fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Menina de 11 anos com deficiência mental é estuprada

Publicado

em

Por Vanísia Nery

Uma menina de 11 anos, com deficiência mental, foi estuprada na madrugada de terça-feira (03) em Rodrigues Alves (AC), dentro de sua residência. O suspeito de cometer o crime é um amigo do pai da criança. Que foi hospedado na residência durante a noite.

O pai da criança , Francisco Almeida da Silva, de 56 anos, contou que ouviu um barulho estranho durante a noite, e acordou para verificar o que tinha acontecido, e já encontrou a filha violentada. O estuprador chegou a pedir para o pai da garota não mata-lo. Na quarta-feira (04), Francisco procurou a delegacia para denunciar a situação.

“Ela pensa como uma criança de dois anos. Estava com 10 dias que ele bebia sem parar, e já estava no final da bebida e chegou no fim da tarde, e ficou conversando. Quando foi a note ele pediu para deitar lá que não aguentava. Tinha faltado energia, e eu ouvi um barulho, fui atrás e já encontrei minha filha no quarto já abusada”, relatou  o pai.

O exame de conjunção carnal constatou que o crime foi cometido recentemente. A polícia civil de Cruzeiro do Sul investiga o caso, e o suspeito ainda não foi preso.

“É uma conjunção carnal recente, ou seja, feita nos últimos dias. Ela passou por atendimento médico, tem que ter um acompanhamento, pois não sabemos dimensionar os risco de uma conjunção carnal, sem uso de preservativo, pode ocasionar a criança. Tudo isso tem que ser tomada providência na área da saúde”, explicou o delegado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governador Gladson Cameli é homenageado pela Confederação Nacional do Comércio com medalha da Ordem do Mérito Comercial

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli foi o grande homenageado nesta terça-feira, 7, na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, com a Ordem Nacional de Mérito Comercial, no grau Comendador, que é conferida a personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado dignas da gratidão e de reconhecimento.

Na solenidade, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, exaltou a trajetória do jovem governador Gladson Cameli, à frente do governo do Acre, e agradeceu o título de cidadão acreano, concedido pela Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Governador Gladson Cameli é homenageado pela Confederação Nacional do Comércio com medalha da Ordem do Mérito Comercial. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Me lembro que, desde criança, meus pais diziam que a borracha acreana era a melhor do Brasil. Portanto, o Acre apresenta sua grandeza desde sempre, por sua luta e por seu desenvolvimento. Por esse motivo e tantos outros, estou muito orgulhoso e grato por receber o título de cidadão acreano”, enfatizou Tadros.

O governador Gladson Cameli agradeceu o recebimento do título de Comendador e o reconhecimento, e lembrou ainda os avanços em seu governo para o incentivo do comércio de bens, serviços e turismo. Cameli enfatizou a alegria em representar o Acre e as pessoas que têm confiando no trabalho que está sendo executado com muita determinação e citou as importantes parcerias que o governo do Estado tem feito com a Federação do Comércio (Fecomércio), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Gladson Cameli agradeceu o recebimento do título de Comendador e o reconhecimento, e lembrou ainda os avanços em seu governo para o incentivo do comércio de bens, serviços e turismo. Foto: Diego Gurgel/Secom

“A Fecomércio tem sido um importante elo de impulsionamento da economia acreana. Por meio do governo do Acre, temos fortalecido vários segmentos comerciais e, assim, temos gerado mais oportunidades dignas de cidadania para a nossa população. Nessa gestão criamos critérios para o refinanciamento de dívidas tributárias, além da isenção de ICMS para circulação de alguns produtos regionais”, ponderou o governador.

Em seu discurso, Cameli lembrou, ainda, das 9 mil cestas básicas doadas pela Federação do Comércio aos atingidos pelas cheias do Rio Acre no ano de 2024 e também do apoio no auxílio de alimentação no ano de 2023, quando o mesmo fenômeno atingiu os acreanos.

Personalidades acreanas também participaram do evento. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Acre é um estado que cresce e está preparado para crescer e receber investimentos. E para que isso fosse possível, ampliamos o sublimite do simples e desburocratizamos e destravamos a economia. Isso permitiu, com a ajuda de outros incentivos fiscais, a geração de mais empregos e riquezas”, finalizou.

O tesoureiro da CNC e presidente da Fecomércio no Acre, Leandro Domingos, e o vice-presidente da Fecomércio e diretor do Sebrae, Marcos Lameira, além do presidente da Aleac Luiz, Gonzaga, e o secretário da Aleac, Nicolau Júnior, também participaram da solenidade.

