Acre
Manoel Moraes assume primeira secretaria da Aleac
Socialista ganha disputa de Éber Machado
Da redação, com Itaan Arruda
Na sexta-feira, após longa reunião, ficou sacramentada a dobradinha PT/PSB para conduzir a Mesa Diretora da Aleac. Manoel Moraes, do PSB, será o novo primeiro- secretário da Casa.
A definição finaliza uma guerra de bastidores travada entre Moraes e o colega de plenário Éber Machado (PSDC). Desgastado com o episódio da Defensoria no fim do ano passado, Machado, mesmo fazendo forte lobby para assinar os cheques da Aleac, recuou diante dos humores do Palácio Rio Branco que queria Manoel Moraes na cadeira de primeiro-secretário.
Insistir na disputa seria mais um desgaste que o democrata cristão teria que colher na relação com a Casa Rosada. Tião Viana e os assessores políticos parecem ter falado no tom correto porque também não queriam abrir possibilidade de diminuir sua base de apoio no parlamento.
Com isso, o Palácio Rio Branco referendou o seguinte desenho para a Aleac nesse início de legislatura: Presidente Ney Amorim (PT); Primeira-secretaria: Manoel Moraes (PSB); Segunda-secretaria: Maria Antônia; Terceira-secretaria, Chagas Romão (PMDB); Primeiro vice-presidente, Éber Machado. Ainda estão por ser definidos os cargos de segundo vice-presidente e quarto e quintos secretários.
Esse desenho garante segurança política ao segundo mandato de Tião Viana, mesmo com a base de apoio tendo diminuído de 18 para 15 parlamentares.
Mesa Diretora
Presidente: Ney Amorim (PT)
1ª Secretaria: Manoel Moraes (PSB)
2ª Secretaria: Maria Antônia (PROS)
3ª Secretaria: Chagas Romão (PMDB)
1ª Vice-presidência: Éber Machado (PSDC)
2ª Vice-presidência: falta definir
4ª e 5ª Secretarias: faltam definir
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.