Flash
Melhor do Acre: Saúde de Brasiléia atinge 1º lugar no Ranking do Previne Brasil com nota recorde 9,67
A prefeita Fernanda Hassem fecha o mês de janeiro com chave de ouro ao receber a notícia do Ministério da Saúde, que o município de Brasiléia tem os melhores indicadores de saúde dentre os 22 municípios do Acre.
Os dados são levantados por quadrimestre, e Brasiléia atingiu a maior nota desde que o programa foi criado em 2019, alcançando média recorde de 9,67, trabalho esse reconhecido pela gestora à dedicação dos servidores da saúde municipal coordenada pelo ex-secretário Francélio Barbosa, que foi chamado para uma nova missão na atual gestão, mas aguardava o resultado esperançoso pelos trabalhos que sua equipe desempenhava nas Unidades Básicas de Saúde.
Ao anunciar os números à prefeita Fernanda Hassem, o ex-secretário fez questão de destacar a sensação do dever cumprido. “Estou muito feliz, estamos em primeiro lugar no Previne Brasil, a senhora pediu o primeiro lugar e nós corremos atrás, e com a dedicação da equipe, está aí o resultado, estamos em primeiro lugar para a honra e glória do Senhor e é mérito de todos. Saio com a sensação de dever cumprido por ter contribuído em colocar nossa saúde em primeiro lugar”, disse ele.
Fernanda Hassem consegue mais uma façanha, quebrando os paradigmas de que o segundo mandato de um gestor é de menos trabalho. A prefeita tem intensificado as atividades no município, e o desfecho do Previne Brasil, colocando a cidade no topo da lista como melhor saúde do Acre, representa a boa colheita das sementes plantadas por uma equipe comprometida com o que faz.
Com agenda extensa nesta quarta-feira, 31 de janeiro, a gestora brasileense pediu um tempinho nos trabalhos para agradecer o desempenho da turma da saúde. “Quero agradecer o secretário Francélio que esteve à frente desses trabalhos, mas eu queria aqui estender minha gratidão a todos os funcionários da saúde, às nossas Unidades de Saúde, que não mediram esforços e que essa colocação no Previne Brasil só nos impulsiona a trabalhar cada vez mais. estou muito feliz, é nosso último ano e eu estou fazendo aquilo que prometi para a população, trabalhar e trabalhar mais, e diferente de todo mundo que no segundo mandato cruza os braços, nós estamos é arregaçando as mangas das camisas e trabalhando incansavelmente”, destacou a prefeita.
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo
Comentários
Flash
Agricultura: Prefeitura de Epitaciolândia entrega beneficiadora de arroz à comunidade Águas Bela
O Prefeito Sérgio Lopes esteve na última quarta-feira, 20, na comunidade Águas Bela, para a entrega de uma beneficiadora de arroz, em parceria com a Associação dos Moradores e Produtores da Reserva Chico Mendes de Brasileia e Epitaciolândia (AMOPREBE).
A máquina foi adquirida por meio de emenda parlamentar do Senador da República, Márcio Bittar, e representa um avanço importante para o fortalecimento da agricultura familiar na região. Essa é mais uma das beneficiadoras entregues às associações de produtores, visando gerar melhores condições de trabalho, aumentar a produtividade e agregar valor à produção local.
Durante o ato de entrega, o prefeito destacou a relevância do investimento e agradeceu ao senador pelo apoio às comunidades rurais.
“Essas máquinas são fundamentais para garantir mais autonomia e condições dignas aos nossos produtores, que vivem do que plantam e colhem. Agradeço ao senador Márcio Bittar por olhar com carinho para a agricultura familiar e destinar recursos que realmente fazem a diferença na vida de quem mais precisa”, ressaltou Sérgio Lopes.
Com a nova beneficiadora, os moradores da comunidade Águas Bela poderão processar sua produção de arroz de forma mais ágil e eficiente, reduzindo custos e fortalecendo a renda das famílias que vivem do trabalho na Reserva Chico Mendes.
A entrega integra um conjunto de ações da Prefeitura de Epitaciolândia que buscam incentivar a produção sustentável, a valorização do homem do campo e o fortalecimento da economia rural do município.
Comentários
Flash
Governo realiza 6ª Conferência Estadual das Cidades reúne lideranças e debate moradia e sustentabilidade no estado
Compreendendo as particularidades de cada cidade do Acre, nos dias 20 e 21 de agosto, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), sedia a 6ª Conferência Estadual das Cidades. Com o apoio do Ministério das Cidades, o encontro reúne representantes dos 22 municípios acreanos, autoridades estaduais e movimentos sociais para debater os principais desafios e soluções voltados ao desenvolvimento urbano sustentável.

Oportunidade celebrou a união de diversas esferas promovendo políticas públicas para as cidades acreanas. Foto: Alice Leão/Secom
Norteados pelo tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência deu continuidade ao processo iniciado nas etapas municipais, consolidando propostas e escolhendo 33 delegados que representarão o Acre na Conferência Nacional das Cidades, prevista para outubro, em Brasília.

