Cotidiano
Mais de 600 profissionais de enfermagem tiveram Covid-19 no Acre, aponta boletim
Última morte registrada entre os profissionais foi o do enfermeiro Danilo Moura, de 41 anos, que morreu na madrugada deste sábado (18) vítima de Covid-19.

Danilo Moura, de 41 anos, morreu vítima de Covid-19 na madrugada deste sábado (18) — Foto: Arquivo pessoal
Por Alcinete Gadelha
O Acre já registrou, nos últimos 120 dias, 609 casos de Covid-19 em enfermeiros, de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Enfermagem (Cofen), divulgados neste sábado (18). Nesse período também foi registrado oito mortes desses profissionais.
A última morte registrada entre os profissionais foi o do enfermeiro Danilo Moura, de 41 anos, que morreu na madrugada deste sábado (18) vítima de Covid-19.
Ele atuava no Instituto de Traumatologia do Acre (Into-AC) – unidade de referência no tratamento de Covid-19 – e também na Prontoclínica. Foi fazendo o que mais amava que ficou exposto à doença, como tanto outros profissionais da linha de frente desse combate.
A família conta que ele era saudável, tinha um problema renal, mas não era grave. No dia 1º, ele foi internado na Prontoclínica, mas no dia 5 precisou ir para a UTI do Santa Juliana, onde morreu neste sábado.
“Esses números são desde o início, de quatro meses atrás. Muita gente já está de alta e voltou ao trabalho”, explica o presidente do Conselho Regional de Enfermagem no Acre (Coren), Márcio Lima Verde.
Deficit de profissionais
Lima Verde disse que o conselho no Acre é que passa os dados para o Cofen, mas eles não têm o número atual de quantos profissionais estão afastados com a doença.
No conselho estadual são pelo menos 2,5 mil enfermeiros registrados e, de acordo com o presidente, o número preocupa, principalmente por afetar nas escalas dos profissionais que já atuam com um deficit dentro das unidades.
“A enfermagem é composta por profissionais que estão na linha de frente e a preocupação é muito grande. Há um deficit de profissional na escala e quando esse profissional é contaminado, ele passa cerca de 20 dias fora da escala, então é muito difícil pra gente. Hoje, a maioria dos hospitais têm atuado em sobrecarrega e há dificuldade para fechar a escala”, contou.
Além disso, ele ressalta que mesmo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) fazendo o chamamento de mais profissionais por meio do concurso a situação ainda é crítica.
“A Sesacre tem ajudado ao chamar os profissionais do concurso. Mas, antes da pandemia já era uma escala deficitária, quando entrou a pandemia, muitos que são do grupo de risco saíram, além desses tem os que se contaminaram”, pontuou.
Comitê faz orientações
Eliane Costa, Chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador da Sesacre e membro do Comitê de Operações e Emergenciais durante a pandemia, disse que é feito um acompanhamento dos profissionais da saúde para que estejam sempre bem informados sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas e sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
“Nosso enfrentamento se dá por meio de treinamento durante a pandemia, orientações através de notas técnicas. A gente também observa a quantidade de EPIs que está sendo dada às unidades para que não falte e também orienta através de protocolos e normas norteadoras para que o nosso trabalhador tenha sempre à mão a informação mais completa”, disse.
A gerente diz que os profissionais de saúde por serem da linha de frente são os que mais se expõem e o vírus acaba sendo mais violento. Cada caso positivo e óbito registrado é um alerta para redobrar a prevenção que é o trabalho que eles desenvolvem.
“A gente lamenta e isso não nos deixa tranquilos. São dados e esses dados precisam ser trabalhados. Uma vida não tem preço. É um pai e uma mãe de família, profissional que tem serviços prestados e a gente tenta de toda maneira prestar a melhor segurança possível no quesito EPIs modernos para protegê-los”, concluiu.
Comentários
Cotidiano
Luiz Antônio e Joaquin Assaf são destaques do Estadual Absoluto

Foto Leandro Frota: Joaquin Assaf nadou a prova dos 50 livres abaixo de 24 segundos
Os nadadores Luiz Antônio Jerônimo e Joaquin Assaf foram os destaques do Campeonato Estadual de Natação Absoluto disputado neste sábado, 20, na piscina da AABB.
Luiz Antônio Jerônimo bateu o recorde nos 50 metros peito com o tempo de 31 segundos e 17 centésimos.
Fez história
Joaquin Assaf venceu a prova dos 50 metros livres batendo a marca de 23 segundos e 94 centésimos. O atleta fez história e é o primeiro acreano a nadar abaixo de 24 segundos.
AABB conquista
A equipe da AABB conquistou o título do Estadual Absoluto somando 1374 pontos. A Natação Tubarão marcou 1.246 e ficou em segundo. A Atlética Massacre somou 181 pontos na 3ª colocação.
Bons resultados
O presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio, aprovou a competição.
“Fechamos a temporada com um excelente evento. Os resultados foram bons e isso é importante para a natação acreana”, declarou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
AAB “A” e Old School conquistam vagas nas semifinais do Estadual

Foto FEAB: Jogos bem disputados marcaram a última rodada da fase de classificação
Terminou neste sábado, 20, na quadra do CEBRB, com três partidas a fase de classificação do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino. O time da AAB “A” venceu o América por 47 a 28 e avançou para semifinal. O Old School “A” derrotou o NBX por 46 a 36 e também é semifinalista do torneio.
No confronto para cumprir tabela, o Los Hermanos bateu o NBX por 51 a 41.
Semifinais definidas
Os confrontos semifinais do Campeonato Estadual são: New City x Old School “A” e AAB “A” x Atlético. Os jogos serão disputados no sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB.
Comentários
Cotidiano
Quinari e Brasileia empatam no primeiro jogo das finais do Estadual da Série A

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia disputam o segundo jogo das finais sem vantagem
Quinari e Brasileia empataram por 4 a 4 neste sábado, 20, no ginásio José Edson Honorato, em Senador Guiomard, no primeiro jogo das finais do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Kaylan(3) e Diego marcaram os gols do Quinari, enquanto Ângelo(2), Macaco e Carlos Henrique anotaram para Brasileia.
Jogo com alternativas
O Quinari abriu 4 a 0 no placar com 12 minutos e jogo e deu a falsa impressão de uma vitória sem dificuldades. A equipe do Brasileia conseguiu se acalmar e foi para o intervalo perdendo por 4 a 2. Na volta para o segundo tempo, Brasileia pressionou e acabou conquistando um grande resultado.
Confusão fora de quadra
Muita confusão fora de quadra marcou a partida. Os torcedores de Senador Guiomard brigaram entre si ainda no primeiro tempo e na segunda etapa, componentes da torcida de Brasileia foram retirados para fora do ginásio por causa do comportamento.
Avaliações
“Conseguimos abrir 4 a 0, mas a equipe desconcentrou no fim da primeira etapa e no segundo tempo a partida ficou mais disputada. Poderíamos ter vencido o jogo”, disse o técnico do Quinari, Jô Mendes.
“Fomos buscar um jogo perdido e isso aumenta a nossa determinação para a partida de volta. Iniciamos a partida muito abaixo e isso não pode acontecer”, comentou o fixo Alcione.
Boa arbitragem
Edson Correia(Coquinho) e Janilda Melo realizaram uma boa arbitragem e conseguiram controlar uma partida nervosa e com muita reclamação dos dois lados desde o início.

Você precisa fazer login para comentar.