Acre
Manoel Moraes: Pela 5ª vez o parlamentar mais atuante da Aleac
Wanglézio Braga
O líder do PSB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes, foi considerado no final de 2015, de acordo com um relatório interno, como um dos deputados mais produtivo do parlamento. Este foi o quinto ano consecutivo que Moraes apareceu na lista top, levando em consideração o número de Projetos de Lei (PL) e Requerimentos apresentados junto à Mesa Diretora da Casa de Leis.
Também foi levado em consideração o número de presenças do deputado em sessões legislativas e trabalhos nas comissões da Aleac. Manoel Moraes, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, foi o deputado que mais apresentou Projetos de Lei em 2015. De acordo com os dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o deputado socialista apresentou 24 Projetos de Lei, 6 Indicações, 2 Requerimentos, 1 Projeto de Lei Complementar e 1 Projeto de Resolução.
Moraes iniciou o ano de 2016 no mesmo pique que terminou 2015, dando expediente e visitando as bases parlamentares. Na última sexta-feira (8) ele foi um dos primeiros a chegar ao prédio da Aleac para a votação do Projeto 01/2016 que foi analisado em uma sessão extraordinária, sem
pagamentos extras. “Viemos para a sessão extra para votar esse projeto que é muito importante para o Estado, pois se trata de rediscutir as dividas de empréstimos que o Estado tem”, declarou à imprensa se mostrando bem informado enquanto a maioria dos deputados ainda nem sabia a pauta de votação do dia.
Logo que acabou a sessão, o deputado voltou a Xapuri, cidade onde mora. De lá seguiu em viagem para as colônias e colocações de seringa localizada na parte rural da cidade. “Nosso trabalho não é só na cidade. É importante legislar para todos e para isso é fundamental conhecer as demandas daqueles que moram nas áreas mais isoladas”, frisou.
Mais antes de pegar um barco ele falou com exclusividade ao Jornal O Rio Branco e aproveitou para fazer um balanço do seu mandato.
Leia na íntegra a entrevista do Jornal O Rio Branco com o parlamentar:
ORB – Deputado, mesmo no recesso vocês estão trabalhando?
Eu optei por não viajar e ficar no Acre para poder visita as comunidades e atender os cidadãos que me procuram na Assembleia. Foi bom não ter viajado, pois teve até convocação para sessão extraordinária.
ORB – Essa Sessão extraordinária foi para discutir de dívidas de empréstimos contraídos pelo Estado. Até que ponto isso é importante?
É extremamente importante para todos nós, pois se trata de refinanciamento de dividas e novos termos para elas. Toda e qualquer medida que seja adotada para reduzir o que o Estado deve e nos deixar adimplente é muito importante.
ORB – Qual a avaliação que o senhor faz do ano que passou, 2015?
Foi um ano de muitos desafios, dificuldades, mas que vencemos graças a força de vontade do povo do Acre. Mesmo com as dificuldades foi um ano muito produtivo.
ORB – Como foi o trabalho da Aleac em 2015?
Foi um ano muito bom, produtivo. Nós, membros da Mesa Diretora, oferecemos condições a todos os deputados para realizar um bom trabalho. As comissões realizaram mais de 200 visitas ao interior para realizar atividades parlamentares.
ORB – Por falar em produção, o senhor está entre os deputados considerados mais produtivos. Como é isso para o senhor?
Fico feliz e orgulhoso disso, é a prova de que nosso trabalho está sendo reconhecido. Desde que cheguei ao parlamento que quis trabalhar muito aqui dentro para poder honrar cada voto que recebi.
ORB – O ano de 2015 findou! Quais suas expectativas para 2016?
Algumas previsões de especialistas são pessimistas, eu particularmente acredito que as coisas irão melhorar. Como economista eu não acredito que a crise irá se agravar, creio que o Brasil irá retomar o caminho do crescimento.
ORB – Entre os projetos apresentados pelo senhor, quais considera mais importante?
Eu gosto de todos, quando nossa equipe senta para discutir a apresentação de um projeto é sempre visando o bem das pessoas, mas particularmente eu gostei da Lei Maria Tapajós, que versa sobre a pretensão de estender os direitos dos agentes de proteção. Eu tive o privilégio de conhecer a doutora Tapajós e testemunhar do compromisso profissional dela, ver uma lei minha com o nome dela é uma forma de homenagem também.
ORB- O senhor também apresentou um projeto que institui sobre A Semana de Aleitamento Materno. Do que se trata objetivamente?
O principal objetivo da nova lei é estimular atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação. Além disso, a medida visa sensibilizar a sociedade para a importância do ato de amamentar. Acrescido a isso, a ideia também é fortalecer a doação de leite humano para o banco de leite das maternidades. Quando a gente apresenta um projeto desses, estamos pensando sempre no bem do povo acreano, sobretudo dos mais pobres. E um projeto desses vai além de um simples gesto de amamentar, pois podemos estar salvando vidas, que é o bem maior.
ORB – Além do trabalho no prédio da Aleac, como foi seus outros compromissos parlamentares?
Eu me divido entre a Capital e Xapuri, a cidade onde moro. Aprendi a ter esse olhar voltado para o parlamento inteiro, a parte burocrática e o interior do Estado e suas peculiaridades. O que mais faço é visitar as comunidades do interior. Eu procuro sempre ficar perto das minhas bases, da minha origem e gosto muito de ir ao interior para poder colher as demandas deles e trazer até o parlamento onde procuramos para os casos.
ORB – Sobre o seu partido, o PSB, que leitura o senhor faz dele?
O PSB é um partido forte, consolidado e com bons quadros. Acredito que a sigla irá crescer ainda mais este ano, em 2016 quando elegeremos prefeitos no interior do Estado. O PSB está cada dia mais forte e coeso, temos confiança no Erivelton Soares, nosso candidato a prefeito em Xapuri, e acreditamos na reeleição do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino.
ORB- O senhor é um dos deputados da base. Como o senhor avalia o governo Tião Viana?
O governador Tião Viana (PT) é um dos homens mais trabalhadores e compromissados que conheço. Temos dificuldades como todos têm, mas o governo tem cumprido sua missão. Tem realizado um bom trabalho com certeza.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.








Você precisa fazer login para comentar.