Conecte-se conosco

Flash

Marquinhos marca aos 45 do segundo tempo, e Brasil vence o Peru pelas Eliminatórias

Publicado

em

Seleção faz jogo abaixo do esperado, mas mantém os 100% de aproveitamento, e termina data Fifa na segunda colocação do torneio classificatório

Em uma partida que se encaminhava para um empate frígido, a seleção brasileira contou com uma cabeçada de Marquinhos, aos 45 minutos do segundo tempo, para vencer o Peru por 1 a 0, pela segunda rodada das eliminatórias da Copa do Mundo.

Com o resultado, o Brasil mantém os 100% de aproveitamento, e fica na segunda colocação do torneio classificatório – atrás da Argentina nos critérios de desempate.

O Peru, com um ponto conquistado, fica na sexta colocação, dentro da zona de classificação para o próximo mundial.

A canarinha volta a campo contra a Venezuela, em12 de outubro, na Arena Pantanal, em Cuiabá, já a seleção peruana enfrenta o Chile, no mesmo dia, fora de casa, em Santiago.

Os primeiro 45 minutos de partida foram marcados por muitos duelos físicos, e faltas táticas para travar o jogo.

O time de Fernando Diniz foi surpreendido pelos peruanos, que subiram a linha de marcação, forçando os erros da saída de bola adversária.

Apesar disso, as duas equipes apostavam na construção de jogo pelas bolas longas, e foi assim que o Brasil abriu o placar – posteriormente marcado impedimento

Em grande lançamento de Casimiro, Neymar recebeu pelo lado esquerdo do campo, tocou para o meio da área, e apesar de Richarlison não conseguir dominar, a bola sobrou para Raphinha fuzilar a rede adversária.

A comemoração, no entanto, durou pouco tempo, após o auxiliar decretar corretamente o impedimento na jogada, pela posição irregular do camisa dez no início do lance.

O Brasil tinha maior domínio da posse de bola, e doze minutos depois, marcou novamente, após Bruno Guimarães cruzar com precisão para Richarlison, de cabeça, marcar.

O fim do calvário do pombo, todavia, foi novamente anulado, após análise (interminável) do VAR, que após seis minutos, determinou impedimento do jogador do Tottenham.

Mesmo forçando alguns passes, foi possível perceber que o Brasil ganhava campo, e conseguia neutralizar as ações ofensivas dos donos da casa.

Na etapa final de jogo, o nível técnico da partida piorou dos dois lados. O Peru parecia acomodado com o resultado, e o Brasil, cometendo os mesmos erros nos passes verticais, não conseguia criar chances de gol.

Neymar, diferente do que foi contra a Bolívia, na estreia das Eliminatórias, fez uma partida abaixo do esperado, ainda mais no segundo tempo. A estrela brasileira jogou mais próximo dos volantes, em uma tentativa de clarear o início das jogadas, mas sem sucesso.

A grande chance de abrir o marcador veio com Gabriel Jesus, que entrou no decorrer do jogo, que arriscou de fora da área, obrigando o goleiro Gallese a fazer grande defesa, com as mãos trocadas.

Ficha técnica

Peru x Brasil
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 – América do Sul
2ª rodada
Data e hora
: 12/09/2023, às 23h (de Brasília)
Local: Estádio Monumental “U”, Lima (PER)
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Yamil Bonfá (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
VAR: Germán Delfino (ARG)
Cartões amarelos: Raphinha (BRA); Cartagena (PER); Tapia (PER); López (PER); Bruno Guimarães (BRA)
Cartões vermelhos: /
Gols:
Peru: Gallese, Corzo, Abram, Tapia e Trauco; Yotún, Wilder Cartagena (Jesús Castillo) e Marcos Lopez; Andy Polo (Joao Grimaldo), Carrillo(Ruidíaz) e Guerrero.

Técnico: Juan Reynoso

Brasil: Ederson; Renan Lodi, Gabriel Magalhães, Marquinhos, Danilo (Vanderson); Casemiro, Bruno Guimarães, Neymar; Richarlison (Gabriel Jesus), Rodrygo, Raphinha.

