Acre
Mais um inverno, mais transtornos no “Ruas do Povo” do governo do acre
Os transtornos são tantos que a população revoltada decidiram procurar a promotoria pública do Acre na manhã da ultima sexta (19).
Depois que as máquinas das empresas contratada pelo Governo entraram nos Bairros de Epitaciolândia, para iniciar os serviços de pavimentação pelo Programa Ruas do Povo, maior programa de pavimentação do Acre, os moradores realizaram festa vendo o sonho de suas janelas sendo realizado com a pavimentação.
Hoje, muitos ficaram praticamente isolados, sem condições de sair de casa devido a grande quantidade de lama nas ruas. Os transtornos são tantos que a população revoltada decidiram procurar a promotoria pública do Acre na manhã da ultima sexta-feira (19).
Alunos das Escola, moradores, trabalhadores que precisam sair de casa para o trabalho, e todos que freqüentam ruas dos bairros de Epitaciolândia, não suportam mais os transtornos dos desmoronamento e até lamaçal que toma conta das ruas que também impede o tráfego de veículos.
Quem tenta entrar conduzindo um veículo por algumas ruas dos bairros do Município, quase sempre passa horas pensando sobre o que está acontecendo com o trabalho que foi realizado nos bairros de Epitaciolândia.
Essas situações fizeram com que a comunidade se unissem em várias manifestações em setores diferente dos bairros que mais vem sofrendo com a erosão e destruição, em trabalhos que foram feito a pouco mais de um ano. As ruas estão se desmanchando e desmoronando no município.
Os moradores do bairro da Liberdade, localizado na cidade de Epitaciolândia, foram surpreendidos por uma forte chuva. Foram cerca de 40 minutos apenas, mas, o suficiente para alagar várias casas localizada numa área já condenada.
De acordo com informações passadas pelos moradores que se encontrava no Ministério Público em Brasiléia, o trabalho feito a dois anos atrás, a pavimentação do Ruas do Povo e os bueiros, não suportaram o grande volume de água, causando o alagamento de várias residências e está deixando transtornos incalculáveis a cada chuva neste inverno que ainda está começando.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale












Você precisa fazer login para comentar.