Acre
Médicos suspendem greve para tentar acordo com Sesacre
Os médicos decidiram suspender a greve prevista para o dia 12 para buscar alternativas para as melhorias de estruturas dos hospitais públicos. A posição de mais uma tentativa de negociar um acordo com o governo do Estado foi votado na assembleia geral realizada na noite de terça-feira (06/04).
De acordo com o presidente em exercício do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Murilo Batista, a classe demonstra que está disposta em negociar e espera a mesma iniciativa do governo.
“Temos 21 reivindicações que buscam melhorias no serviço de saúde pública e o Estado precisa encarar as propostas com seriedade. Estamos sendo pacientes, mas até o momento não houve o cumprimento dos últimos acordos fechados”, detalhou o sindicalista.
A classe reivindica melhores condições de trabalho, cumprimento dos acordos como o pagamento das gratificações de titulação, a nomeação de médicos peritos para o interior, contratação dos aprovados em concurso público, a aposentadoria especial e a garantia dos direitos trabalhistas.
“Na negociação do ano passado, o governo solicitou que organizássemos propostas que não representassem gastos para o Estado, então apontamos as necessidades dos médicos. Eles concordaram com as propostas, mas até o momento eles estão enrolando a população e a classe, deixando de garantir a estrutura necessária”, detalhou o sindicalista.
Murilo Batista lembrou que a população do interior sofre sem um IML, então os médicos buscaram negociar com a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Estado de Saúde o cumprimento de uma lei existente que garante a nomeação de médicos-peritos, mas, para isso, é preciso realizar um curso, o que até hoje o poder público não atendeu.
A classe ainda exige que os médicos especialistas tenham de volta a gratificação por titulação com o objetivo de incentivar a permanências dos aprovados no concurso recente e dos futuros profissionais.
“A gratificação tem o objetivo de oferecer um incentivo ao profissional que se especializou em pediatria, ou em ginecologia/obstetrícia, ou em outras áreas, aumentando o número de pessoas capacitadas para atuar nas mais diferentes áreas da medicina, o que favorece a população”, falou o presidente em exercício.
Comentários
Acre
MP lança concurso de fotografia sobre mulheres em situação de rua

Foto: Internet/Reprodução
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) lançou o concurso de fotografia “Quem São Elas? Um Olhar Sobre as Mulheres em Situação de Rua”, com o objetivo de ampliar a visibilidade dessa população e incentivar a produção de imagens que retratem suas histórias e vivências.
A iniciativa integra as atividades comemorativas dos 12 anos do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), e busca sensibilizar a sociedade para a realidade enfrentada pelas mulheres em situação de rua, promovendo um olhar mais atento, humano e empático por meio da arte fotográfica.
O concurso está dividido em três categorias: Celular, para registros espontâneos do cotidiano; Profissional, voltada a fotos com técnicas avançadas de composição e narrativa; e Imagem IA, destinada a representações simbólicas que mesclem retratos reais com recursos digitais.
Aberto ao público em geral, o concurso estimula a criatividade e o engajamento social por meio da fotografia, valorizando tanto a autenticidade dos registros cotidianos quanto o uso inovador da tecnologia.
Comentários
Acre
Caminhoneiro tem caminhão arrombado durante parada em estacionamento na Av. Internacional
Criminosos invadiram caminhões, levaram bateria, combustível e deixaram rastro de destruição; caso foi registrado em vídeo e compartilhado entre motoristas

O caso reforça a insegurança enfrentada por profissionais que trafegam pela região, que abastece a cidade boliviana de Cobija. Foto: captada
No início das comemorações do aniversário de Epitaciolândia, na madrugada da última quarta-feira (30), um caminhoneiro boliviano identificado como Juan Carlos foi vítima de assalto em um estacionamento de veículos pesados na Avenida Internacional, em frente ao prédio do Posto Fiscal – Inspetoria da Receita Federal do Brasil, no bairro José Hassem com Satel. O local de declaração aduaneira e ponto de parada para descanso de motoristas, tem registrado constantes crimes contra profissionais que abastecem Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia.
Testemunhas relataram que os criminosos arrombaram cadeados, quebraram vidros, reviraram as cabines e levaram baterias e combustível. As imagens do estrago foram compartilhadas em grupos de WhatsApp entre caminhoneiros da região, mostrando a ação dos ladrões.
O episódio ocorreu no feriado municipal, quando a cidade recebe um fluxo maior. O caso reforça a vulnerabilidade dos caminhoneiros em locais de parada, especialmente durante a madrugada.
A Polícia Civil investigará o crime, e alerta para que motoristas evitem estacionar em locais isolados e sem segurança.

O local, usado por motoristas para descanso, foi alvo de criminosos que arrombaram o veículo, levaram bateria, combustível e outros pertences, deixando um rastro de destruição. Foto: captada
O roubo de caminhões segue sendo um dos maiores desafios enfrentados pelos caminhoneiros no Brasil, impactando não apenas a segurança dos motoristas, mas também a logística de transporte e o prejuízo das empresas.
As autoridades ainda não se pronunciaram sobre o caso, mas a situação reforça a preocupação com a segurança nas rotas de transporte na região.
Veja vídeo:
Comentários
Acre
Acidente entre caminhão e carreta deixa motorista preso às ferragens

Foto: Reprodução
Um grave acidente envolvendo um caminhão da Secretaria de Estado de Agricultura e uma carreta foi registrado na tarde deste domingo, 4, no km 11 da BR-364, nas proximidades de Tarauacá, interior do Acre. O motorista do caminhão, que partiu de Cruzeiro do Sul, ficou preso às ferragens após a colisão.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Tarauacá foram acionadas para realizar o resgate. Utilizando ferramentas especializadas, os militares conseguiram retirar a vítima da cabine do veículo.
O condutor sofreu ferimentos graves, incluindo fratura no fêmur esquerdo, fraturas no antebraço e na mão esquerda, além de dilaceração na mão direita e cortes na região da cabeça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ele recebeu os primeiros atendimentos ainda no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado, consciente e orientado, ao Hospital Sansão Gomes.
As causas do acidente ainda não foram divulgadas.
Com informações do Extra do Acre
Assista ao vídeo: