Acre
Martelo batido: PSD, PT e PROS oficializam união para garantir mesa diretora da Câmara de Epitaciolândia

Chiquinho chaves
Na manhã desta quarta-feira 12, os vereadores Rubens e Alcione (PSD), Messias e Ademir Sales (PT) e Diojino (PROS), se reuniram sob a presença de seus representantes partidários para oficializar aliança que garante a eleição da mesa diretora na câmara de vereadores de Epitaciolandia pelos próximos quatro anos.
Os três partidos políticos mesmo divergindo no pleito passado, mostram maturidade ao aproximar-se já que conseguiram eleger maioria simples de vereadores na eleição de 02 de outubro passado, que garante com fidelidade nivelar as forças entre o poder executivo e legislativo, que mesmo sendo harmônicos, também são independentes.
Após as falas dos presidentes Wagner Davi (PSD), Diojino (PROS) e Adelson Gonçalves (PT), coube aos cinco vereadores ajustar suas funções na mesa diretora e “bater o martelo”, para oficializar a aliança.

Ficou acordado que nesse primeiro mandato dos dois primeiros anos, a presidência da casa do povo fica com Diojino Gumarães (PROS) tendo como vice o vereador Ademir Sales (PT) e secretário o vereador mais votado em 2016, vereador Messias Lopes também do PT.
Para o segundo mandato dessa próxima legislatura, a presidência ficaria com vereador Rubens Rodrigues (PSD) e os demais cargos da mesa como vice-presidente e secretário permaneceriam com o partido dos trabalhadores sem alteração.
Em sua fala,Antonio Aucélio (Magal),o representante do partido dos trabalhadores,fez questão de enfatizar pratica de a fidelidade do vereador Diojino diante do que o grupo pactuava. “Nós não temos nada a falar do vereador DioJino, durante esse período em que estamos caminhando juntos, ele sempre tem honrado com o que diz para o grupo, já sentamos em outras ocasiões para tratar de eleição de mesa diretora com o vereador Diojino e o que ficou acertado foi cumprido por ele. Isso o credencia para ter o apoio de nossa bancada”, pontuou.
O vereador eleito Alcione Ferreira, lembrou que nessas composições as vezes é necessário fazer certos recuos e que seu mandato está a disposição de todos. “Nós não podemos oposição só por ser oposição, quem me conhece sabe das minhas posturas e na câmara não será diferente, farei oposição a todas as praticas erradas do executivo, bem como saberei reconhecer os acertos”, disse ele.
Ao final do encontro, o vereador Ademir Sales mencionou que não tinha dúvidas na aliança pactuadas ali entre os três partidos, segundo Sales os cinco vereadores são homens que costumam honrar com suas palavras. “Estou saindo daqui dessa reunião tranqüilo e para tratar de meus negócios particulares sem nenhum medo de interferência de quem quer que seja, pois conheço a atitude de cada um aqui presente e não tem o habito de trair os acordos firmados”, finalizou.
Comentários
Acre
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (SINJAC) digitaliza gestão e lança Portal do Sindicalizado para jornalistas do Acre
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (SINJAC) deu um passo decisivo na modernização de sua estrutura administrativa com o lançamento do Portal do Sindicalizado. A plataforma integra a gestão de dados e oferece aos associados um canal direto para consulta de convênios, acesso a documentos e acompanhamento de mensalidades.
Inovação e Transparência
Sob a gestão do presidente Luiz Cordeiro, o sindicato implementou um sistema que garante maior celeridade aos processos internos. A iniciativa faz parte de um projeto de modernização que incluiu:
- Digitalização completa: Todos os documentos da instituição, desde os registros históricos de fundação, foram digitalizados.
- Painel Administrativo: Um sistema de gestão de documentos exclusivo para a diretoria, preservando a memória da entidade.
- Consulta Pública: No ícone “Profissionais“, o site agora permite a consulta de todos os jornalistas cadastrados desde a criação do SINJAC, servindo como ferramenta de verificação para órgãos públicos.
Como Acessar
Os profissionais interessados já podem utilizar as novas funcionalidades no site oficial. Novos membros podem realizar o cadastro pelo ícone “Sindicalize-se“, enquanto os veteranos acessam suas informações pelo “Painel do Sindicalizado“.
Próximos Passos
Dando continuidade ao cronograma de melhorias, o SINJAC anuncia que, em breve, disponibilizará uma sala equipada com computadores no centro de Rio Branco. O espaço funcionará como uma redação compartilhada para suporte aos jornalistas associados.
Comentários
Acre
Em Mâncio Lima, governo assina ordem de serviço para reconstrução de duas escolas e termo de convênio para transporte escolar
Com investimento superior a R$ 2,1 milhões, o governo do Acre autorizou, nesta sexta-feira, 6, a reconstrução de duas escolas de Ensino Fundamental no município de Mâncio Lima, fortalecendo a educação em áreas de difícil acesso. A assinatura da ordem de serviço integra o Convênio nº 67/2026/SEE, firmado entre a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e a Prefeitura de Mâncio Lima, com foco na ampliação e melhoria do ensino em comunidades ribeirinhas.

