Conecte-se conosco

Flash

Mais de 100 mil alunos voltam às aulas nesta segunda-feira no Acre

Publicado

em

As aulas das zonas urbanas, da rede pública estadual do Acre, começam nesta segunda-feira,18, em 21 municípios. Apenas Cruzeiro do Sul, e também as escolas das zonas rurais de difícil acesso, estão com previsão para começar dia 25 de março. Estes estabelecimentos ainda estão em processo de contratação de professores.

Em todo o estado, 170 mil estudantes estão matriculados para o primeiro semestre deste ano. Só nas escolas da capital são mais de 50 mil alunos, e 88 escolas aptas a receber a comunidade escolar.

Essa semana, o titular da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Acre (SEE), Mauro Sérgio Cruz, concedeu entrevista à rádio Aldeia FM para falar dos preparativos para o retorno às atividades escolares.

Na oportunidade, o secretário esclareceu que o adiamento do ano letivo, que estava previsto para começar no último dia 11, se deu por conta das contratações de docentes. “A secretaria realizou dois processos seletivos, e eles tinham datas que precisaram ser respeitadas, como prazos de convocação, entrega de documentos e exames admissionais para os profissionais poderem ser lotados”, explica o secretário.

Em todo o estado, são mais de 170 mil estudantes matriculados (Foto: Arquivo Secom)

O gestor lembrou ainda que para este ano já foram convocados quase 2.900 professores para atender a necessidade da rede. Esses profissionais já estão contratados e recebendo curso de formação. As chamadas estão sendo feitas de acordo com a demanda que as escolas passam para a secretaria.

Desafio: Melhorar o Ideb

Durante a entrevista o secretário falou ainda dos desafios e das perspectivas para melhorar o ensino público na Amazônia, especialmente nas comunidades rurais e de difícil acesso do Acre. Explicou que um dos grandes desafios é avançar com os resultados do Índice da Educação Básica (Ideb), principalmente dos alunos que concluem o ensino médio na rede.

“Todo o nosso trabalho é voltado para melhorar a qualidade do ensino em todo o estado, porque 3.6, no ensino médio, é um índice muito baixo, precisamos melhorar esses resultados”, destaca o secretário.

Melhorar os resultados do Ideb é um desafio da educação acreana (Foto: Arquivo Secom)

O educador lembrou ainda que esses indicadores só podem ser elevados com a melhoria do ensino ofertados no interior das salas de aulas, por meio de investimentos, acompanhamentos e formação de professores.

Implantar novo modelo de ensino rural

O chefe da pasta educacional lembrou ainda que a SEE, em parceria com as comunidades, está estudando um novo modelo de ensino rural para o Acre, como forma de melhorar a educação ofertada nas comunidades interioranas.

“Nosso estado tem aproximadamente 635 escolas, e dessas, 444 são rurais. Então, nosso ensino é predominantemente rural. Precisamos oferecer para a população que frequenta essas escolas um modelo diferenciado”, ressalta.

O desafio é manter os jovens nas suas comunidades (Foto: Mágila Campos)

De acordo com o educador precisa ser um modelo onde o aluno possa frequentar as salas de aulas e ao mesmo tempo se qualificar, porque o desafio das comunidades e das famílias, é manter os jovens nas suas localidades. E que para mudar essa realidade é preciso ofertar oportunidades de crescimento, para que o estudante não precise migrar para a cidade.

“Precisamos de um modelo de escola que além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, ao mesmo tempo esses alunos tenham também acesso a toda uma formação para desenvolver o potencial econômico na qual a sua comunidade está inserida”, destaca.

O professor lembrou que para implantar essa nova intervenção pedagógica é preciso analisar as características e peculiaridades da região. ” O Acre tem várias regiões que tem um potencial econômico diferenciado, é a partir desses estudos, que vai ser pensando um modelo de escola para que nelas o aluno se capacite e permaneça ali, investindo todo o seu conhecimento para o bem daquela comunidade”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Acidente entre carro e moto deixa adolescente em estado delicado em Epitaciolândia

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado, dia 17, na rua Duque de Caxias, em Epitaciolândia, trecho que separa o 4º Batalhão Especial de Fronteira do bairro Liberdade. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta e deixou um jovem de 17 anos em estado delicado.

Segundo informações preliminares, o carro, um Fiat Uno, seguia no sentido centro quando colidiu frontalmente com a motocicleta, que trafegava no sentido contrário. O motorista do veículo foi identificado apenas como Bruno e, de acordo com relatos iniciais, ele seria cunhado da vítima.

As autoridades apuram a possibilidade de que os envolvidos estivessem realizando manobras perigosas, como zigue-zague na via, o que pode ter provocado a perda de controle e o impacto frontal.

O motociclista foi socorrido por uma equipe do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Alto Acre e encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar. A unidade confirmou que o jovem sofreu traumatismo cranioencefálico, apresentava desorientação e pode ser transferido para a capital a qualquer momento.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes para esclarecimento das circunstâncias do acidente.

Mais informações sobre o acidente a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital

Publicado

em

Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.

No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Na capital, 8 famílias já foram realocadas para o Parque de Exposições Wildy Viana. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.

“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Coronel Carlos Batista é coordenador da Defesa Civil Estadual. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.

Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.

Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.

Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.

Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

Previsão é de que o nível dos rios no Acre continue subindo devido ao período de chuvas. Foto: Pedro Devani/Secom

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.

O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.

The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija

Publicado

em

Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção

Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.

De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.

Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.

O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.

Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo