Conecte-se conosco

Acre

Menina de 7 anos com autismo lança seu primeiro livro e tem mais 14 prontos: ‘Todos com uma essência’, diz pai

Publicado

em

Laura de Oliveira Mota é autista, tem altas habilidades em linguagem e sua principal forma de comunicação é através da escrita. Este é o primeiro livro da pequena a ser lançado.

Laura de Oliveira autografa seu primeiro livro: “As aventuras do kiwi – A fome”. Foto: Hellen Monteiro/g1

Com apenas sete anos, a acreana Laura de Oliveira Mota já tem muitas histórias para contar. Isto pelo menos é o que mostram os seus 14 livros prontos. A pequena é definida por todos que convivem com ela como uma ‘criança de poucas palavras’, mas os pais contam que ela se comunica através da escrita e cria histórias com começo, meio, e fim, em poucas horas.

Laura está no 2º ano do ensino fundamental, é autista e o transtorno foi descoberto pelos pais de primeira viagem há cerca de um ano. Além de inventar histórias completas, a criança ainda faz o designer das imagens do livro com o seu tablet.

“Até descobrirmos, a Laura chorava muito, um choro incontrolável. Levamos ela no psicólogo para entender porque ela chorava tanto e na segunda consulta, a psicóloga já disse que era autismo”, diz Márcio Bento Mota, de 35 anos, pai da criança.

Com o laudo confirmando o Transtorno do Espectro Autista (TEA), veio também a informação de que a menina tem altas habilidades, principalmente em linguagem. A partir de então, em maio deste ano, os pais buscaram acompanhamento no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), e aguardam o parecer final detalhando todas as altas habilidades da filha.

“É linguagem, construção de história mesmo. Na semana passada, ela criou três histórias em um dia. Todas as três vão virar livro. E aí vai só criando livro. Ela consegue criar história com início, meio e fim, bem rápido. Todas com uma essência, uma moral e a gente entrega o aplicativo para ela, o tablet, e ela constrói toda a parte gráfica”, explica o pai.

O servidor público fala que após o diagnóstico, a criança evoluiu até mesmo no desenvolvimento de suas atividades rotineiras. Atualmente, os pais descobriram uma nova forma de lidar com Laura evitando frequentar locais com muito barulho, além de adaptarem algumas coisas, como a hora do banho, e as interações sociais.

A neuropsicóloga Vanderly Onorato, que foi uma das profissionais que avaliou a criança, disse que em uma bateria com 15 testes, o caso de Laura foi considerado raro, já que ela superou 93% de outras crianças da mesma idade.

“São avaliados a compreensão verbal, organização perceptual, memória operacional e velocidade do processamento dela. Ela passou pelo teste que ele é titulado como Teste de Inteligência Mundial que foi criado nos Estados Unidos e classifica as pessoas que entram nas universidades, emprego, tudo é baseado em cima dessa escala Wechsler de inteligência”, declara.

Laura teve o apoio dos pais para virar escritora e já ter tantos livros prontos. Foto: Arquivo pessoal

Primeiro livro

A servidora pública Rayane Siqueira de Oliveira, 35 anos, é mãe da pequena escritora e esclarece que o processo para que o livro ‘As Aventuras de Kiwi – A fome’ ficasse pronto foi difícil e precisou ser feito aos poucos. Os custos para a publicação e certificação do registro dos direitos autorais foi todo arcado pela família.

“Fomos fazendo aos poucos, entendendo cada parte do que precisava, parcelando e agora já temos o primeiro livro pronto e outro que fica pronto [impresso] agora em agosto”, afirma ela.

O pai relata que ao ver a primeira vez a história da filha, percebeu que havia algo diferente e perguntou à mãe se ela queria publicá-lo. Ela disse que sim e a partir de então, os dois assistiram vídeos na internet para aprenderem a mexer com a parte gráfica, e assinaram um aplicativo para que ela própria pudesse criar as artes dos livros.

“A gente entrega o aplicativo pra ela, o tablet, e ela constrói toda a parte gráfica. Geralmente, ela passa cinco, seis dias pra construir. Ela constrói tudo no programa. Nesse primeiro livro é a história do Kiwi, que é o pássaro, ele é símbolo da Nova Zelândia. O autista tem geralmente um hiperfoco, e ela tinha o foco nesse pássaro, por isso colocou ele nas histórias”, frisou.