Serão reconstruídas as escolas Josefa de Queiroz e Francisco Militão de Melo, localizadas nas comunidades Pé da Serra, Zulmiria e Rio Moa, garantindo melhores condições de ensino para alunos matriculados nas redes estadual e municipal. As novas estruturas irão proporcionar ambientes mais seguros, adequados e dignos para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Na ocasião, estiveram presentes o deputado estadual Nicolau Júnior, o deputado federal Zezinho Barbary, além de secretários municipais e demais autoridades locais. A presença das lideranças reforçou a importância da iniciativa e o alinhamento entre os poderes estadual, federal e municipal na execução de ações voltadas ao fortalecimento da educação e ao desenvolvimento do município, evidenciando o compromisso conjunto com a melhoria dos serviços públicos e com o atendimento às demandas da população de Mâncio Lima.

As obras irão beneficiar diretamente os alunos matriculados nas redes estadual e municipal de ensino de Mâncio Lima, proporcionando ambientes escolares mais seguros, adequados e acolhedores. A melhoria da infraestrutura contribui para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, além de garantir melhores condições de trabalho aos profissionais da educação e mais conforto à comunidade escolar.

O prefeito de Mâncio Lima ressaltou a parceria entre Estado e município como fundamental para a concretização do projeto.
“Agradecemos ao governador Gladson Camelí e ao secretário Alberson Carvalho pela atenção especial dedicada a Mâncio Lima. A assinatura da ordem de serviço para a reconstrução das escolas, em especial as que estão localizadas em áreas de interesse turístico e que atendem também as comunidades ribeirinhas, é um marco importante. Além disso, celebramos o convênio para o transporte escolar, que trará benefícios significativos aos estudantes. A prefeitura, que atualmente gerencia o transporte, receberá apoio para otimizar e ampliar o serviço, atendendo tanto a rede municipal quanto a estadual”, declarou o gestor municipal.

Para o coordenador da representação da Secretaria de Estado de Educação no município Mancio Lima, José Alcione de Carvalho, o governo do Estado tem demonstrado grande comprometimento com a educação.
“A assinatura das ordens de serviço para a reconstrução de duas escolas representa um avanço importante, beneficiando diretamente a rede municipal conveniada à Secretaria de Educação. Com o apoio do prefeito José Luiz e o trabalho da Secretaria de Educação, o município também foi contemplado com professores aprovados no maior concurso da história do Acre, fortalecendo ainda mais a educação local, com isso avançamos positivamente a fim de contemplar a educação em todos os locais”, pontuou.

O convênio firmado prevê um investimento total de R$ 2.106.587,25, com recursos do governo do Estado do Acre, que serão repassados à Prefeitura de Mâncio Lima, responsável pela execução das obras. Os investimentos serão aplicados na reconstrução das unidades escolares, assegurando melhorias estruturais, adequações técnicas e ambientes mais seguros e adequados para alunos, professores e demais profissionais da educação, reforçando o compromisso do Estado com a ampliação do acesso à educação de qualidade no município.

Ainda no ocasião, além da assinatura da ordem de serviço para a reconstrução das escolas, o governo do Acre formalizou a assinatura do termo de convênio entre a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) e a Prefeitura de Mâncio Lima, voltado ao fortalecimento do transporte escolar no município. A iniciativa tem como objetivo garantir o deslocamento seguro e regular dos estudantes, especialmente das comunidades de difícil acesso, contribuindo para a permanência dos alunos na escola e para a melhoria dos índices educacionais.

A iniciativa reforça o compromisso do governo do Acre com a ampliação do acesso à educação de qualidade, especialmente em áreas remotas, promovendo inclusão social e desenvolvimento humano por meio de investimentos estruturantes.
The post Em Mâncio Lima, governo assina ordem de serviço para reconstrução de duas escolas e termo de convênio para transporte escolar appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Sábado será de calor e sol entre nuvens no Acre, com chance de chuvas rápidas
Instabilidade atmosférica mantém possibilidade de pancadas isoladas, mas risco de temporais é considerado muito baixo em todas as regiões do estado.

















Você precisa fazer login para comentar.