Conecte-se conosco

Acre

Manifestantes do Acre vão coletar assinaturas contra a pensão de ex-governador

Publicado

em

Os cinco deputados estaduais do Acre, que assinaram a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 2/2013, que pede a extinção da pensão de ex-governador no Estado, vão ganhar apoio do movimento do Dia do Basta. Os manifestantes anunciaram que farão uma coleta de assinaturas de populares que são contra o pagamento da aposentadoria após quatro anos de mandato de governador.

Os 19 deputados da base de governo, que são favoráveis ao benefício que é recebido por dois ex-governadores da Frente Popular serão pressionados pelos manifestantes a assinarem a PEC. Os manifestamente prometem fazer uma lista com o nome dos parlamentares que são a favor do que eles classificam como “pouca vergonha” e fazer uma verdadeira campanha contra suas reeleições.

“Vamos pras ruas sim, e continuaremos. Mas não só isso. Vamos pressioná-los. Esta semana será feito um abaixo-assinado contra a pensão vitalícia pra ex-governadores. E semana que vem, saberemos quais são os Deputados Estaduais que são a favor dessa pouca vergonha. E garanto, eles não irão dormir, enquanto não acabarem com essa pensão. E a luta continua”, diz Gabriel Santos, um dos líderes do movimento.

Os manifestantes pedirão ainda, que a PEC seja colocada novamente em apreciação e nova coleta de assinaturas. “Se a proposta não passar, a Assembleia Legislativa vai conhecer o poder que o povo do Acre tem. Os deputados que forem contra, se arrependerão amargamente. Vamos fazer questão de lembrar ao eleitorado, quem está contra os interesses do povo”, enfatiza Gabriel Santos.

Demonstrando conhecimento da PEC no Poder Legislativo, o líder do movimento contra a corrupção destaca: “Apenas 5 deputados assinaram a PEC 02/2013, que extingue a pensão de ex-governadores: Major Rocha e Toinha Vieira, ambos do PSDB, Antônia Sales e Chagas Romão do PMDB, e Gilberto Diniz – PTdoB. Acho que tem que haver uma pressão nas sessões da Aleac”, finaliza.

Ray Melo

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo