Cotidiano
Melhor alternativa é manter estados e municípios na Previdência, diz relator
Samuel Moreira diz que ideia é apresentar relatório nesta quinta-feira (6) ou no máximo na próxima segunda-feira (10)

Samuel Moreira | Foto: Câmara Federal
Por Francisco Costa
Secretário do Tesouro, relator da PEC na comissão especial, governadores e presidente da Câmara saem em defesa da permanência destes entes na reforma
Para o relator da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados, Samuel Moreira (PSDB-SP), manter Estados e municípios na reforma é a melhor alternativa. Ele comentou o assunto em pronunciamento conjunto com governadores de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.
“Existem várias alternativas sendo estudadas, mas eu diria, e essa é uma opinião pessoal, que não há qualquer alternativa melhor do que mantermos os estados e municípios nesta reforma. Precisamos resolver isso ao mesmo tempo e de maneira rápida”.
Moreira, que pretende apresentar o relatório entre quinta-feira, 6, e segunda, 10, disse que pretende elaborar um texto que possa ser aprovado. “Lógico que haverá alterações, todo deputado tem direito natural, mas queremos construir a maioria antes de apresentar o relatório”.
As opções possíveis seriam: os governos serem mantidos, terem um prazo para votar em seus legislativos para aderir às regras federais ou ficarem de fora.

Governadores
João Doria (PSDB), governador de São Paulo, afirmou que o Estado não possui plano B. Para ele, é preciso manter a vinculação de estados e municípios à reforma.
Da mesma forma, Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul se manifestou. “Mesmo que meu estado faça a lição de casa, se outro não fizer, vamos pagar a conta conjuntamente”.
Eles foram acompanhados por Reinaldo Azambuja (PSDB), do Mato Grosso do Sul. “Se não for possível, claro, vamos encaminhar [projeto] igualando [a Previdência estadual] à federal”.
Articulação do governo
O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, também tratou do tema, nesta segunda. Segundo ele, em entrevista à rádio CBN, os governadores deveriam ir, nesta semana, à Brasília para pressionar e dialogar, a fim de manter a importância de manter os entes federativos no projeto de lei.
Em publicação da revista Exame, a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado apontou que o atual déficit de R$ 100 bilhões nos regimes de aposentadoria e pensões estaduais pode quadruplicar em 2060, se não houver uma mudança. Ainda conforme a análise, somente um alíquota de mais de metade da remuneração do funcionalismo (54%) seria capaz de equilibrar esse quadro.
Este encontro de governadores tucanos, inclusive, faz parte dessa articulação.
Presidente do legislativo
Quem também entrou em campo pela defesa da manutenção dos Estados e municípios na reforma foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Porém, segundo ele, existem parlamentares aliados a governadores de oposição que se posicionam contra, mesmo situação calamitosa nesses Estados.
Para ele, se esses governadores não convencerem seus deputados, os entes podem até ficar de fora. Apesar disso, Maia acredita que a maioria será construída, mesmo sem esses votos.
“Se o déficit continuar crescendo, a União é que vai pagar a conta”, disse ele ao lembrar que parlamentares pedem “coerência” de todos que votarão pela proposta.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação
O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.
“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.
Dois períodos
O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.
Amistoso na terça
Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão
O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.
“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.
Segue com preparação
O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.
1º Amistoso
O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.
Comentários
Cotidiano
Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.
O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.
Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.
Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.
No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.
Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.
Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Você precisa fazer login para comentar.