Flash
Melhor do Acre: Saúde de Brasiléia atinge 1º lugar no Ranking do Previne Brasil com nota recorde 9,67
A prefeita Fernanda Hassem fecha o mês de janeiro com chave de ouro ao receber a notícia do Ministério da Saúde, que o município de Brasiléia tem os melhores indicadores de saúde dentre os 22 municípios do Acre.
Os dados são levantados por quadrimestre, e Brasiléia atingiu a maior nota desde que o programa foi criado em 2019, alcançando média recorde de 9,67, trabalho esse reconhecido pela gestora à dedicação dos servidores da saúde municipal coordenada pelo ex-secretário Francélio Barbosa, que foi chamado para uma nova missão na atual gestão, mas aguardava o resultado esperançoso pelos trabalhos que sua equipe desempenhava nas Unidades Básicas de Saúde.
Ao anunciar os números à prefeita Fernanda Hassem, o ex-secretário fez questão de destacar a sensação do dever cumprido. “Estou muito feliz, estamos em primeiro lugar no Previne Brasil, a senhora pediu o primeiro lugar e nós corremos atrás, e com a dedicação da equipe, está aí o resultado, estamos em primeiro lugar para a honra e glória do Senhor e é mérito de todos. Saio com a sensação de dever cumprido por ter contribuído em colocar nossa saúde em primeiro lugar”, disse ele.
Fernanda Hassem consegue mais uma façanha, quebrando os paradigmas de que o segundo mandato de um gestor é de menos trabalho. A prefeita tem intensificado as atividades no município, e o desfecho do Previne Brasil, colocando a cidade no topo da lista como melhor saúde do Acre, representa a boa colheita das sementes plantadas por uma equipe comprometida com o que faz.
Com agenda extensa nesta quarta-feira, 31 de janeiro, a gestora brasileense pediu um tempinho nos trabalhos para agradecer o desempenho da turma da saúde. “Quero agradecer o secretário Francélio que esteve à frente desses trabalhos, mas eu queria aqui estender minha gratidão a todos os funcionários da saúde, às nossas Unidades de Saúde, que não mediram esforços e que essa colocação no Previne Brasil só nos impulsiona a trabalhar cada vez mais. estou muito feliz, é nosso último ano e eu estou fazendo aquilo que prometi para a população, trabalhar e trabalhar mais, e diferente de todo mundo que no segundo mandato cruza os braços, nós estamos é arregaçando as mangas das camisas e trabalhando incansavelmente”, destacou a prefeita.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo
Comentários
Flash
Final da Prova do Laço e a Grande Final do Rodeio Fecham com Chave de Ouro o 12º Circuito Country de Epitaciolândia
O prefeito Sérgio Lopes e organizadores avaliam que evento superou expectativas, aquecendo a economia local, fomentando o turismo e gerando oportunidades, emprego e renda para a região.
O 12º Country de Epitaciolândia encerrou com grande sucesso neste final de semana, consolidando-se como um dos principais eventos de rodeio e cultura country da regional do Alto do Acre. A prova do laço e a grande final do rodeio emocionaram o público, que lotou o Parque de Exposições, fechando o evento com chave de ouro neste domingo dia 4 de maio.
O prefeito Sérgio Lopes destacou que o festival superou as expectativas, não apenas pelo entretenimento de qualidade, mas também pelo impacto positivo na economia local. “O 12º Circuito Country trouxe turistas de várias regiões, movimentou o comércio, a hotelaria e gerou emprego e renda para nossa gente. É um evento que fortalece nossa identidade e desenvolve Epitaciolândia”, afirmou.
Os organizadores ressaltaram o crescimento do evento a cada edição, com infraestrutura ampliada, shows de renome nacional e competições de alto nível. Além disso, o rodeio e as provas eqüestres valorizaram a tradição sertaneja, atraindo criadores, peões e fãs do gênero.
Com o balanço positivo, a expectativa é que a2ª Edição da Agropec prevista para setembro deste e 13º Country de Epitaciolândia ano que vem continue crescendo, fortalecendo o turismo rural e a economia da região.
Comentários
Flash
MPAC instaura procedimento para apurar morte durante ação policial em Rio Branco
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada do Controle Externo da Atividade Policial, instaurou nesta segunda-feira (05) uma Notícia de Fato Criminal para acompanhar as circunstâncias da morte de Sebastião Alves Sussuarana, de 48 anos, durante uma intervenção policial ocorrida no último domingo, em Rio Branco.
O caso chegou ao conhecimento do MPAC por meio do noticiário local, que trouxe informações e um vídeo do fato noticiado. De acordo com as publicações, Sebastião teria sido morto a tiros após esfaquear um homem e tentar atacar um vigilante e um policial militar nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral.
Como parte das providências iniciais, o MPAC solicitou ao Núcleo de Apoio Técnico (NAT) que realize um levantamento no local dos fatos, buscando imagens de câmeras de segurança, identificação de possíveis testemunhas e coleta de informações que possam subsidiar a apuração.
Além disso, a Promotoria enviou ofício à Corregedoria-Geral da Polícia Militar solicitando informações sobre a abertura de investigação interna para apurar a conduta dos agentes envolvidos na ação. O objetivo é acompanhar de forma independente a apuração dos fatos, como previsto nas atribuições do Ministério Público.
Comentários
Flash
Policia Militar já recuperou mais de 20 veículos furtados em Brasiléia nos últimos 3 meses
Durante abordagens realizadas pelo policiamento de trânsito da Polícia Militar do 5º Batalhão de Brasiléia, na Avenida Marinho Montes, no dia 29/04/2025, próximo à entrada do bairro Francisco José Peixoto, na cidade de Brasiléia, foi abordado um senhor que conduzia uma motocicleta da marca Kingo, de cor preta, com placa boliviana. Foi solicitada sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o documento da motocicleta; entretanto, o condutor não possuía os documentos do veículo. Diante disso, foi realizada uma verificação por meio do número do chassi, constatando-se uma restrição de roubo/furto na cidade de Cobija, Bolívia.
No dia 30/04/2025, durante novas abordagens na Avenida Internacional, em Epitaciolândia, uma senhora foi abordada conduzindo uma motocicleta Kingo, também de cor preta, sem portar os documentos do veículo. Após consulta ao chassi, novamente foi constatada a restrição de roubo/furto na cidade de Cobija, Bolívia.
Já no dia de hoje, 01/05/2025, durante abordagens na Avenida Santos Dumont, no município de Epitaciolândia, um jovem que trafegava pela via retornou na contramão ao avistar a blitz, parando atrás de um carro. Diante da atitude suspeita, os policiais se dirigiram até o local, solicitaram sua CNH e os documentos da motocicleta. O condutor afirmou não ser habilitado, mas apresentou o documento do veículo. Após a verificação dos dados e consulta ao chassi, também foi constatada a restrição de roubo/furto na cidade de Cobija, Bolívia.
Com as ações do policiamento de trânsito da Polícia Militar do 5º Batalhão de Brasiléia, já foram recuperadas 31 motocicletas e 1 carro com restrições de roubo/furto nas cidades de Epitaciolândia e Brasiléia: 9 recuperações ocorreram nos cinco últimos meses de 2024 e 23 no ano de 2025.
Graças a essas ações, 32 pessoas que haviam sido vítimas de furto ou roubo conseguiram reaver seus bens, muitas vezes adquiridos com esforço ao longo de anos.
Você precisa fazer login para comentar.