Laura ganhou dos pais uma pelúcia do animal que foi protagonista de seu primeiro livro: o kiwi. Foto: Rita Pontes/CBN Rio Branco

O pai de Laura contou que não sabia nada sobre técnicas de design gráfico. No Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação, conheceu o pai de outra aluna do local que ofereceu um curso para que ele pudesse diagramar corretamente os livros da filha. Segundo ele, a primeira obra foi feita de forma totalmente amadora, mas o segundo exemplar já foi fruto dos seus novos conhecimentos adquiridos.

O método da pequena Laura para a criação de suas histórias funciona da seguinte forma: primeiro ela faz ele completo, à mão, depois faz todo o processo digitalmente. O pai só faz a finalização para que possa ser impresso.

Mota destaca que o primeiro manuscrito foi revisado apenas por ele e a esposa, mas o segundo livro recebeu a correção das professoras do NAAH/S. “Agora a gente está indo para uma versão profissional. Esse segundo livro foi revisado por duas professoras do NAAHS e o bibliotecário”, complementa.

Dois livros já estão totalmente prontos, outros 13 devem ser publicados posteriormente. Foto: Arquivo pessoal

Os outros 14

O primeiro livro de Laura, já publicado, conta a história do kiwi que descobre que algo está dando fome nos kiwis (aves não voadoras da Nova Zelândia) do mundo inteiro. A descrição da história enuncia que “Ameaçado de extinção, esse bravo guerreiro convida seus amigos para descobrir esse mistério e acabar com a fome”.

No entanto, essa é só a primeira obra. A menina já tem outros 14 livros escritos.

São eles:

  • As Aventuras do Kiwi – A fome – publicado
  • As Aventuras do Kiwi – O Meteoro – publicação em agosto
  • A Seringueira
  • O Dólar
  • A Injeção
  • A Risada
  • Perdido na Neve
  • A Viagem
  • A Fila 1
  • A Fila 2
  • A Fila 3
  • Um Dragão em Tanto
  • As Aventuras de Meteorito
  • O Mistério da Fênix
  • Aviões de Guerra

Os pais de Laura disseram que ela não deve parar por aí, já que todos os dias produz novos contos.

A neuropsicóloga, Vanderly Onorato, foi prestigiar o lançamento o livro de Laura. Foto: Arquivo pessoal

Acompanhamento no NAAH/S

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) está vinculado à Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE-AC), oferecendo serviços educacionais especializados no que diz respeito à investigação e ao atendimento dos alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) e à formação continuada dos profissionais que atuam na educação básica, ofertando, também, cursos livres à comunidade.

Jeane Lira Jucá, chefe do NAAH/S-AC, esclarece que o local tem como objetivo identificar e atender os alunos com tais características na educação básica.

“O objetivo do núcleo é identificar o aluno com AH/SD e atendê-lo de forma pedagógica, ou seja, o aluno adentra o Núcleo para um processo de investigação e, uma vez que são confirmadas as características consistentes de AH/SD, ele passa a receber atendimentos de enriquecimento curricular e/ou extracurricular até o final do ensino básico”, diz.

A professora mestra Valdineia da Luz Machado, é quem acompanha Laura nesses três meses no NAAHS e relata que ela é uma criança extremamente criativa, que se expressa, e dá voz a essa expressão, principalmente literária, nas suas criações e nas suas invenções. Ela diz que Laura é muito imaginativa e muito rápida em suas produções.

“As ideias fluem da cabeça dela com uma certa rapidez e agilidade, e a imaginação dela é sem limites. Ela escreve rápido e ela cria histórias com muita facilidade. Sobre todo esse conjunto de fatores que ela traz, que ela mostra, há indícios, fortes indicadores de altas habilidades. Por ela não ser uma pessoa muito verbal, a gente entende que a escrita é a forma em que ela encontra de se comunicar, de ela mostrar como ela vê a vida, como ela vê os seus personagens”, explica.

Valdineia ainda afirma que após ela entrar no NAAH/S, ela passou a desenvolver técnicas na hora da escrita. Antes, ela criava uma história única. Agora, ela cria parte 1 e parte 2 da história.

“Houve, sem dúvida nenhuma, um avanço muito grande nessa orientação da história, na sequência de fatos, na relação que ela estabelece entre um fato e outro, além de a porção textual ter aumentado também. Hoje a Laura escreve muito mais do que ela escrevia há três meses atrás, em termos de mais detalhes, de mais contextualização, de mais caracterização das personagens, então já existe uma condição mais rica na sua produção”, comenta a professora.

