Conecte-se conosco

Cotidiano

Médico diz que acreanos cometem erros graves e alerta para semanas críticas

Publicado

em

Para Andreas Stocker, população vai pagar caro ao desrespeitar as recomendações de isolamento

Para o médico Andreas Stocker, do Centro de Infectologia Charles Mérieux, o alastramento da pandemia no Acre, que está na sua 5ª semana, está apenas no seu começo

Assessoria

Coordenador de um dos oito centros mundiais que compõem uma rede de laboratórios de pesquisa e diagnóstico da Fundação Mérieux, o alemão Andreas Stocker, médico biologista pela Universidade de Hamburgo é hoje uma das maiores autoridades no Acre para falar da pandemia de Covid-19.

Em entrevista, no Centro de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco, Stocker afirma com muita preocupação que “a população acreana está cometendo erros graves, os mesmos equívocos que cometeram as pessoas de outros estados”, onde a pandemia já avançou muito rápido por negligenciarem o isolamento social.

E faz um alerta: “Nessas últimas duas semanas no Acre [desde o dia 5, e que termina no próximo sábado, dia 18] as pessoas tiveram uma vida normal nas ruas, não obedeceram aos apelos de ficar em casa, se juntaram nas filas de bancos e foram se reunir na casa de amigos. Veja bem, essa ‘normalidade’ que se viveu vai ter consequências muito desastrosas daqui a mais duas ou três semanas”.

De acordo com o especialista, é impossível acabar com o risco cada vez mais de novos contágios se a população não entender que deve tomar precauções extremamente necessárias para conter o avanço da doença.

“Não é o que estamos vendo. E digo mais: não começamos nem a subir a curva de contaminação. Hoje estamos na base do pico, mas já com uma centena de casos”, dispara Andreas Stocker, enquanto esboça em um desenho na lousa o quadro de infestação lamentável em que o estado chegará nas próximas semanas.

Nesta quinta-feira, 16, houve a quinta morte por coronavírus no estado – e o primeiro óbito de uma pessoa que, apesar de estar no grupo de risco para a doença –, estava fora do grupo de idosos, as quatro primeiras mortes pela doença no Acre.

As palavras do médico e pesquisador, que é responsável desde 2005 por pesquisas e projetos de diagnóstico molecular de vírus humanos como o da influenza A e B, parainfluenza 1 até 4, rhino-vírus, hMPV e RSV, são corroboradas pelo Corpo de Bombeiros.

Na terça-feira, 14, uma equipe dos bombeiros esteve no centro de Rio Branco para orientar as pessoas que estavam na fila das lotéricas, e de uma agência bancária para que mantivessem o distanciamento de 1,50m a 2 metros uma das outras.

Fitas adesivas foram colocadas no chão para que as pessoas observassem essa separação, enquanto eram advertidas para o risco que estavam tendo se permanecessem coladas umas as outras.

No entanto, bastou que os miliares deixassem o local para que todos ignorassem os apelos e voltassem a se aglomerar. Apesar dos inúmeros pedidos para se evitar aglomerações, a população continua ignorando as normas de segurança.

“Isso é muito pernicioso para todos, porque o serviço de orientação, de recomendação e de prevenção da nossa corporação fica prejudicado”, ressalta o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista.

Ele afirma que a Instituição segue as orientações do governador Gladson Cameli, por meio de decreto, que é o de intervir para que as pessoas não se aglomerem em filas e mantenham o distanciamento correto.

“Mas o que percebemos é que alguns têm receio de que, com o espaçamento, outras pessoas furem a fila. No entanto, esse será o foco até que as pessoas entendam e tornem o distanciamento um hábito”, diz Batista.

Para o médico Andreas Stocker, do Centro de Infectologia Charles Mérieux, o alastramento da pandemia no Acre, que está na sua 5ª semana, está apenas no seu começo. Mas para evitar colapsos como o que já acontece em estados como o Amazonas e o Pernambuco, é preciso que as pessoas respeitem o isolamento domiciliar e social.

No Pernambuco, 88% dos novos leitos de UTI, criados para tratar os casos de coronavírus estão ocupados. O secretário de Saúde, André Longo, admitiu ontem que o governo do estado analisa a eventual necessidade de ampliação do isolamento social, mas considera “muito difícil” implementar um fechamento no estado, mesmo com a aceleração da contaminação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Mais 97 aprovados em concurso da Educação tomam posse em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Profissionais aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE) tomaram posse na tarde desta terça-feira, 10, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. A cerimônia reuniu professores e servidores de apoio administrativo que passam a integrar, de forma efetiva, a rede estadual de ensino.

Entre os empossados estava Pedro Felipe Souza Silva, aprovado para o cargo de professor de Sociologia. O novo servidor destacou a importância do momento para a família e para a estabilidade profissional, após anos atuando como professor provisório.

Pedro Felipe Souza Silva toma posse no cargo de professor de Sociologia ao lado de familiares, durante cerimônia em Cruzeiro do Sul. Foto: Glédisson Albano/SEE

Também tomou posse Kessyla Fernanda dos Santos Barros, para o cargo de apoio administrativo. Kessyla ressaltou que a efetivação representa estabilidade financeira e melhores condições para continuar os estudos.

