Acre
Médicos confirmam a deflagração de greve a partir desta terça-feira
Os médicos de todo o Acre entram em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (23). O objetivo é protestar contra a importação de profissionais sem a aplicação da prova de revalidação do diploma. A categoria também exige do governo do Estado concurso público e melhores condições de trabalho.
A mobilização reunirá a categoria na frente do Palácio a partir das 9 horas, onde serão distribuídos panfletos com o objetivo de sensibilizar a população para os problemas da falta de equipamentos e medicamentos na saúde pública.
Os médicos manterão um terço dos serviços oferecidos, como manda a legislação que regulamenta o direito de greve, o que garantirá o atendimento de urgência e emergência.
Desde 2010, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) vem tentando negociar com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) uma série de reivindicações para garantir a melhoria dos serviços prestados, mas até o momento não houve avanços.
Entre as principais propostas de pauta está a realização do concurso público e a melhoria da estrutura das unidades de saúde.
A categoria ainda segue um indicativo nacional de paralisação contra a decisão tomada pela presidente Dilma Rousseff de contratar médicos de outros países para trabalhar no Brasil sem a devida revalidação do diploma, ou seja, sem passar pela prova que deverá verificar se os conhecimentos obtidos no exterior são similares aos obtidos nas universidades brasileiras.
As entidades médicas também protestam pela medida arbitrária de aumentar de seis para oito anos a duração do curso de Medicina, prejudicando a formação das especialidades e obrigando o universitário a cumprir uma espécie de serviço civil obrigatório nos últimos dois anos do curso.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.

Você precisa fazer login para comentar.