Acre
Manifestantes do Acre vão coletar assinaturas contra a pensão de ex-governador
Os cinco deputados estaduais do Acre, que assinaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2/2013, que pede a extinção da pensão de ex-governador no Estado, vão ganhar apoio do movimento do Dia do Basta. Os manifestantes anunciaram que farão uma coleta de assinaturas de populares que são contra o pagamento da aposentadoria após quatro anos de mandato de governador.
Os 19 deputados da base de governo, que são favoráveis ao benefício que é recebido por dois ex-governadores da Frente Popular serão pressionados pelos manifestantes a assinarem a PEC. Os manifestamente prometem fazer uma lista com o nome dos parlamentares que são a favor do que eles classificam como “pouca vergonha” e fazer uma verdadeira campanha contra suas reeleições.
“Vamos pras ruas sim, e continuaremos. Mas não só isso. Vamos pressioná-los. Esta semana será feito um abaixo-assinado contra a pensão vitalícia pra ex-governadores. E semana que vem, saberemos quais são os Deputados Estaduais que são a favor dessa pouca vergonha. E garanto, eles não irão dormir, enquanto não acabarem com essa pensão. E a luta continua”, diz Gabriel Santos, um dos líderes do movimento.
Os manifestantes pedirão ainda, que a PEC seja colocada novamente em apreciação e nova coleta de assinaturas. “Se a proposta não passar, a Assembleia Legislativa vai conhecer o poder que o povo do Acre tem. Os deputados que forem contra, se arrependerão amargamente. Vamos fazer questão de lembrar ao eleitorado, quem está contra os interesses do povo”, enfatiza Gabriel Santos.
Demonstrando conhecimento da PEC no Poder Legislativo, o líder do movimento contra a corrupção destaca: “Apenas 5 deputados assinaram a PEC 02/2013, que extingue a pensão de ex-governadores: Major Rocha e Toinha Vieira, ambos do PSDB, Antônia Sales e Chagas Romão do PMDB, e Gilberto Diniz – PTdoB. Acho que tem que haver uma pressão nas sessões da Aleac”, finaliza.
Ray Melo
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.