Técnico: Fernando Diniz

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Escola municipal em Assis Brasil registra incêndio após curto no padrão elétrico

Publicado

em

Fogo começou na parte externa do prédio; aulas foram suspensas para avaliação da rede elétrica

Moradores de Assis Brasil registraram na noite desta quarta-feira (4) o início de um incêndio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edilsa Maria Batista, localizada na região central da cidade.

De acordo com relatos e vídeos feitos por populares, o fogo começou após um curto-circuito no padrão de energia elétrica instalado na parte externa do prédio. As imagens mostram o momento em que a caixa de energia apresenta falha e, em seguida, as chamas se iniciam do lado de fora da estrutura.

Moradores acompanharam a situação, mas evitaram qualquer tentativa de intervenção devido ao risco de choque elétrico. O município não conta com unidade do Corpo de Bombeiros; o quartel mais próximo está em Epitaciolândia, a cerca de 120 quilômetros pela BR-317.

Segundo informações repassadas pela Prefeitura, a empresa responsável pelo fornecimento de energia foi acionada e realizou o desligamento da rede, o que ajudou a conter as chamas antes que atingissem o interior da escola. Apesar do susto, não houve danos estruturais.

Uma equipe técnica deve realizar vistoria para apurar as causas do curto-circuito. As aulas estão suspensas temporariamente para avaliação completa da rede elétrica. Não há registro de feridos.

VEJA VÍDEO.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem destaca ações do Deracre e pede melhorias em ramais de Plácido de Castro

Publicado

em

O deputado Tadeu Hassem (Republicanos) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), durante sessão desta quarta-feira (04), para reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) em diferentes regiões do estado. O parlamentar destacou as ações realizadas em parceria com as prefeituras e citou como exemplo o município de Brasileia, onde o órgão mantém frentes de trabalho tanto na área urbana quanto na zona rural, mesmo durante o período de inverno amazônico.

Segundo ele, o município enfrentou fortes chuvas nos primeiros meses do ano, o que provocou danos em pontes e bueiros, exigindo atuação conjunta entre o governo estadual e a prefeitura. “Quero fazer um reconhecimento ao trabalho do Deracre em parceria com a prefeitura de Brasiléia, com o prefeito Carlinho do Pelado. Mesmo nesse período invernoso, o Estado está presente com pavimentação de ruas e também na recuperação de pontes e bueiros que foram destruídos pelas chuvas”, afirmou.

Durante o pronunciamento, Tadeu Hassem também apresentou o requerimento nº 242 solicitando providências ao Deracre para melhorias em ramais do município de Plácido de Castro. O parlamentar informou que esteve recentemente na região ao lado de lideranças locais, visitando comunidades e identificando demandas urgentes de infraestrutura.

O pedido inclui a realização de melhorias no ramal Mendes Carlos I, localizado na C-40, quilômetro 90, além da construção de uma ponte de madeira no distrito de São Raimundo, no ramal da Ana. “Estivemos nesses locais e verificamos a necessidade de intervenção. Já existe um trabalho positivo no ramal da Letra, em Plácido de Castro, feito pelo Deracre em parceria com a prefeitura, e queremos que esse mesmo cuidado chegue a esses outros ramais”, destacou.

O deputado concluiu reforçando a importância das visitas às comunidades para identificar as demandas da população e encaminhar providências. “É nas visitas à base que a gente identifica as necessidades reais das pessoas. Por isso apresentamos esse requerimento pedindo melhorias nesses ramais, fundamentais para o deslocamento das famílias e para o escoamento da produção rural”, finalizou.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo

Flash

Carlinhos do Pelado acompanha Defesa Civil Nacional em vistorias a áreas atingidas por enxurrada e locais de futuras moradias em Brasiléia

Publicado

em

Equipe técnica federal avaliou danos estruturais em pontes e bueiros que isolaram mais de 500 famílias em janeiro; projeto prevê construção de 63 casas populares para vítimas da inundação de 2024

A agenda com a equipe da Defesa Civil Nacional foi encerrada no início da noite desta terça-feira (3), no gabinete de trabalho do prefeito, na Prefeitura de Brasiléia. Foto: assessoria 

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou nesta terça-feira (3) a equipe técnica da Defesa Civil Nacional em visitas às áreas da zona rural do município afetadas pela forte enxurrada registrada no final de janeiro. A agenda contou ainda com a participação de técnicos da Defesa Civil Municipal e Estadual.

Durante todo o dia, engenheiros e técnicos vistoriaram os pontos mais críticos atingidos pelas chuvas intensas, que danificaram 13 pontes e 20 linhas de bueiros, deixando, à época, mais de 500 famílias isoladas. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1,5 milhão. As visitas técnicas foram encerradas na ponte do Ramal Santa Luzia, no km 84, uma das estruturas mais impactadas pela força das águas.

Participaram da vistoria técnica os engenheiros civis da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes e Lilian Alves, que integraram a missão oficial da Defesa Civil Nacional no município. Os profissionais acompanharam in loco os danos estruturais e dialogaram com a equipe municipal sobre as intervenções necessárias.

Participaram da vistoria técnica os engenheiros civis da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Ademar Lopes e Lilian Alves, que integraram a missão oficial da Defesa Civil Nacional no município. Foto: assessoria 

Construção de moradias

As equipes também avaliaram áreas destinadas à construção de 63 casas populares para famílias atingidas pela grande inundação de 2024, que foi a maior enchente da história do município, quando o Rio Acre atingiu 15,56 metros.

No início de fevereiro, o prefeito decretou situação de emergência no município, medida que foi reconhecida pelo Governo Federal conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), garantindo respaldo legal para a busca de recursos e apoio técnico.

A vinda da equipe federal ocorreu após agenda do prefeito em Brasília, onde esteve no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, solicitando apoio para o município.

A vinda da equipe federal ocorreu após agenda do prefeito em Brasília, onde esteve no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em reunião com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. Foto: assessoria 

O prefeito destacou a importância da articulação institucional e agradeceu o apoio recebido. “Estamos aqui acompanhados da Defesa Civil Nacional, através de uma ida nossa em Brasília, quando fizemos visita lá em busca de emendas para o nosso município. Lá, conseguimos falar com o secretário nacional de Defesa Civil, que abriu novamente uma oportunidade para que nós de Brasiléia ganhássemos 63 casas populares para serem construídas em decorrência da alagação de 2024. Também vieram visitar in loco tudo o que foi ocasionado durante aquela forte cheia que não atingiu o rio principal, mas os igarapés, no mês de janeiro, quando decretamos estado de emergência”, afirmou.

O gestor municipal também agradeceu ao governo federal pelo reconhecimento da situação de emergência e pelos investimentos destinados ao município, além do apoio do Governo do Estado, na pessoa do governador Gladson Cameli, e da equipe da Defesa Civil Estadual.

As visitas técnicas foram encerradas na ponte do Ramal Santa Luzia, no km 84, uma das estruturas mais impactadas pela força das águas. Foto: assessoria 

Trabalho técnico

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, ressaltou que o trabalho técnico é fundamental para garantir agilidade na liberação de recursos e execução das obras emergenciais. “Essa vistoria detalhada com os engenheiros da Defesa Civil Nacional é essencial para consolidarmos os relatórios técnicos, atualizarmos os danos e prejuízos e assegurarmos os recursos necessários para reconstrução das pontes, recuperação dos bueiros e implementação de medidas preventivas. O município está monitorando permanentemente as áreas de risco e fortalecendo o plano de contingência”, destacou.

A agenda com a equipe da Defesa Civil Nacional foi encerrada no início da noite desta terça-feira (3), no gabinete de trabalho do prefeito, na Prefeitura de Brasiléia, onde foram feitos os últimos encaminhamentos técnicos e institucionais, consolidando as demandas apresentadas ao Governo Federal.

A expectativa da gestão municipal é que, com o reconhecimento federal e os laudos técnicos concluídos, os investimentos avancem para restabelecer a trafegabilidade nos ramais e garantir moradia digna às famílias afetadas.

Durante todo o dia, engenheiros e técnicos vistoriaram os pontos mais críticos atingidos pelas chuvas intensas, que danificaram 13 pontes e 20 linhas de bueiros, deixando, à época, mais de 500 famílias isoladas. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo