fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Major Rocha denuncia no Congresso as irregularidades em licitações do Governo petista

Publicado

em

O deputado federal Major Rocha (PSDB) denunciou na sessão do Congresso Nacional desta terça-feira (9) as irregularidades em licitações do Governo petista no Estado e na prefeitura de Rio Branco. A denúncia incomodou o deputado petista Léo de Brito, que tentou desqualificar, mas teve de ouvir onde e por quanto foram os superfaturamentos, bem como o fato das compras terem sido canceladas ou alteradas.

O deputado Rocha registrou no plenário da Câmara a denúncia feita por ele, o deputado Luiz Gonzaga e um grupo de vereadores por conta das irregularidades nas licitações no Estado. O deputado destacou ter procurado o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) para registrar os problemas em compras comandadas pelo PT.

“Oito licitações com superfaturamento e que depois de denunciadas foram canceladas. Há algo de muito estranho na máquina licitaoria do PT no Governo e na prefeitura, ambas gerida por eles”.

Léo de Brito tenta defender

Rocha nem bem tinha se afastado quando o também deputado Léo de Brito fez o seu ataque na tentantiva de defender os companheiros: “O deputado Rocha fez mais uma de suas denúncias vazias e levianas contra secretários da prefeitura e do Governo do Estado do Acre”.

Léo alegou ser tudo por conta do fato da oposição no Acre não possuir discurso e não tem o que fazer por ter perdido sucessivas eleições: “O que eu tenho a dizer é a minha absoluta solidariedade aos secretários, com mais de 10 anos de vida pública. Se os deputados querem fazer algo, por quê não irem nas outras prefeituras que estão cheias de desmandos? Tá aí uma boa opção ao deputado que não tem o que fazer. Ele parece que está sem agenda”.

Rocha responde na “lata”

Nem bem as palavras de Léo de Brito deixaram de ecoar na Câmara Federal e ele teve de ouvir uma dura resposta por parte do deputado Rocha: “Falei de fatos reais e não indícios. Matérias jornalísticas com dados de licitações feitas pelo Estado”.

Rocha citou os 19 milhões de gorros para a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), quantidade suficiente para atender ao Estado por 22 anos; da compra de três mil cestas básicas com 78% de superfaturamento na prefeitura da Capital; das 30 mil refeições do Depasa com 100% de faturamento; dos computadores do IDAF com superfaturamento variando ente 42% e 53,22%.

“O PT não quer é investigar. E não são só indícios, tanto que as licitações foram canceladas. O que queremos é o MP investigando as barbaridades que estão ocorrendo e, se for o caso, puna quem as cometeu”, finalizou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motociclista fica ferido após colidir com três carros na Estrada do Aviário, em Rio Branco

Publicado

em

João sofreu possível pneumotórax e fratura na clavícula; estado de saúde é estável após atendimento do SAMU.

Um motociclista identificado apenas como João ficou ferido após perder o controle da moto e colidir com três carros na noite de terça-feira (11), na Estrada do Aviário, em Rio Branco. Segundo testemunhas, João trafegava no sentido centro-bairro em uma motocicleta Honda Bros, placa SQR-4H43, quando, ao tentar realizar uma ultrapassagem, bateu no retrovisor de um Fiat Mobi vermelho, placa NXT-6222.

Após o primeiro impacto, ele perdeu o controle da moto e colidiu com mais dois carros estacionados: um Toyota Etios branco, placa THH-0E86, e um Hyundai HB20 branco, placa QLZ-7061. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros. A equipe de suporte avançado identificou que João havia sofrido um possível pneumotórax e uma fratura na clavícula.

Após ser atendido e estabilizado, ele foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi considerado estável. O Policiamento de Trânsito esteve no local e, após os procedimentos de praxe, liberou todos os veículos envolvidos.

O caso reforça a importância de atenção e cuidado ao realizar manobras como ultrapassagens, especialmente em vias movimentadas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre apresenta estabilidade, mas Defesa Civil alerta para risco de cheias nos próximos dias

Publicado

em

Previsão de chuvas intensas, com acumulados de até 100 mm, pode elevar nível do rio e causar transbordamentos em Xapuri, Capixaba e Rio Branco.

Foto: David Medeiros/ac24horas

Na tarde desta quarta-feira (12), a Defesa Civil informou que as bacias do Rio Acre apresentam sinais de estabilidade, após dias de alerta devido ao transbordamento do rio. No entanto, o tenente Oliveira, responsável pelo monitoramento, alertou para a possibilidade de aumento do nível das águas nos próximos dias, em decorrência de chuvas intensas previstas para a região, que podem atingir até 100 mm.

“Nossa capital, Rio Branco, assim como Cruzeiro do Sul e outros municípios na bacia do Rio Acre, apresentam sinais de estabilidade nos rios que estavam em alerta ou transbordando”, declarou o tenente. Apesar da situação controlada, as equipes da Defesa Civil permanecem em alerta máximo, com o posto de comando montado no Corpo de Bombeiros e toda a logística preparada para possíveis emergências.

O monitoramento constante, realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, o Instituto Nacional de Meteorologia e o Semaden, indica chuvas significativas nas próximas semanas. Na bacia do Rio Acre, os acumulados podem variar entre 40 e 50 mm, enquanto em outras regiões, como as bacias dos rios Abunã, Iaco e Juruá (Cruzeiro do Sul), os volumes podem chegar a 100 mm.

Foto: David Medeiros/ac24horas

“Se as chuvas forem intensas e concentradas em um curto período, há risco de transbordamento dos rios”, destacou Oliveira. Ele explicou que uma onda de cheia deve percorrer Xapuri e Capixaba, chegando a Rio Branco, o que pode elevar o nível do Rio Acre nos próximos dias.

De acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil de Rio Branco, divulgado às 15h desta quarta-feira, o Rio Acre permanece estável, mas acima da cota de transbordo, que é de 14 metros. O nível registrado foi de 14,21 metros. A população é orientada a manter-se alerta e seguir as recomendações das autoridades.

Comentários

Continue lendo

Acre

Operação nacional da PF contra abuso sexual de crianças e adolescentes prende uma pessoa no Acre

Publicado

em

Ao todo, foram feitas 26 prisões em flagrante em 12 estados. No Acre, também foram cumpridos dois mandados de buscas e apreensão. A operação foi feita em 22 unidades da federação e envolveu um efetivo de 340 agentes em todo o país

PF prendeu uma pessoa em flagrante e cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Rio Branco. Foto: Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Proteção Integral, uma ação nacional contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, resultando na prisão de um suspeito em flagrante em Rio Branco, no Acre. Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no estado.

A operação, que ocorreu em 22 unidades da federação, teve como alvo suspeitos de crimes como armazenamento, compartilhamento, produção e venda de material de abuso sexual infantojuvenil, principalmente na internet. Ao todo, 26 pessoas foram presas em flagrante em 12 estados, com o envolvimento de 340 agentes da PF em todo o país.

No Acre, as ações reforçam o compromisso da Polícia Federal em combater crimes contra crianças e adolescentes, garantindo a proteção dos mais vulneráveis. A operação destacou a importância do combate à exploração sexual na internet, que tem se tornado uma ferramenta cada vez mais utilizada por criminosos.

A Operação Proteção Integral faz parte de um esforço contínuo da PF para coibir esses crimes e proteger os direitos de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

Suspeitos são investigados por armazenamento, compartilhamento, produção e venda de conteúdos de abuso sexual infantojuvenil. Foto: Polícia Federal

Comentários

Continue lendo