Locais para adquirir o livro:

  • Loja física: Livraria Paim – Endereço: Rua Rio Grande do Sul, nº 182 – Bairro: Centro – Cidade: Rio Branco/Acre.
  • E-mail: [email protected]
  • Contato: (68) 99903-0907 – Márcio Mota (Pai)
  • Rede social da escritora: @lauraautora2

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Epitaciolândia lança videoclipe “Feliz Ano Novo 2026” com participação de 22 cantores locais

Publicado

em

Projeto cultural teve gravações em estúdio, filmagens na cidade e lançamento oficial no Centro do Idoso

O município de Epitaciolândia realizou o lançamento oficial do videoclipe “Feliz Ano Novo 2026”, um projeto cultural que reuniu 22 cantores locais — entre crianças, jovens, adolescentes e adultos — com o objetivo de celebrar a chegada do novo ano e valorizar os talentos da cidade. A iniciativa foi desenvolvida em etapas distintas, envolvendo gravação musical em estúdio, produção de imagens em diferentes pontos do município e um evento oficial de apresentação ao público.

O lançamento oficial do segundo videoclipe Feliz Ano Novo Epitaciolândia aconteceu na última quinta-feira (18), no Centro do Idoso do município. O evento reuniu cantores participantes, familiares e moradores da cidade, entre eles crianças, jovens, adultos e a representante do Centro do Idoso, Maria Alcântara.

Durante a cerimônia, o professor Jessé de Oliveira, da Escola de Música Dó Ré Mi, agradeceu a Deus pela oportunidade de coordenar mais um projeto cultural, destacando o sucesso alcançado pelo videoclipe produzido no ano anterior. Ele também ressaltou o apoio do prefeito Sérgio Lopes, considerado fundamental para a viabilização do trabalho em todas as etapas.

O vereador Cleomar Portela também participou do evento e destacou a satisfação em ver o resultado do projeto, no qual seu filho, o cantor mirim Arthur Portela, participa pela segunda vez. Representantes dos cantores e familiares enfatizaram a importância da iniciativa para a valorização cultural e artística do município.

A etapa de gravação das imagens foi realizada em diversos pontos de Epitaciolândia, reforçando a identidade local e a mensagem de fé, união, esperança e alegria que marca o projeto. As cenas mostram interpretações carregadas de emoção, refletindo as experiências vividas em 2025 e os desejos para o ano de 2026.

Participaram do videoclipe os cantores: Yohana Johann, Amanda de Freitas, Maysa Sodré, Eloáh Rebouças, Geovani Otávio, Ana Sara, Isabele Viana, Samuel Dávila, Alice Borges, Maria Alcântara, Isaías Gonzaga, Ana Paula Johann, Jessé de Oliveira, Maria Vitória, Ana Dhulia, Arthur Portela, Leiliane Araújo, Zé Nobre, Alcy Pontes, Dayana Ribeiro, Melissa Reis e Jéssica de Oliveira.

A captação das imagens ficou sob responsabilidade de Alex Morais, com finalização da Menorá Praise Film.

A primeira etapa do projeto ocorreu no Estúdio Menorá, em Rio Branco, onde foi gravada a música que dá nome ao videoclipe. A produção musical foi assinada por David Santos, da Gravadora Menorá, em parceria com o compositor e cantor Zé Nobre, de Senador Guiomard.

Segundo o produtor, a gravação foi concluída com agilidade graças ao preparo e à dedicação dos artistas. Ele também destacou o empenho do professor Jessé de Oliveira, cuja organização e profissionalismo foram considerados decisivos para o bom andamento do projeto, além de reforçar a expectativa de novas produções futuras.

O videoclipe “Feliz Ano Novo 2026 – Epitaciolândia” já está disponível no canal Menorá Praise e nas plataformas digitais, levando uma mensagem de fé, amor e esperança à população e fortalecendo a identidade cultural do município.

Imagens do evento de lançamento do videoclipe Feliz Ano Novo 2026, realizado no Centro do Idoso de Epitaciolândia, com a presença de cantores, familiares, autoridades e convidados.

