Acre
Manoel Moraes: Pela 5ª vez o parlamentar mais atuante da Aleac
Wanglézio Braga
O líder do PSB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Manoel Moraes, foi considerado no final de 2015, de acordo com um relatório interno, como um dos deputados mais produtivo do parlamento. Este foi o quinto ano consecutivo que Moraes apareceu na lista top, levando em consideração o número de Projetos de Lei (PL) e Requerimentos apresentados junto à Mesa Diretora da Casa de Leis.
Também foi levado em consideração o número de presenças do deputado em sessões legislativas e trabalhos nas comissões da Aleac. Manoel Moraes, primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, foi o deputado que mais apresentou Projetos de Lei em 2015. De acordo com os dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o deputado socialista apresentou 24 Projetos de Lei, 6 Indicações, 2 Requerimentos, 1 Projeto de Lei Complementar e 1 Projeto de Resolução.
Moraes iniciou o ano de 2016 no mesmo pique que terminou 2015, dando expediente e visitando as bases parlamentares. Na última sexta-feira (8) ele foi um dos primeiros a chegar ao prédio da Aleac para a votação do Projeto 01/2016 que foi analisado em uma sessão extraordinária, sem
pagamentos extras. “Viemos para a sessão extra para votar esse projeto que é muito importante para o Estado, pois se trata de rediscutir as dividas de empréstimos que o Estado tem”, declarou à imprensa se mostrando bem informado enquanto a maioria dos deputados ainda nem sabia a pauta de votação do dia.
Logo que acabou a sessão, o deputado voltou a Xapuri, cidade onde mora. De lá seguiu em viagem para as colônias e colocações de seringa localizada na parte rural da cidade. “Nosso trabalho não é só na cidade. É importante legislar para todos e para isso é fundamental conhecer as demandas daqueles que moram nas áreas mais isoladas”, frisou.
Mais antes de pegar um barco ele falou com exclusividade ao Jornal O Rio Branco e aproveitou para fazer um balanço do seu mandato.
Leia na íntegra a entrevista do Jornal O Rio Branco com o parlamentar:
ORB – Deputado, mesmo no recesso vocês estão trabalhando?
Eu optei por não viajar e ficar no Acre para poder visita as comunidades e atender os cidadãos que me procuram na Assembleia. Foi bom não ter viajado, pois teve até convocação para sessão extraordinária.
ORB – Essa Sessão extraordinária foi para discutir de dívidas de empréstimos contraídos pelo Estado. Até que ponto isso é importante?
É extremamente importante para todos nós, pois se trata de refinanciamento de dividas e novos termos para elas. Toda e qualquer medida que seja adotada para reduzir o que o Estado deve e nos deixar adimplente é muito importante.
ORB – Qual a avaliação que o senhor faz do ano que passou, 2015?
Foi um ano de muitos desafios, dificuldades, mas que vencemos graças a força de vontade do povo do Acre. Mesmo com as dificuldades foi um ano muito produtivo.
ORB – Como foi o trabalho da Aleac em 2015?
Foi um ano muito bom, produtivo. Nós, membros da Mesa Diretora, oferecemos condições a todos os deputados para realizar um bom trabalho. As comissões realizaram mais de 200 visitas ao interior para realizar atividades parlamentares.
ORB – Por falar em produção, o senhor está entre os deputados considerados mais produtivos. Como é isso para o senhor?
Fico feliz e orgulhoso disso, é a prova de que nosso trabalho está sendo reconhecido. Desde que cheguei ao parlamento que quis trabalhar muito aqui dentro para poder honrar cada voto que recebi.
ORB – O ano de 2015 findou! Quais suas expectativas para 2016?
Algumas previsões de especialistas são pessimistas, eu particularmente acredito que as coisas irão melhorar. Como economista eu não acredito que a crise irá se agravar, creio que o Brasil irá retomar o caminho do crescimento.
ORB – Entre os projetos apresentados pelo senhor, quais considera mais importante?
Eu gosto de todos, quando nossa equipe senta para discutir a apresentação de um projeto é sempre visando o bem das pessoas, mas particularmente eu gostei da Lei Maria Tapajós, que versa sobre a pretensão de estender os direitos dos agentes de proteção. Eu tive o privilégio de conhecer a doutora Tapajós e testemunhar do compromisso profissional dela, ver uma lei minha com o nome dela é uma forma de homenagem também.
ORB- O senhor também apresentou um projeto que institui sobre A Semana de Aleitamento Materno. Do que se trata objetivamente?
O principal objetivo da nova lei é estimular atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação. Além disso, a medida visa sensibilizar a sociedade para a importância do ato de amamentar. Acrescido a isso, a ideia também é fortalecer a doação de leite humano para o banco de leite das maternidades. Quando a gente apresenta um projeto desses, estamos pensando sempre no bem do povo acreano, sobretudo dos mais pobres. E um projeto desses vai além de um simples gesto de amamentar, pois podemos estar salvando vidas, que é o bem maior.
ORB – Além do trabalho no prédio da Aleac, como foi seus outros compromissos parlamentares?
Eu me divido entre a Capital e Xapuri, a cidade onde moro. Aprendi a ter esse olhar voltado para o parlamento inteiro, a parte burocrática e o interior do Estado e suas peculiaridades. O que mais faço é visitar as comunidades do interior. Eu procuro sempre ficar perto das minhas bases, da minha origem e gosto muito de ir ao interior para poder colher as demandas deles e trazer até o parlamento onde procuramos para os casos.
ORB – Sobre o seu partido, o PSB, que leitura o senhor faz dele?
O PSB é um partido forte, consolidado e com bons quadros. Acredito que a sigla irá crescer ainda mais este ano, em 2016 quando elegeremos prefeitos no interior do Estado. O PSB está cada dia mais forte e coeso, temos confiança no Erivelton Soares, nosso candidato a prefeito em Xapuri, e acreditamos na reeleição do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino.
ORB- O senhor é um dos deputados da base. Como o senhor avalia o governo Tião Viana?
O governador Tião Viana (PT) é um dos homens mais trabalhadores e compromissados que conheço. Temos dificuldades como todos têm, mas o governo tem cumprido sua missão. Tem realizado um bom trabalho com certeza.
Comentários
Acre
Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul
Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais
Comentários
Acre
Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Foto: David Medeiros
A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.
De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros
Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.
Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros
Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.
Comentários
Acre
Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros
Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.
Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.
O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.


Você precisa fazer login para comentar.