Em Cruzeiro do Sul, foram empossados 88 profissionais de apoio administrativo, seis professores de Química e três de Sociologia.

Servidores aprovados no concurso da Educação participam de cerimônia de posse no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul. Foto: Glédisson Albano/SEE

O coordenador-geral da representação da SEE em Cruzeiro do Sul, Aderlan Gomes, informou que essa foi a terceira cerimônia de posse do concurso da Educação no município. Segundo o gestor, novas convocações já estão em andamento, incluindo profissionais da educação especial.







The post Mais 97 aprovados em concurso da Educação tomam posse em Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre revela jovem talento acadêmico com aprovações na USP e em outras universidades do país

Publicado

em

A estudante da rede pública estadual Ana Joyce do Carmo Gomes, de 14 anos, segue ampliando uma trajetória marcada por conquistas acadêmicas expressivas. Entre os resultados mais recentes estão o 2º lugar no processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP), para o curso de Gerontologia, em uma das instituições mais concorridas do país, e o 1º lugar em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

Ana Joyce concilia rotina escolar, estudos complementares e preparação acadêmica, com foco no projeto de vida e na futura atuação na área médica e científica. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Mesmo diante das aprovações, a jovem optou por não ingressar na graduação neste momento. O objetivo permanece definido: cursar Medicina e atuar futuramente como médica e pesquisadora. Para isso, segue dedicada à preparação acadêmica e aos estudos voltados aos próximos processos seletivos.

A estudante já havia se destacado nacionalmente em 2025 ao ser aprovada, ainda muito jovem, em 14 cursos de graduação em instituições públicas e privadas do país, além de conquistar o primeiro lugar geral em concurso público municipal. As novas aprovações reforçam a constância do rendimento escolar e o planejamento educacional construído ao longo dos anos.

A trajetória de Ana Joyce vem sendo construída com o apoio da rede pública de ensino e do acompanhamento especializado ofertado pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), vinculado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O atendimento inclui atividades de enriquecimento curricular, acompanhamento pedagógico e apoio socioemocional.

Gestora do NAAH/S, Jeane Lyra Jucá, destaca a importância do acompanhamento especializado no desenvolvimento de estudantes com altas habilidades. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Segundo a gestora do NAAH/S, Jeane Lyra Jucá, o acompanhamento contribui para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes com altas habilidades, fortalecendo competências, autonomia e projetos de vida.

O trabalho desenvolvido pelo NAAH/S tem como objetivo identificar, acompanhar e estimular estudantes com potenciais diferenciados, por meio de atividades complementares, orientação pedagógica e apoio às famílias e às unidades escolares.

Ana Joyce afirma que a escolha pela Medicina está ligada à identificação com a área da saúde e ao desejo de atuar também na pesquisa científica, com interesse na área de neurociência. A estudante destaca ainda a importância da organização da rotina de estudos, do descanso e dos momentos de lazer para manter o equilíbrio.

Vânia do Carmo Nery acompanha e incentiva a trajetória acadêmica da filha desde a infância, reforçando o apoio familiar ao projeto de vida da estudante. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A mãe da estudante, Vânia do Carmo Nery, destaca que o interesse pelos estudos sempre foi natural e reforça o apoio da família para que a filha alcance o objetivo profissional. Desde muito cedo ela fala sobre cursar Medicina. Nosso papel é apoiar e incentivar para que ela consiga alcançar esse objetivo”, afirmou.

Conquistas 2026

Gerontologia – USP

Arquitetura e Urbanismo – Instituto Federal de Rondônia

Engenharia Elétrica – Universidade Federal de Rondônia

Administração – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Direito – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Química Industrial – Instituto Federal de Farroupilha – RS

Engenharia de Alimentos – Universidade Federal de Santa Catarina

Inteligência Artificial (Tecnólogo) – Instituo Federal de Rondonópolis

The post Acre revela jovem talento acadêmico com aprovações na USP e em outras universidades do país appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após derrota, Neném e Felipinho são dispensados do Santa Cruz

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Felipinho foi dispensado do Santa Cruz sem a diretoria saber

O volante Neném e o meia Felipinho foram dispensados pelo executivo de futebol do Santa Cruz, Ricardo Pereira, após a derrota para o Galvez. Os dois atletas entraram durante a partida contra o Imperador e foram comunicados do desligamento na reapresentação no domingo, 8, no CT do Cupuaçu.

Diretoria não sabia

Ricardo Pereira dispensou os dois atletas sem ter comunicado os dirigentes. A atitude do executivo de futebol não “caiu bem” e a decisão foi bastante questionada.

Tentou a voltar

O presidente do Santa Cruz, Léo Raches, trabalhou pelo retorno do meia Felipinho e quando assunto parecia contornado, o atleta recebeu uma proposta do Guaporé, de Rondônia, e decidiu não seguir na Capivara.

Comentários

Continue lendo