Acre
Manhã, tarde e noite. Em trabalho intenso prefeitura de Epitaciolândia realiza limpeza em locais atingidos pela alagação para o retorno das familias

Uma triste realidade, muitos estragos, casas arrancadas pelas aguas da cheia, pontes destruídas e muito entulho para ser retirado, porem nada disso é maior do que disposição do prefeito Sérgio Lopes e toda a sua equipe.
Uma verdadeira operação de guerra está montada para realocar todas as famílias de forma segura em suas casas, equipe de todos os setores e voluntários estão fazendo a limpeza das ruas e pontes para garantir a trafegabilidade de carros, motocicletas e pedestres.
O prefeito Sérgio Lopes junto com sua equipe está trabalhando para realojar todas as famílias que já tem condições seguras para voltarem para suas casas, é um trabalho árduo e intenso que atravessa do dia e entra pela noite, os atendimentos acontecem simultaneamente na zona urbana e rural.
Durante todo o dia, equipes coordenadas pelos parceiros PC Gesse e o vereador Rosimar Menezes atenderam 12 famílias atingidas pela cheia no Ramal da Filipinas. Foram fornecidos água potável, alimentos e kits de limpeza.
Aqui na cidade, as equipes juntamente com a defesa civil fizeram diversas vistorias, e outras continua na limpeza das ruas, enquanto um batalhão de mulheres prepara os alimentos que são servidos três vezes por dia ás pessoas que ainda estão nos abrigos e as que já estão em suas casas ainda se restabelecendo.
Segundo o prefeito o trabalho não para, enquanto tiver uma família que for precisando de ajuda, a prefeitura vai estar lá para dar total apoio.
“ Muito obrigado a todas as pessoas que estão enfrentando, juntamente comigo, essa situação difícil, mas são guerreiros e guerreiras valentes que não se abatem em nenhum momento. Quando chego em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, porém, lembro de cada um de vocês fico emocionado, minhas forças se renovam e agradeço a Deus pela vida de cada um. Por ter colocado ao meu lado pessoas maravilhosas! Muito obrigado! Deus continue abençoando a todos nós e respectivas famílias. ” Disse o prefeito em postagem no grupo de apoio as pessoas desalojadas.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale














Você precisa fazer login para comentar.