Registros das filmagens realizadas em diferentes pontos da cidade, destacando os artistas participantes, os cenários urbanos e a identidade cultural de Epitaciolândia.
Momentos da gravação da música em estúdio, com os cantores reunidos no Estúdio Menorá, evidenciando o trabalho técnico, a produção musical e a dedicação dos artistas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria de Administração do Acre encerra 2025 com tecnologia e valorização dos servidores

Publicado

em

Em colaboração com Ludymila Maia

A Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead) encerra 2025 com um conjunto expressivo de entregas que reafirmam o compromisso do governo com a inovação, a modernização dos serviços públicos e a valorização dos servidores. Ao longo do ano, a pasta avançou em áreas como transformação digital, gestão patrimonial, atendimento ao cidadão e políticas de recursos humanos, consolidando o Acre como referência nacional em eficiência administrativa.

Em parceria com o Banco Mundial, no âmbito do Progestão, o Estado estruturou, ainda, um plano robusto de investimentos estratégicos para 2026, voltado ao aprimoramento dos processos de gestão e ao fortalecimento dos serviços oferecidos à população.

Entre os principais marcos do ano está a expansão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para as 22 prefeituras acreanas, tornando o Acre o primeiro Estado do país a alcançar cobertura total. Além de garantir suporte técnico, infraestrutura e capacitação às equipes municipais, a Sead promoveu ganhos de celeridade, integração administrativa e redução do uso de papel.

O governo também avançou em iniciativas de governo digital, como o lançamento do aplicativo MeuAc, que reúne centenas de serviços públicos, a implantação do novo Sistema de Compras e Contratos, a criação do Hemocentro Digital e a ampliação do acesso digital a medicamentos de alto custo. O conjunto dessas ações garantiu ao Acre três premiações no Secop [Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública] 2025.

Premiação reconheceu avanços promovidos pelo Estado na oferta de serviços digitais. Foto: Andressa Larissa

Na área de compras públicas, a Sead concluiu mais de 700 análises de processos ao longo do ano, fortalecendo o monitoramento das contratações e avaliando projetos estratégicos, como obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos essenciais.

Para 2026, estão previstos cerca de R$ 8 milhões em investimentos destinados à modernização dos processos de compras, assegurando contratações mais ágeis, transparentes e alinhadas às melhores práticas nacionais. Foto: Paulo Henrique/Sead

A gestão patrimonial também registrou avanços na modernização dos processos internos, reorganização dos acervos e ampliação do controle sobre os bens públicos. Em 2025, foram instruídos 50 leilões de bens móveis, volume que superou amplamente a meta inicial e refletiu melhorias no saneamento de cadastros, reorganização de lotes e aplicação rigorosa das normas. A atualização da política de imóveis trouxe maior eficiência ao identificar espaços ociosos e iniciar procedimentos para leilões urbanos, contribuindo para a redução de custos. O programa Reuse Acre, que redistribui bens entre órgãos estaduais, foi ampliado com auditorias, treinamentos e novas funcionalidades, consolidando reconhecimento nacional. Para o próximo ano, o Progestão prevê investimento de quase R$ 600 mil para modernizar ainda mais a gestão de ativos, com consultorias especializadas, novas tecnologias de monitoramento e práticas aprimoradas de auditoria.

O Arquivo Público do Estado também avançou, com a obra da nova sede em estágio acelerado, implantação de laboratório de higienização e digitalização, capacitação de mais de 300 servidores e ampliação de parcerias institucionais para preservação documental.

Na gestão de pessoas, os destaques incluem a ampliação dos programas de cuidado com a saúde do servidor, capacitação e desenvolvimento profissional. Em 2025, foram ofertados atendimentos psiquiátricos e psicossociais, práticas integrativas, salas de bem-estar, eventos esportivos e ações temáticas voltadas à saúde mental e prevenção à violência. O RH Itinerante alcançou diversas regionais com formações presenciais, enquanto o novo Sistema de Gestão de Pessoas garantiu digitalização de prontuários, melhoria no saneamento cadastral e maior conformidade com os órgãos de controle.

RH Itinerante de Gestão de Pessoas percorreu as cinco regionais do Acre, levando conhecimento e atualização: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Juruá e Tarauacá-Envira. Foto: Ingrid Andrade/Sead

A Sead também concluiu mais de 4,6 mil processos jurídicos e realizou centenas de convocações e nomeações. Para 2026, estão previstos R$ 15 milhões em investimentos voltados à modernização da gestão de recursos humanos, com foco no dimensionamento da força de trabalho e no aprimoramento das práticas de gestão de pessoal em todo o Estado.

Para o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, os resultados alcançados consolidam um novo modelo de gestão pública. “Nosso foco é ampliar a modernização, valorizar servidores e garantir serviços mais acessíveis à população. Encerramos 2025 com avanços importantes e seguimos trabalhando para entregar ainda mais em 2026”, afirmou. Foto: Ingrid Andrade/Sead

OCA aproximando ainda mais o Estado do cidadão

O ano de 2025 consolidou a OCA como referência nacional em inovação, humanização e eficiência no atendimento ao cidadão. Por meio de ações estruturantes, projetos pioneiros e parcerias estratégicas, a instituição reforçou sua atuação como articuladora da Política de Atendimento ao Cidadão, promovendo avanços concretos em linguagem, mobilidade, reconhecimento e padronização dos serviços públicos.

O primeiro grande marco do ano foi o lançamento do Guia de Linguagem Simples do Governo do Estado, em 9 de julho, no Museu dos Povos Acreanos. Coordenado pela Sead e pela OCA, com parceria técnica da Agência Clara e Simples, o documento se tornou o primeiro guia oficial voltado à simplificação da comunicação pública no Acre. Integrado à Política de Atendimento ao Cidadão, o guia estabelece a linguagem simples como prática obrigatória nos órgãos estaduais, garantindo maior transparência, acessibilidade e eficiência.

Outro avanço estruturante foi a entrega do ônibus da OCA Móvel, inaugurado em 10 de julho no município de Porto Acre. A unidade itinerante marca uma nova etapa na descentralização dos serviços públicos, levando cidadania a regiões de difícil acesso e permitindo que populações rurais e ribeirinhas resolvam demandas essenciais sem deslocamentos longos. A iniciativa reforça a presença do Estado nas comunidades e amplia a inclusão social.

Em outubro, a OCA promoveu o 1º Fórum da Política de Atendimento do Estado, reunindo cerca de 120 servidores de diferentes instituições para discutir boas práticas, inclusão, acessibilidade, acolhimento e inovação digital. O encontro marcou os 17 anos da política estadual e consolidou a Rede de Representantes Institucionais, que atuará na difusão e no fortalecimento das diretrizes de atendimento em todo o governo, além de estabelecer um calendário permanente de formação e debate.

Em celebração aos 15 anos das unidades OCA Xapuri e Rio Branco, foi instituído o Prêmio OCA de Reconhecimento Público, destinado a valorizar servidores, instituições parceiras e atores públicos que se destacaram na promoção da excelência no atendimento. A iniciativa reforça a cultura de valorização e mérito dentro do serviço público.

Servidores, autoridades e parceiros durante a cerimônia dos 15 anos da OCA e entrega do Prêmio de Reconhecimento Público. Foto: Samuel Moura/Secom

Encerrando o ano, a OCA avançou na implantação do projeto “Padrão OCA de Atendimento”, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e em implementação no Pronto-Socorro de Rio Branco. O projeto revisa fluxos de acolhimento, capacita equipes e reorganiza a comunicação visual, levando o modelo de excelência da OCA para áreas sensíveis, como a saúde. A iniciativa prevê acompanhamento contínuo e monitoração de indicadores, fortalecendo a qualidade do atendimento em serviços essenciais.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ex-empresário procurado pela Interpol é preso no Acre e aguarda transferência para Roraima

Publicado

em

Gessé Diomar Mendes Barros, ex-empresário de 67 anos e considerado um dos homens mais procurados do país, foi preso neste sábado (20) no estado do Acre. Ele deverá ser transferido para Roraima, onde cumpre condenação judicial.

Mendes Barros foi condenado como mandante do assassinato do empresário Rogério de Oliveira Rosa, conhecido como “Rogério BC”, executado em agosto de 2007, em Boa Vista. O crime teve grande repercussão à época e, após anos de investigações e trâmites judiciais, resultou na condenação do ex-empresário.

Além desse caso, o Ministério Público aponta que Gessé Diomar responde ou já respondeu a outros processos criminais, incluindo porte ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante, direção perigosa e tentativa de homicídio contra um sobrinho. O histórico criminal contribuiu para que ele fosse incluído entre os alvos prioritários das forças de segurança.

O ex-empresário também integra a lista de procurados da Interpol, o que ampliou o alcance das investigações e demandou cooperação entre órgãos de segurança em âmbito estadual, interestadual e internacional.

Após a prisão no Acre, Gessé Diomar permanece sob custódia, aguardando os procedimentos legais para a transferência ao estado de Roraima, onde deverá cumprir a pena determinada pela Justiça.

Comentários

Continue lendo