Confira DISCURSO DO GOVERNADOR GLADSON CAMELI PARA HONRARIA DA ORDEM DO MÉRITO COMERCIAL CONCEDIDA PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO NO RIO DE JANEIRO.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota de esclarecimento sobre transporte de eleitores

Publicado

em

Por

O governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), tomou conhecimento da publicação de uma matéria jornalística vinculando a utilização de um veículo oficial da autarquia para transportar possíveis eleitores da ex-presidente do órgão ao ginásio do Sesc, em Rio Branco, onde está sendo realizado um mutirão de cadastros eleitorais realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC).

Buscando cumprir com o nosso dever constitucional de transparência, informamos que o Iteracre cedeu um veículo do tipo van ao TRE/AC, conforme solicitado pelo tribunal via Ofício de n.º 168/2024 – PRESI/GAPRES, expedido em 3 de maio de 2024, para a realização do mutirão.

Entendemos que a democracia é a pedra angular do Estado de Direito e toda a sociedade deve contribuir para a sua conscientização. O Iteracre vê grande valor na colaboração institucional e permanecerá colaborando com todas as instituições públicas em prol do bem dos cidadãos acreanos.

Por fim, reiteramos nosso compromisso primordial com a execução da política pública de regularização fundiária, garantindo acesso à moradia àqueles que mais necessitam.

Romário Costa

Presidente do Iteracre

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

 CCJ da Aleac aprova medidas para inserção de jovens no mercado de trabalho

Publicado

em

Por

Na manhã desta terça-feira (7), os deputados que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), se reuniram para deliberar sobre as matérias em pauta para a semana.  Foram aprovadas mais de 16 propostas, todas de autoria parlamentar.

Um dos projetos aprovados foi o de autoria do deputado Adailton Cruz (PSB), que visa instituir o programa “Meu Primeiro Emprego”. Essa iniciativa tem como objetivo principal criar ações voltadas para a inserção de jovens no mercado de trabalho, uma medida importante para o desenvolvimento econômico e social do estado.

O Programa deve atender com prioridade jovens em situação de desemprego, que não tenham possuído vínculo formal anterior, integrantes de família com renda mensal per capita de até um salário-mínimo.

Durante os debates, os parlamentares ressaltaram a importância da proposta para a promoção do emprego e para o futuro dos jovens acreanos. O deputado Adailton Cruz enfatizou a necessidade de políticas públicas eficazes que garantam oportunidades de trabalho digno para a juventude.

“É fundamental ressaltar que investir na capacitação e inserção produtiva dos jovens traz benefícios não só para eles, mas também para a sociedade como um todo. Aumentar as oportunidades de emprego para os jovens significa oferecer-lhes melhores condições para se tornarem cidadãos produtivos, promovendo sua autonomia e independência financeira, reduzindo a desigualdade social, promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado”, disse.

Outro projeto de lei aprovado foi o de autoria do deputado Afonso Fernandes (PL) que garante às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, bem como a seus familiares, a prioridade de vagas nas escolas públicas estaduais.

O objetivo da proposta segundo Fernandes, é tentar minimizar o sofrimento da família, dando a oportunidade aos seus membros de se matricular, com prioridade, em estabelecimento da rede educacional estadual de ensino que se situe próximo à sua nova residência.

“É sabido que a retomada dos estudos é um construto da autonomia que impacta positivamente não apenas na vida profissional, mas contribuem sobremaneira para elevação da autoestima e assim para a superação de problemas decorrentes de ambientes violentos. O Estado, desse modo, deve ter o papel de protagonista no sentido de garantir à mulher e sua família o gozo de um dos direitos básicos previstos constitucionalmente, qual seja: o direito à educação”, enfatizou o Afonso Fernandes.

Na defesa da matéria, a relatora, deputada Michelle Melo (PDT), destacou a importância de políticos como os deputados Afonso Fernandes e Edvaldo Magalhães, que têm se dedicado ativamente à proteção das mulheres e à luta contra o feminicídio.

Em seu parecer pela aprovação, a pedetista enfatizou a necessidade de políticas públicas concretas para tirar as mulheres do ciclo de violência, agradecendo em nome da causa que representa. “Precisamos urgentemente de medidas eficazes para combater esse problema persistente e oferecer apoio às vítimas. Todo projeto que chegar a está casa com esse propósito será bem-vindo”, afirmou.

A comissão também deu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 1/2024 de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD) que institui o Dia das Prerrogativas da Advocacia no Estado do Acre.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo