Conecte-se conosco

Acre

Marcinho Miranda da cidade de Xapuri participa de encontro com produtores rurais do Morro Branco e Alegria

Publicado

em

Prefeito vem cumprindo agenda com o produtores do município de Xapuri - Foto: Asessoria

Prefeito vem cumprindo agenda com o produtores do município de Xapuri – Foto: Asessoria

Da Assessoria Municipal de Xapuri

A Comunidade do Morro Branco e Alegria, distante 32 quilômetros da cidade, recebeu a visita do prefeito Marcinho Miranda, do vereador Celso Garcia (Paraná), do secretário Alécio Pereira da SEMINFRA e de Assessores.

Vários assuntos foram discutidos entre os produtores, Prefeito, vereador, secretário e assessores durante várias horas de reuniões.

Uma das solicitações da comunidade é a construção da ponte que irá fazer a ligação entre as comunidades do Morro Branco com as demais.

Outros assuntos foi com relação as demais áreas que poderão beneficiar a comunidade como esporte, cultura, saúde, educação, meio ambiente, ação social entre outros.

O Prefeito agradeceu o convite e a Deus por mais uma oportunidade em estar presente conversando e discutindo assuntos que visam a beneficiar a qualidade de vida do homem e da mulher do campo.

Nosso planejamento de ação nas comunidades foram iniciados desde fevereiro, mesmo com uma frota (tratores e caminhões) sucateados e quebrados, mas com esforço e racionando tudo que é possível para recuperarmos nossa frota, sabemos que irá demorar, pois nosso recurso é pouco e temos outras áreas que também precisam de atenção como na saúde, educação, ação social, esporte, cultura entre outras.

“Quero comunicar aos presentes que vamos em parceria construir a ponte e abrir esse tão importante ramal, onde dará uma nova alternativa a escoação dos produtos para as comunidades dessa região, durante nossa administração procuraremos beneficiar o máximo possível as comunidades que durante anos foram esquecidas pelo poder público municipal, estadual e federal.

Estaremos juntos trabalhando dentro de nossas condições para que aos poucos nossas comunidades tenham um pouco de benefícios, pois é a maneira de desenvolvermos nossa produção familiar, levando para o povo da cidade alimentos de boa qualidade e com o preço acessíveis.

Além de tentar dar toda a atenção ao povo do campo, pois sabemos que são trabalhadores, basta que fazemos nossa parte com relação aos benefícios que as comunidades assim o desejam”. Disse Marcinho Miranda – Prefeito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo