento evidencia a falta de atuação da Prefeitura de Sena Madureira diante de uma situação emergencial, justamente quando famílias mais vulneráveis necessitam de apoio. Foto: captada
Moradores do bairro Praia do Amarilho, em Sena Madureira, vivem momentos de angústia diante da elevação do nível do rio Iaco e denunciam a falta de assistência por parte da Prefeitura. De acordo com relatos, a água já invadiu residências da localidade e, até as 9h da manhã desta quinta-feira (29), nenhuma equipe do poder público havia comparecido ao local para prestar ajuda.
Segundo os moradores, não houve apoio para a retirada de móveis e outros pertences, nem a realização de cadastros sociais ou orientação sobre possíveis abrigos para as famílias atingidas pela cheia. A ausência de informações e de ações emergenciais tem aumentado a sensação de abandono entre os atingidos.
A moradora Maria Ocineide relata que precisou retirar seus bens às pressas para evitar maiores prejuízos, mas afirma não saber para onde ir. “A água entrou na minha casa e até agora ninguém apareceu para ajudar ou dizer o que a gente deve fazer”, desabafou.
O cenário se agrava com a situação do rio Iaco, que ultrapassou a cota de alerta e atingiu o nível de 14,39 metros, conforme dados oficiais. A elevação rápida do manancial coloca em risco outras áreas ribeirinhas e exige respostas imediatas do poder público.
Para os moradores, o momento evidencia a falta de atuação da Prefeitura de Sena Madureira diante de uma situação emergencial, justamente quando famílias mais vulneráveis necessitam de apoio, orientação e medidas preventivas para reduzir os impactos da cheia. Até o fechamento desta matéria, não houve posicionamento oficial do município sobre as denúncias.
Após a publicação da matéria, uma equipe da prefeitura foi ao local e iniciou os trabalhos de auxílio às famílias.






















Você precisa fazer login para comentar.