Abertura da conferência foi abrilhantada por uma apresentação musical de indígenas Yawanawá, valorizando as raízes do povo acreano. Foto: José Caminha/Secom
A governadora em exercício, Mailza Assis, participou do encontro e enfatizou a importância da conferência como espaço democrático de diálogo. “As conferências servem para transformar as demandas da população em ações concretas. Nosso compromisso é colocar em prática as propostas que surgirem daqui, garantindo crescimento sustentável e valorização das pessoas. Aqui damos voz aos ribeirinhos, aos povos da floresta e aos moradores dos bairros mais distantes”, ressaltou.

“Esse é um espaço de diálogo que visa um futuro melhor. Cada voz levantada pode concretizar uma ação efetiva para cada município”, disse Mailza, incentivando a participação dos gestores municipais nas plenárias promovidas. Foto: José Caminha/Secom
O titular de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago, ressaltou a força da participação popular e o impacto direto da conferência na formulação de políticas públicas. Ele disse: “Os 33 delegados eleitos terão a missão de levar as ideias e propostas do Acre para a conferência nacional. Isso mostra que quando organizamos e apresentamos dados técnicos, conquistamos avanços reais para os municípios.”
Segundo Santiago, as principais demandas levantadas pelos representantes municipais são habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana. Ele também destacou que, mesmo nos municípios que não realizaram conferências próprias, houve apoio técnico do Estado para garantir participação.

“O governo estadual é um grande parceiro dos municípios e está empenhado em promover melhorias significativa para todos”, garante o secretário Santiago. Foto: José Caminha/Secom
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, apontou desafios estruturais: “Participar dessa conferência é uma oportunidade de buscar soluções junto aos governos estadual e federal”.

Ciente da importância das conferências, o prefeito de Brasiléia participou de perto da edição municipal e estadual. Foto: Alisson Oliveira/Secom
De Rodrigues Alves, Lucilene de Souza Amaral, representante da educação municipal, trouxe preocupações com alagamentos e moradias em áreas de risco: “Nosso município sofre com áreas alagadas durante o período chuvoso e precisamos de planejamento para que as casas sejam construídas em locais seguros. Também enfrentamos sérios problemas com esgoto e urbanização. Trazer essas pautas para a capital é essencial para mostrar nossas reais dificuldades”.

Lucilene defendeu a importância da colaboração de gestores municipais em ambientes de escuta como a Conferência Estadual das Cidades. Foto: Alisson Oliveira/Secom
Com palestras e plenárias temáticas, os representantes discutiram questões como moradia digna, cidadania, saneamento básico, mobilidade e sustentabilidade. As propostas aprovadas serão levadas à etapa nacional, em outubro, consolidando a contribuição do Acre na construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
- Oportunidade celebrou a união de diversas esferas promovendo políticas públicas para as cidades acreanas. Foto: Alice Leão/Secom
- “Esse é um espaço de diálogo que visa um futuro melhor. Cada voz levantada pode concretizar uma ação efetiva para cada município”, disse Mailza, incentivando a participação dos gestores municipais nas plenárias promovidas. Foto: José Caminha/Secom
Comentários
Flash
Mulher é morta a facadas pelo companheiro em Tarauacá: Acusado foi preso pela Polícia Civil
Crime ocorreu no bairro Centro; acusado foi preso horas depois pela Polícia Civil
A cidade de Tarauacá foi abalada na manhã desta quarta-feira (20) por mais um caso de feminicídio. Erilene da Silva Costa, de 34 anos, foi assassinada a golpes de faca pelo próprio companheiro, identificado como D. S. O., no beco do Altas Horas, bairro Centro.
Segundo testemunhas, as agressões começaram dentro da residência da mãe do acusado. Ferida, Erilene tentou escapar e correu pela rua pedindo ajuda, mas caiu em frente à casa de um vizinho. Ainda consciente, relatou que havia sido esfaqueada pelo companheiro.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou a vítima ao Hospital Sansão Gomes. Apesar dos esforços da equipe médica, ela não resistiu aos ferimentos.
Após o crime, o agressor fugiu atravessando o rio Tarauacá para tentar escapar da polícia. Equipes da Polícia Militar realizaram buscas intensas, mas só mais tarde, durante o registro do boletim de ocorrência, a Polícia Civil confirmou a prisão do acusado no bairro Conquista.
O caso reforça a preocupação com a escalada da violência de gênero em Tarauacá, que tem registrado novos episódios de feminicídio nos últimos meses. Erilene, natural da cidade e desempregada, deixa familiares e amigos enlutados.
O acusado foi conduzido à delegacia e será encaminhado à Justiça para responder por feminicídio, conforme prevê o artigo 121, §2º, inciso VI, do Código Penal Brasileiro.
Você precisa fazer login para comentar.