Cotidiano
Mapa publica portaria que estabelece critérios para cultivo de girassol no Acre

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aprovou, por meio da Portaria nº 308/2025, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o cultivo de girassol no estado do Acre. A medida publicada nesta quarta-feira, 11, no Diário Oficial da União, é válida para a safra 2025/2026 e estabelece os períodos mais indicados para a semeadura da planta, conforme o nível de risco climático.
O objetivo do zoneamento é indicar os municípios acreanos aptos ao plantio, considerandos fatores como temperatura, tipo de solo e disponibilidade de água. A metodologia adotada levou em conta um modelo de balanço hídrico com dados meteorológicos históricos, visando reduzir perdas e garantir maior produtividade ao agricultor.
Segundo o Mapa, o girassol tem grande capacidade de adaptação às condições climáticas do Acre, tolerando bem tanto temperaturas mais baixas quanto períodos de seca. A planta, que pode ser usada para produção de óleo, ração animal e biocombustível, também é vista como alternativa para diversificação agrícola no estado.
Além dos dados climáticos, a análise técnica incluiu o risco de ocorrência de doenças como a podridão branca e a mancha de Alternaria, que podem impactar diretamente a produtividade da cultura. Por isso, o estudo incorporou também critérios auxiliares para prevenir prejuízos com base nas temperaturas máximas e mínimas registradas após o plantio.
O ZARC determina os períodos ideais de semeadura em ciclos de dez dias, de janeiro a dezembro, e categoriza o risco climático em três níveis: 20%, 30% e 40%. Para consultar os períodos específicos e os municípios aptos ao cultivo, os produtores devem acessar o Painel de Indicação de Riscos no site do Ministério da Agricultura.
As lavouras irrigadas não estão sujeitas às datas de semeadura previstas na portaria, sendo necessário seguir recomendações específicas ou orientações da assistência técnica rural.
A portaria também orienta sobre os tipos de solos mais adequados, que vão desde os de textura arenosa até os argilosos, com profundidade mínima de 50 cm. Estão excluídas áreas de preservação permanente ou que apresentem restrições ambientais.
As sementes utilizadas devem estar registradas no Ministério e seguir a legislação brasileira de sementes e mudas. A escolha da cultivar apropriada também é essencial, de acordo com o grupo de ciclo (curto ou médio) e as condições locais de solo e clima.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.