Cotidiano
Mapa publica portaria que estabelece critérios para cultivo de girassol no Acre

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) aprovou, por meio da Portaria nº 308/2025, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para o cultivo de girassol no estado do Acre. A medida publicada nesta quarta-feira, 11, no Diário Oficial da União, é válida para a safra 2025/2026 e estabelece os períodos mais indicados para a semeadura da planta, conforme o nível de risco climático.
O objetivo do zoneamento é indicar os municípios acreanos aptos ao plantio, considerandos fatores como temperatura, tipo de solo e disponibilidade de água. A metodologia adotada levou em conta um modelo de balanço hídrico com dados meteorológicos históricos, visando reduzir perdas e garantir maior produtividade ao agricultor.
Segundo o Mapa, o girassol tem grande capacidade de adaptação às condições climáticas do Acre, tolerando bem tanto temperaturas mais baixas quanto períodos de seca. A planta, que pode ser usada para produção de óleo, ração animal e biocombustível, também é vista como alternativa para diversificação agrícola no estado.
Além dos dados climáticos, a análise técnica incluiu o risco de ocorrência de doenças como a podridão branca e a mancha de Alternaria, que podem impactar diretamente a produtividade da cultura. Por isso, o estudo incorporou também critérios auxiliares para prevenir prejuízos com base nas temperaturas máximas e mínimas registradas após o plantio.
O ZARC determina os períodos ideais de semeadura em ciclos de dez dias, de janeiro a dezembro, e categoriza o risco climático em três níveis: 20%, 30% e 40%. Para consultar os períodos específicos e os municípios aptos ao cultivo, os produtores devem acessar o Painel de Indicação de Riscos no site do Ministério da Agricultura.
As lavouras irrigadas não estão sujeitas às datas de semeadura previstas na portaria, sendo necessário seguir recomendações específicas ou orientações da assistência técnica rural.
A portaria também orienta sobre os tipos de solos mais adequados, que vão desde os de textura arenosa até os argilosos, com profundidade mínima de 50 cm. Estão excluídas áreas de preservação permanente ou que apresentem restrições ambientais.
As sementes utilizadas devem estar registradas no Ministério e seguir a legislação brasileira de sementes e mudas. A escolha da cultivar apropriada também é essencial, de acordo com o grupo de ciclo (curto ou médio) e as condições locais de solo e clima.
Comentários
Cotidiano
Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)
Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.
“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.
Treinamento tático
Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.
Mais duas peças
O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.
“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.
Comentários
Cotidiano
Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão
A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.
“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.
Dois períodos
O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.
Melhorar o elenco
A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.
Comentários
Cotidiano
Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão
O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).
“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Muito orgulho
Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.
“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Você precisa fazer login para comentar.