Flash
Médico diz que Acre já vive terceira onda de Covid e colapso na saúde está nas mãos dos ‘não vacinados’
O estado do Acre já vive uma terceira onda de contaminação pelo novo coronavírus. A afirmação é do médico epidemiologista Marcos Lima, que integra o grupo técnico de apoio ao Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19. De acordo com ele, a sazonalidade de doenças respiratórias ocorre geralmente entre a segunda quinzena de janeiro e até segunda quinzena de março.
“Ano passado, o SARS-COV2 apresentou esse comportamento. Acreditamos que irá se repetir. A diferença é que esse ano temos pessoas vacinadas, um surto de gripe por influenza e uma nova variante”, destacou ao ac24horas.
O epidemiologista não tem dúvidas sobre o aumento contínuo de casos nos próximos dias, mas acredita que quem está vacinado vai apresentar, em sua maioria, apenas quadro leve da doença. “Teremos um aumento de casos, sim. Acredito que serão quadros leves principalmente em pessoas completamente vacinadas e entre aquelas que receberam a dose de reforço. Alguns estudos apontam que a variante Ômicron tem preferência pela vias aéreas superiores, causando um quadro com sintomas muito parecidos com a gripe”, afirma.
No auge da pandemia em 2021, o Acre foi obrigado a levar pacientes para Manaus por falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no estado. Marcos conta que a preocupação é com quem não foi vacinado. “Nossa preocupação é com as pessoas não vacinadas, essas, muito provavelmente, poderão desenvolver quadros mais graves e precisar de assistência em UTI”, explica.
Outra preocupação com a possibilidade de aumento dos casos seria a necessidade mais uma vez de impor medidas severas para impedir o avanço da pandemia, como o fechamento do que não é essencial e restrições ainda mais duras como já aconteceu anteriormente.
“Essa é a grande questão. Hoje, temos uma arma poderosa que são as vacinas. Se tivermos uma grande parte da população vacinada, não será necessário indicação de medidas mais restritivas à circulação de pessoas. O uso de máscaras ainda é extremamente necessário. A sociedade também precisa fazer a sua parte, o Estado está fazendo a sua, oferecendo vacinas e recursos para assistência, caso necessário. Se percebemos que há um aumento muito grande de casos, e nossas taxas de internação aumentarem, a indicação de bandeiras mais restritivas poderá ser feita ao governo do Estado, cabendo ao governador Gladson tomar a decisão final”, explica.
O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nessa terça-feira, 11, voltou a assustar os acreanos. Depois de alguns meses com o registro muito baixo de novos casos, o documento informou que em 24 horas o Acre registrou 188 novos casos da Covid-19 e duas mortes provocadas pela pandemia.
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Comentários
Flash
Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.
Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.
No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.
O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.
Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.
Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.
Você precisa fazer login para comentar.