Conecte-se conosco

Geral

Melhorias na infraestrutura do Sistema Público de Comunicação e valorização da produção jornalística local marcam gestão da Secom em 2024

Publicado

em

Investindo no fortalecimento do Sistema Público de Comunicação do Acre em infraestrutura, modernização e valorização da produção jornalística local, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) chega ao fim de 2024 celebrando conquistas e colhendo os frutos de um trabalho feito por várias mãos.

De acordo com a titular da pasta, Nayara Lessa, o trabalho realizado pela comunicação pública do Acre teve um alcance inimaginável. “Conseguimos concluir o ano com números de produtividade muito expressivos. Todo esse trabalho é o resultado de um esforço em conjunto da equipe da Secom e dos setoriais de comunicação do governo”, avalia.

Nayara Lessa atribui sucesso do trabalho ao esforço da equipe. Foto: José Caminha/Secom

Em 2024, a Secom se destacou na cobertura jornalística de dois desastres naturais que assolaram o Acre: a cheia histórica e a seca extrema. Desenvolvendo um papel estratégico na comunicação das ações governamentais durante esses dois eventos climáticos, a pasta divulgou informações precisas e em tempo real. A cobertura jornalística oficial do governo demonstrou o poder e a importância da comunicação pública, com o subsídio de notícias para vários veículos de comunicação do estado, do Brasil e do mundo.

Equipe cobriu visita de ministros de Estado a Brasileia, após cheia do Rio Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom

O site da Agência de Notícias do Acre foi repaginado e ficou com um design moderno, mais seguro e adaptado para dispositivos móveis. Com um alcance diário médio de  27 mil acessos e mais de 5 mil matérias publicadas em 2024, o site é um dos maiores portais de notícias do estado.

“O site de notícias do governo tem uma importante função para o jornalismo acreano. Com a produção diária de notícias, matérias especiais e artigos, nosso portal é uma fonte segura de informação pública de qualidade e referência no estado do Acre”, afirma a diretora de Jornalismo da Secom, Renata Brasileiro.

Editor-chefe da Agência de Notícias do Acre, Elenilson Oliveira, e diretora de Jornalismo da Secom, Renata Brasileiro, durante Expoacre Juruá. Foto: José Caminha/Secom

Na área de capacitação, a Secom realizou o 2º Encontro de Assessores do Sistema Público de Comunicação do Acre, em que foram abordados temas como marketing digital e estratégias de comunicação integrada. O evento contou com a presença de assessores de todos os setoriais de comunicação do governo e reconheceu os profissionais que se destacaram no início do ano com casos de sucesso, reafirmando, ainda, a importância da comunicação integrada para o fortalecimento do vínculo com a sociedade acreana.

Chegando a todos os municípios acreanos e comunidades isoladas, as rádios públicas desempenham um papel social importante no cotidiano das pessoas. Em 2024, o jornalismo das rádios passou a ser integrado e todos os programas de notícias veiculados em cadeia estadual, nas rádios Difusora AM e Aldeia FM simultaneamente. “Nosso objetivo é de otimizar as equipes e oferecer aos ouvintes mais informações sobre o que está acontecendo em todo o Acre e no Brasil”, definiu o coordenador de Jornalismo das Rádios Públicas, Jefson Dourado.

Floriano Oliveira e Jefson Dourado apresentam o jornal matinal Bom Dia Aldeia. Foto: Diego Gurgel/Secom

Ampliação do alcance digital

Com atuação nas áreas de marketing, transmissão ao vivo, identidade visual e produção audiovisual, a inovação e a criatividade são marcas da atuação no setor de Publicidade e Marketing da Secom.

A produção diária de conteúdo tem propiciado muita interação com o público. Com mais de 184,8 mil seguidores nas redes sociais do governo do Acre (Facebook, TitkTok, Instagram, Youtube, Flicker e X), as plataformas digitais do governo geraram um engajamento diário de 555 mil seguidores no ambiente digital.

Card: divulgação/Secom

Como resultado de toda essa conexão e interatividade, as redes do Estado obtiveram um crescimento de 15% na quantidade total de seguidores e um crescimento de 23,20% no engajamento de seguidores e não seguidores, que estão diariamente acompanhando as notícias do governo do Acre.

Foram realizadas 89 transmissões ao vivo no Youtube e Instagram do governo. Foto: cedida

“Nossa missão é produzir conteúdos com informações institucionais que conectem cada seguidor, de acordo com sua necessidade. Manter o público online com certeza é um trabalho em conjunto diário, uma verdadeira engrenagem que se consolida com os resultados obtidos”, declarou a chefe do Departamento de Marketing e Inovação/Publicidade da Secom, Verônica Pimentel.

Reforma e revitalização

Foram concluídas as obras do muro de contenção da Rádio Aldeia FM de Cruzeiro do Sul e a reforma da Rádio Difusora Acreana, em Rio Branco. Com investimentos de mais de R$ 850 mil, a rádio mais antiga do Acre foi toda revitalizada, preservando seus traços históricos. Em 2024, a Rádio Difusora Acreana, “a voz das selvas”, celebrou 80 anos de criação.

Revitalização da Rádio Difusora Acreana de Rio Branco foi entregue em novembro de 2024. Foto: José Caminha/Secom

Está em fase de obras a nova sede da Rádio Aldeia FM em Brasileia, já que a atual enfrenta problemas com a alagação. A previsão é de que a unidade seja entregue no começo do próximo ano.

Reconhecimento ao jornalismo

A fim de reconhecer a produção jornalística local, a Secom realizou a 2ª edição do Prêmio de Comunicação do Governo do Acre, que premiou trabalhos em diversas categorias, como texto, áudio, telejornalismo e a modalidade para estudantes. O evento distribuiu R$107 mil em dinheiro aos ganhadores. A 3ª edição do prêmio será dedicada ao fotojornalista Marcos Vicentti.

Vencedores do 2º Prêmio de Comunicação do Governo do Acre 2024. Felipe Freire/Secom

“Essas ações refletem o compromisso do governador Gladson Cameli, nosso melhor comunicador, e da Secom, em modernizar a comunicação governamental, os profissionais da área e aproximar o governo da população, oferecendo informação confiável e de qualidade”, avalia a secretária Nayara Lessa.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Incêndio atinge caminhão em área de armazenamento em Tarauacá; Veja

Publicado

em

Fogo teria começado por curto-circuito na cabine; ação rápida dos bombeiros evitou que as chamas atingissem depósito de gás e outros produtos

Um caminhão pegou fogo na noite desta segunda-feira (12) em um local de armazenamento pertencente ao Grupo RI, na Rua Sansão Gomes, no bairro do Triângulo, em Tarauacá. O incidente causou apreensão entre funcionários e moradores da região, mas ninguém ficou ferido.

Segundo informações preliminares, o incêndio teria sido provocado por um possível curto-circuito na parte elétrica da cabine do veículo. As chamas surgiram de forma repentina e atingiram inicialmente o interior do caminhão.

Um funcionário percebeu o princípio de incêndio e acionou rapidamente o Corpo de Bombeiros, que chegou ao local em tempo hábil e conseguiu controlar o fogo antes que ele se espalhasse para outras áreas.

A atuação da equipe foi considerada decisiva, já que no armazém havia produtos como açúcar e outros itens inflamáveis, além de um depósito de gás localizado ao lado, separado apenas por uma parede de alvenaria, o que poderia ter provocado um cenário de maior gravidade.

Com a rápida intervenção, apenas parte da cabine foi danificada, preservando o restante do caminhão e toda a estrutura do espaço de armazenamento. As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

OCA concentra mais de 50 serviços da Educação e amplia acesso dos servidores aos atendimentos da SEE

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), passou a concentrar mais de 50 serviços voltados aos servidores da Educação em um único espaço, ampliando o acesso, a organização dos fluxos e a qualidade do atendimento.

Posto da SEE dentro da OCA Rio Branco mantém funcionamento de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30. Foto: Daniel de Paula/OCA

A iniciativa facilita o encaminhamento de requerimentos administrativos, protocolos de documentos e orientações funcionais, reduzindo deslocamentos, evitando informações desencontradas e promovendo mais agilidade para professores, gestores escolares e demais profissionais da rede estadual.

O posto da SEE dentro da OCA funciona como porta de entrada para praticamente todas as demandas administrativas dos servidores, que podem iniciar seus pedidos no local e acompanhar os encaminhamentos aos setores competentes. Além da abertura de processos, o atendimento também oferece orientações diretas, garantindo mais clareza sobre prazos, documentação e fluxos internos da secretaria.

Segundo o servidor Andrei Silva do Amaral, responsável pelo atendimento no local, a centralização traz mais organização tanto para a secretaria quanto para os usuários. “Tudo o que o servidor quiser solicitar dentro da Secretaria, a gente atende aqui. O servidor faz o requerimento e nós encaminhamos para o setor competente, além de repassar as orientações necessárias”, explicou.

Atendimento aos servidores da educação na unidade OCA Rio Branco, com mais de 50 serviços da SEE disponíveis em um único espaço. Foto: Daniel de Paula/OCA

Para a diretora da OCA, Fran Brito, a ampliação dos serviços da Educação reforça o compromisso da instituição com um atendimento público mais eficiente, integrado e centrado no cidadão. “A OCA tem como missão aproximar o Estado das pessoas, oferecendo serviços de forma clara, organizada e humanizada. Essa parceria com a Secretaria de Educação fortalece esse propósito, garantindo mais comodidade aos servidores e mais eficiência na gestão pública”, destacou.

