Em coletiva de imprensa, o alto comando da Polícia Militar (PM) anunciou na manhã desta segunda-feira, 29, as medidas de segurança que serão adotadas para o dia das eleições, 5 de outubro.
O comandante geral da PM, Coronel José dos Reis Anastácio, disse que a expectativa para as eleições 2014 é de um pleito tranquilo. Ele destacou ainda a importância dos candidatos compreenderem que não são inimigos e, sim, adversários políticos.
Quanto ao fator segurança, Coronel Anastácio informou que toda a corporação estará à disposição da sociedade, a fim de assegurar um pleito tranquilo a todos os acreanos.
PM em números
No total, serão destacados 1.283 polícias e 80 oficiais, perfazendo 1.363 homens em todo o estado, que serão distribuídos para o policiamento ostensivo, nos locais de votação e grande aglomeração de pessoas, além das viaturas que estarão circulando pela cidade.
Quanto a mobilidade das equipes, a PM contará com 38 viaturas e 45 motocicletas. Em Rio Branco, estará nas ruas um efetivo de 593 homens.
Lei Seca
Nos próximos dias será publicado uma portaria no Diário Oficial do Estado do Acre informando a data e horários de vigor da Lei Seca, que tem como principal objetivo proibir a venda de bebidas alcoólicas, a fim de reduzir os índices de violência e assegurar um pleito sem maiores ocorrências.
PM combaterá condutas ilícitas
O Coronel José dos Reis Anastácio destacou ainda que a PM estará atuando como parceiros junto às demais polícias e aqueles que forem flagrados infligindo a Lei Eleitoral serão imediatamente encaminhados a Polícia Federal.
Todas as seções eleitorais, tanto na zona urbana e rural e aquelas com grande fluxo de pessoas, serão assistidas pela Polícia Militar, garante o comandante.
Participaram da coletiva de imprensa, o Comandante Geral, Coronel José dos Reis Anastácio; o subcomandate geral, Romário Cesar; Coronel Ulisses Araujo e o Coronel Ricardo, do Comando de Policiamento Ostensivo do Alto Acre (CPO3), que expuseram todo esquema tático de atuação por regional.
Confusão foi registrada em vídeos e circulou nas redes sociais; não há informações sobre feridos
Uma briga envolvendo homens e mulheres foi registrada na noite desta quarta-feira (17) no Centro de Xapuri, no interior do estado. A confusão ocorreu durante as festividades de carnaval e rapidamente repercutiu nas redes sociais.
Vídeos divulgados na internet mostram um grupo de mulheres discutindo e trocando provocações antes do confronto físico. Em seguida, as imagens registram agressões com tapas, murros e puxões de cabelo em meio ao público que acompanhava o evento.
Durante a briga, uma das jovens caiu no chão e, logo depois, puxou a outra envolvida, intensificando o tumulto. A confusão só foi encerrada após a intervenção de pessoas que estavam no local e conseguiram separar as participantes.
Até o momento, não há confirmação sobre o registro de boletim de ocorrência nem informações oficiais a respeito de possíveis ferimentos. O episódio gerou ampla repercussão e comentários entre moradores da cidade.
O carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, promovido pela Prefeitura de Rio Branco acabou e a gestão avalia a festa como positiva. Após as cinco noites de folia, logo cedo, na manhã desta quarta-feira de cinzas, o último bloco a passar pela avenida e adjacências onde ocorreu o carnaval foi o bloco da limpeza, da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade.
Além de café da manhã, membros da igreja também participaram da ação, colaborando com os serviços realizados pelos profissionais. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Em agradecimento os colaboradores foram surpreendidos com um belo café da manhã na Praça da Revolução, oferecido pela Igreja Batista CB Vida, comandada pelo pastor Marquinhos Maciel. Uma oração foi dirigida, abençoando toda a equipe.
Durante a ação, além do café membros da igreja também participaram das atividades, auxiliando no serviço realizado pelos profissionais. Segundo Marquinhos, o objetivo foi não apenas agradecer, mas reconhecer o papel essencial desempenhado pelos garis.
De acordo com Marquinhos, a iniciativa teve como propósito não apenas agradecer, mas valorizar o papel fundamental desempenhado pelos garis. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A igreja destacou que o trabalho realizado por esses profissionais vai além da limpeza pública, representando um cuidado direto com a saúde da população, prevenindo enfermidades e contribuindo para a qualidade de vida da sociedade.
“Hoje a gente está aqui, em primeiro lugar, para agradecer o trabalho dos garis, que é um trabalho não apenas de limpeza, mas um trabalho de cuidado. A gente sabe quantas enfermidades eu, a minha casa, a minha família e toda a sociedade deixam de adquirir por conta do trabalho deles. E a gente oferecer esse café da manhã, e mais do que o café, a gente também ajuda eles no trabalho. A Bíblia diz que nós devemos aliviar a carga uns dos outros”, destacou o pastor Marquinhos Maciel.
De acordo com o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, foi organizada uma ampla força-tarefa para assegurar a rápida remoção dos resíduos gerados durante a festa (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Cuidados com a Cidade Tony Roque, foi mobilizada uma grande força-tarefa para garantir a rápida retirada dos resíduos acumulados durante a festa. Ele disse ainda que o planejamento executado durante todos os dias de Carnaval garantiu resultados positivos: mais de 120 toneladas de resíduos foram retiradas.
A operação contou com cerca de 60 colaboradores, entre margaridas, garis, operadores de máquinas, motoristas e equipe administrativa. O grupo atuou principalmente na área central e nos pontos turísticos da capital, seguindo determinação do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, para manter a cidade limpa e organizada.
Operação mobilizou cerca de 60 profissionais, entre margaridas, garis, operadores de máquinas, motoristas e equipe administrativa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A expectativa da secretaria é concluir a limpeza da região da Praça da Revolução até, às 10h, desta quarta-feira (18). Em seguida, as equipes seguem para áreas como Gameleira, Cadeia Velha e região comercial do Centro. A previsão é que, até o meio-dia, toda a parte central da cidade esteja completamente limpa.
“A parte aqui da Praça da Revolução, até às 10 horas da manhã, eu creio que já estará com essa limpeza concluída, com retirada de resíduos também, e já partindo para o lado da região da Gameleira. Também em direção à Cadeia Velha, ali na parte do comércio. E eu creio que até meio-dia concluir essa limpeza dessa parte central”, ressaltou o secretario Municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque.
Você precisa fazer login para comentar.