Acre
Maquinas da Secretaria de Agricultura de Brasiléia estão depenadas
Motores sem as principais peças e pneus furados de tratores que ainda estavam na primeira revisão comprovam o abandono e descaso com o erário público
WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB

Vice-prefeito e secretário de Agricultura foram comprovar ‘in-loco’ o abandono das máquinas – Foto: Assessoria
Os desmando da antiga gestão no município de Brasiléia continuam sendo comprovado pelos atuais secretários do prefeito Everaldo Gomes. Maquinas que deveriam servir de apoio aos agricultores foram encontradas em total estado de abandono e sucateamento. Das seis maquinas da Secretaria da Agricultura somente duas estão funcionando, mas em estado precária.
O Secretário Municipal de Agricultura, Reginaldo Guerra, juntamente com o vice-prefeito, Jorge da Fazenda comprovaram o estado das maquinas e ficaram revoltados. “Não é possível que máquinas novas como essas, que podemos ver pelo horimetro estejam nessa situação. Como vamos atender os agricultores que estão na colheita do milho. Não quero aqui acusar ninguém, mas o estado que encontramos essas maquinas, tenho minhas duvidas se isso não foi feito de maldade”, declara Reginaldo.
Durante a inspeção o secretário e vice-prefeito presenciaram os maquinários com os pneus furados, motores totalmente danificados e peças totalmente destruídas. “Podemos ver que parece que um tsunami passou levando os tratores. Todos podem verificar que a lataria do trator é nova. Não sei o que fizeram, mas quem foi o responsável por tudo isso vai ter que se entender com os órgãos competentes”, disse Jorge da Fazenda.
A maior preocupação do secretário é com relação à colheita do milho pela Associação São Luiz no Ramal do 47 e as demais. De acordo com Reginaldo os tratores estão impossibilitados no momento de realizar os serviços. “Faremos de tudo para garantir o apoio aos produtores, mas tem que ficar bem claro como recebemos esses equipamento, que é de fundamental importância na ajuda da colheita e plantio dos produtores de nosso município”, destacou.
Segundo o secretário o estado que foi recebido as maquinas será apresentado em relatório ao gabinete do Prefeito Everaldo Gomes. “Precisamos mostrar e saber quem foi que deixou esses equipamentos abandonados e sucateados. Alguém deixou esse maquinário dessa forma e as autoridades irão investigar e achar os responsáveis por causar essa desordem”, desabafou Reginaldo.
O vice-prefeito argumentou que pelo conhecimento que tem de tratores como esses da Secretaria de Agricultura. Todos os modelos deveriam está em perfeito estado de funcionamento. “Pela lataria e o estado que se encontra os pneus, existe algo errado na forma de cuidar desses equipamentos. Os órgãos competentes terão nossos relatórios em mãos e deverão tomar as devidas providencias”, frisou Jorge.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale










Você precisa fazer login para comentar.