Acre
Mais dois acidentes de motos são registrados em Brasiléia
Homem perdeu controle na BR 317 e menor caiu na rua após pegar moto da mãe
Alexandre Lima
Socorristas do Corpo de Bombeiros tiveram o dia cheio durante esta quarta-feira, dia 27. Três acidentes envolvendo motos, deixaram feridos sem gravidade mesmo após serem levados ao hospital para serem medicados, onde alguns foram liberados e outros ficaram em observação.
Dois desses, aconteceram em lugares e horas distintos de Brasiléia. No período da tarde após duas motos se chocarem próximo ao trevo da cidade, os socorristas do bombeiros se deslocaram para a BR 317, Estrada do Pacífico, para atender um acidente no km 5.
No local, encontraram caído na beira da BR, Rosivaldo Rodrigues de Andrade, que havia se chocado com sua moto modelo Honda, placa MZU 8251, contra uma placa de sinalização localizada numa curva e por pouco não caiu numa ribanceira.
Rosivaldo sofreu escoriações pelo corpo além de ferimentos na perna direita. O mesmo foi levado para o hospital de Brasiléia onde ficou em observação antes de ser liberado.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Já no período da noite, por volta das 19 horas, dois jovens resolveram que deveriam dar um volta pela cidade numa moto modelo Honda Biz, placa NAA 9810, pela parte alta da cidade, nas proximidades do Bairro da Cageacre.
Ao se aproximarem da Avenida Marinho Montes pela Rua Francisco de Assis que está bastante danificada com buracos e lama, deram de frente com um caminhão baú, conduzido pelo motorista Antonio da Silva Marleudo, que acabara de entrar sentido contrário.
Querendo fugir do buraco e da lama, o condutor da moto que seria menor de idade não habilitado, beirou a lateral do caminhão e teria tocado no baú, fazendo com que perdesse o equilíbrio e caísse no buraco com seu colega, Edson da Silva de Almeida (22) que estava na garupa.
O menor fugiu tomando rumo ignorado deixando seu colega machucado na poça de lama. O perito criminal juntamente com policiais militares foram no local para levantamento de informações do ocorrido. Edson foi levado para o hospital onde foi atendido e ficou em observação.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale












Você precisa fazer login para comentar.