Atualmente, mais de 50 serviços estão disponíveis no posto da SEE na OCA, abrangendo desde requerimentos funcionais, licenças, progressões, declarações e benefícios até protocolos administrativos diversos. A centralização contribui para padronizar procedimentos, reduzir retrabalho e ampliar a qualidade das informações prestadas aos servidores.

Parceria entre OCA e Secretaria de Educação concentra mais de 50 serviços administrativos na unidade OCA Rio Branco. Foto: Daniel de Paula/OCA

A orientação é que os profissionais da Educação procurem diretamente a OCA para dar entrada em suas solicitações e obter orientações, fortalecendo a integração entre a secretaria, o cidadão e o governo do Estado.

Para mais informações, os cidadãos podem acessar os canais oficiais de atendimento: OCA Virtual, Portal de Serviços em ac.gov.br/oca, atendimento telefônico pelos números (68) 3215-2400, 3215-2446, 3215-2427 e 3215-2445, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, além das redes sociais oficiais da instituição, no perfil @ocaacre.

The post OCA concentra mais de 50 serviços da Educação e amplia acesso dos servidores aos atendimentos da SEE appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo do Acre aprova Plano Estadual de Cultura e consolida diretrizes para a próxima década

Publicado

em

O governo do Acre oficializou a aprovação do Plano Estadual de Cultura (PEC), instrumento que passa a orientar as políticas públicas do setor pelos próximos dez anos. A medida foi formalizada pela governadora em exercício, Mailza Assis, por meio do Decreto nº 11.818, de 31 de dezembro de 2025, publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 12.

Com a edição do decreto, o Plano adquire caráter normativo e torna-se referência permanente para a formulação, execução e avaliação das ações culturais no Estado, assegurando a continuidade das políticas públicas independentemente das alternâncias de governo e reafirmando a cultura como política de Estado. O documento também institui um mecanismo estável de acompanhamento, controle social e incorporação de novas demandas da sociedade.

Conselho Estadual de Cultura e a Fuundação de Cultura Elias Mansour elaboraram o PEC no final de 2025. Foto: Lucas Dutra/FEM

Segundo o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, a aprovação do Plano representa um marco histórico. Trata-se do primeiro Plano Estadual de Cultura formalmente instituído no Acre, elaborado em consonância com a Lei Estadual nº 2.312, de 25 de outubro de 2010, que criou o Sistema Estadual de Cultura e estabeleceu as etapas legais para a construção e institucionalização das políticas culturais.

A elaboração do PEC foi resultado de um processo amplamente participativo. As diretrizes e estratégias foram debatidas e aprovadas na 4ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em 2023, com a presença de representantes dos 22 municípios acreanos, além de artistas, produtores, gestores públicos, coletivos culturais, povos originários, comunidades tradicionais e entidades da sociedade civil organizada.

Coube à Fundação Elias Mansour e ao Conselho Estadual de Cultura (Concultura) a consolidação técnica do documento, posteriormente validado pelo Conselho e encaminhado ao Poder Executivo para apreciação final e aprovação.

O Plano Estadual de Cultura reafirma a cultura como direito fundamental, valoriza a diversidade das expressões culturais, estimula a descentralização das políticas públicas, fortalece a economia criativa e integra a cultura às estratégias de desenvolvimento humano, social e econômico do Acre.

Para a conselheira do Concultura no segmento Audiovisual, Rose Farias, o PEC constitui uma conquista coletiva dos fazedores de cultura, artistas, gestores e da sociedade civil. Segundo ela, o Plano estabelece diretrizes, metas e prioridades capazes de fortalecer a cadeia cultural, ampliar direitos, democratizar o acesso e melhorar as condições de trabalho no setor.

Conselheira Rose Farias destaca a elaboração participativa do PEC e sua importância para a cultura no estado. Foto: Lucas Dutra/FEM

“Mais do que um documento técnico, o PEC é um instrumento de proteção e valorização da cultura do nosso Estado. Ele assegura a continuidade das políticas públicas, reconhece as diversidades culturais e reforça a participação social. O desafio agora é acompanhar e participar ativamente de sua implementação, para que os anseios do setor se traduzam em resultados concretos”, afirmou a conselheira.

A aprovação do Plano consolida um novo ciclo da política cultural acreana, marcado pelo planejamento de longo prazo, pela participação social e pelo compromisso institucional com o fortalecimento da cultura em todos os territórios do Estado.

The post Governo do Acre aprova Plano Estadual de Cultura e consolida diretrizes para a próxima década appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo