Acre
Marcinho Miranda coroa Rei Momo e Rainha do Carnaval em Xapuri
Expectativa foi superada na primeira noite de carnaval na ‘Princesinha do Acre’
Redação, com Almir Andrade

Rei Momo e Rainha do Carnaval receberam a chave da cidade para comandar a quadra carnavalesca de Xapuri – Fotos: Almir Andrade
Milhares de foliões da vários lugares do Estado foram para o município de Xapuri participar da maior festa popular: o carnaval. O evento está acontecendo na praça central da “Princesinha do Acre”.
Três bandas estão animando a festa; Rio Branco, Brasileia e uma banda Local. A prefeitura organizou a festa em menos de 15 dias, já que o atual prefeito está apenas com um mês e meio na administração do município, mesmo com pouco tempo o evento está sendo um sucesso.
Dezenas de barraqueiros estão vendendo comidas típicas e bebidas em gerais, aquecendo a economia do município e estão muito satisfeitos com essa nova administração, já que a oportunidade foi dada para esses pequenos comerciantes que trabalham para sustentar sua família.
A festa está tendo apoio do 10ª Batalhão de Brasileia que levou 10 policiais militares para reforçar e prestar segurança para os foliões, de acordo com o Comandante da Policia Militar na regional do Alto Acre, Capitão Rômulo, esse reforço é durante as quatro noites de carnaval.
Na primeira noite de carnaval que aconteceu neste sábado, dia 9, o prefeito Marcinho Miranda em seu pronunciamento agradeceu os parceiros e pediu muita paz e tranquilidade aos foliões, que brincam o carnaval no município de Xapuri.
Marcinho Miranda aproveitou para apresentar a Rainha e o Rei Momo do carnaval 2013 na ‘Princesinha do Acre’. Vários blocos carnavalesco participaram da primeira noite de folia em Xapuri.
Animação foi o que não faltou durante a festa. Neste domingo acontece a segunda noite de carnaval em Xapuri e a expectativa é muito grande.
Fonte: noticiasdafronteira.com.br
Comentários
Acre
SEE terá nova sede administrativa voltada à área pedagógica, anuncia Aberson Carvalho
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) terá um novo espaço para abrigar sua estrutura administrativa voltada ao ensino. A mudança inclui a transferência de todas as divisões e departamentos pedagógicos da Secretaria Adjunta de Ensino para um único prédio, localizado na Avenida Nações Unidas, em frente ao 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7° BEC), em Rio Branco.
Nesta segunda-feira, 5, o secretário de Educação, Aberson Carvalho, visitou as futuras instalações e destacou os avanços que a mudança proporcionará à gestão da pasta. Segundo ele, a iniciativa vai além da simples mudança de endereço, representando a centralização dos setores pedagógicos, com foco na eficiência do trabalho técnico e na melhoria dos atendimentos à comunidade escolar.
“Temos alguns prédios locados pela cidade e, em observância ao melhor fluxo, melhor estrutura administrativa e economia, decidimos concentrar tudo em um único espaço. Agora, alugamos um prédio onde funcionará a Secretaria Adjunta de Ensino, o que facilitará ainda mais o funcionamento administrativo da Educação”, afirmou o secretário.
A medida visa modernizar a gestão pública, com foco na eficiência, economia de recursos e valorização das equipes técnicas. A nova sede está sendo preparada para receber os servidores em um ambiente mais integrado, funcional e adequado às necessidades da Secretaria.
ASSISTA AO VÍDEO:
Comentários
Acre
Confira as novas regras para uso do Horto Florestal, em Rio Branco
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), estabeleceu novas regras para o uso gratuito dos espaços públicos do Horto Florestal por pessoas físicas ou jurídicas. A regulamentação consta na Portaria nº 19, assinada pela secretária Flaviane Agustini Stedille, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (05).
A medida determina que o uso dos espaços será feito de forma não onerosa, ou seja, sem cobrança de taxa, e mediante assinatura de um Termo de Autorização de Uso entre a Semeia e o solicitante. Terão prioridade no agendamento órgãos e entidades da administração pública, mas qualquer cidadão maior de 18 anos ou instituição com sede no Acre poderá fazer a solicitação, desde que atenda aos critérios previstos.
Entre os eventos permitidos estão atividades educativas, de lazer, confraternizações e eventos culturais. A documentação exigida varia conforme o perfil do requerente, e deve ser apresentada à Semeia em até cinco dias úteis antes da data pretendida para o evento. Toda a tramitação pode ser feita presencialmente ou por meio digital.
A Portaria também proíbe o uso de bebidas alcoólicas, fogueiras, fogos de artifício e qualquer fonte de ignição dentro do parque, mesmo que o evento tenha sido autorizado previamente. Também é obrigação do organizador manter o local limpo e organizado após a atividade.
Outro ponto importante do novo regulamento é que os pedidos de uso serão organizados em um banco de dados da secretaria e submetidos a sorteios trimestrais. O primeiro deles está marcado para o dia 12 de maio, às 11h, na sede da Semeia, localizada no próprio Horto Florestal.
Comentários
Acre
CarnavAssis 2025 promete agitar a tríplice fronteira nos dias 16, 17 e 18 de maio
A cidade de Assis Brasil já está em clima de festa com a chegada do CarnavAssis 2025, o carnaval fora de época mais animado da tríplice fronteira. O evento acontece nos dias 16, 17 e 18 de maio, com uma programação recheada de atrações locais, regionais e nacionais.
Entre os destaques, está a presença da banda Lambasaia, conhecida como “o cafajeste da lambada”, que promete arrastar uma multidão com seus sucessos dançantes. Além dela, outros nomes como Jadson Santos, Ferdiney Rios, Banda Arregaçaê, Trio Furacão, Nathália Azevedo, Sandra Melo, Roger & Banda e Adriel dos Teclados também fazem parte da programação.
DJs como DJ Black Júnior, JKS, DJ Herber Renan, DJ Thiago Parédao e DJ Thiago Rodrigues vão garantir a animação nas pick-ups durante os três dias de festa.
Com o apoio do Governo do Acre, SEBRAE e da Prefeitura de Assis Brasil, o CarnavAssis 2025 é mais do que um evento cultural — é uma celebração da diversidade, da alegria e da união dos povos da fronteira.
A estrutura contará com segurança reforçada, praça de alimentação, área para os blocos carnavalescos e espaço para toda a família curtir com tranquilidade.
Você precisa fazer login para comentar.