Acre
Major Rocha pede que Aleac acompanhe situação de acreanos presos na Bolívia
O deputado Major Rocha (PSDB) relatou em pronunciamento nesta quarta-feira, 4, que recebeu ontem denúncia de familiares de presos acreanos na Bolívia dando conta de que eles estão sendo vítimas de maus tratos, violência sexual e ameaças de morte. De acordo com o parlamentar, são 28 presos brasileiros, 14 do Acre, que estão em um presídio em Santa Cruz de La Sierra depois de serem transferidos da Vila Bush, em Cobija, em virtude de uma rebelião em que um brasileiro foi espancado até a morte em fevereiro passado.
Rocha disse que fala em nome dos familiares dos presos, pois mesmo sem nunca terem cometido crimes sofrem as incertezas e tristezas de quem tem um parente sob a guarda do presidente boliviano. “São famílias de baixa renda que não têm condições de visitar os parentes”, contou. Por esta razão, como membro da Comissão de Direitos Humanos da Aleac, Rocha sugeriu que a comissão se desloque até a Embaixada da Bolívia em Brasília ou a Santa Cruz de La Sierra para averiguar a situação dos presos acreanos.
“As famílias relataram que os presos não contam com nenhuma assistência da representação diplomática brasileira na Bolívia”, observou Rocha.
João Maurício
Agência Aleac
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.