Acre
Mais de 1.300 PMs estarão nas ruas no dia das eleições na capital e interior
Do ac24horas
Em coletiva de imprensa, o alto comando da Polícia Militar (PM) anunciou na manhã desta segunda-feira, 29, as medidas de segurança que serão adotadas para o dia das eleições, 5 de outubro.
O comandante geral da PM, Coronel José dos Reis Anastácio, disse que a expectativa para as eleições 2014 é de um pleito tranquilo. Ele destacou ainda a importância dos candidatos compreenderem que não são inimigos e, sim, adversários políticos.
Quanto ao fator segurança, Coronel Anastácio informou que toda a corporação estará à disposição da sociedade, a fim de assegurar um pleito tranquilo a todos os acreanos.
PM em números
No total, serão destacados 1.283 polícias e 80 oficiais, perfazendo 1.363 homens em todo o estado, que serão distribuídos para o policiamento ostensivo, nos locais de votação e grande aglomeração de pessoas, além das viaturas que estarão circulando pela cidade.
Quanto a mobilidade das equipes, a PM contará com 38 viaturas e 45 motocicletas. Em Rio Branco, estará nas ruas um efetivo de 593 homens.
Lei Seca
Nos próximos dias será publicado uma portaria no Diário Oficial do Estado do Acre informando a data e horários de vigor da Lei Seca, que tem como principal objetivo proibir a venda de bebidas alcoólicas, a fim de reduzir os índices de violência e assegurar um pleito sem maiores ocorrências.
PM combaterá condutas ilícitas
O Coronel José dos Reis Anastácio destacou ainda que a PM estará atuando como parceiros junto às demais polícias e aqueles que forem flagrados infligindo a Lei Eleitoral serão imediatamente encaminhados a Polícia Federal.
Todas as seções eleitorais, tanto na zona urbana e rural e aquelas com grande fluxo de pessoas, serão assistidas pela Polícia Militar, garante o comandante.
Participaram da coletiva de imprensa, o Comandante Geral, Coronel José dos Reis Anastácio; o subcomandate geral, Romário Cesar; Coronel Ulisses Araujo e o Coronel Ricardo, do Comando de Policiamento Ostensivo do Alto Acre (CPO3), que expuseram todo esquema tático de atuação por regional.
Comentários
Acre
Presidente do MDB no Acre compara legenda a carro Peugeot e anuncia “troca de modelo” para retomar protagonismo
Vagner Sales afirma que partido deixou “Peugeot antigo” e agora aposta em veículo de alta performance; imagem de hipercarro de competição ilustra novo momento com filiações e fortalecimento na chapa majoritária

“Agora é dirigir com cuidado pra chegarmos no pódio”, declarou. Digitou o presidente. Foto: captada
“Trocamos o Peugeot por um hipercarro”: a metáfora de Vagner Sales para a renovação do MDB no Acre
O presidente do MDB no Acre, o deputado estadual Vagner Sales – conhecido como “Leão do Juruá” – recorreu a uma metáfora inusitada para simbolizar a nova fase política da sigla no estado. Em conversa com o repórter Whidy Melo no último domingo (5), Sales comparou o MDB acreano dos últimos anos a um carro da marca Peugeot, alvo recorrente de críticas populares por supostos problemas mecânicos ao longo do tempo, para ilustrar a perda de protagonismo político que a legenda enfrentou.
Do Peugeot antigo ao hipercarro de competição
Para demonstrar a virada, o dirigente afirmou que o MDB “trocou o Peugeot antigo por um novo modelo” e compartilhou em suas redes sociais a imagem de um Peugeot 9X8 Hybrid Hypercar – um veículo de alta performance desenvolvido exclusivamente para competições de resistência, como as tradicionais provas do automobilismo mundial.

A declaração reforça a ideia de que o partido vive um novo momento político e que será necessário conduzir essa fase com prudência e planejamento para alcançar bons resultados nas eleições. Foto: captada
Na montagem divulgada, o carro aparece com um adesivo do MDB aplicado ao capô. A escolha do modelo não foi aleatória: trata-se de um dos veículos mais avançados da categoria, com tecnologia híbrida e design futurista, que não é comercializado ao público – sendo utilizado apenas em pistas ao redor do mundo.
“Agora é dirigir com cuidado para chegarmos no pódio”
Na mensagem enviada, o presidente do MDB completou a analogia com um recado estratégico:
“Agora é dirigir com cuidado pra chegarmos no pódio.”
A declaração reforça a ideia de que o partido vive um novo momento político e que será necessário conduzir essa fase com prudência e planejamento para alcançar bons resultados nas eleições.
Reposicionamento da sigla no estado
A fala de Vagner Sales ocorre em meio a um movimento de reposicionamento do MDB no Acre, impulsionado por:
-
Novas filiações de nomes com pretensão de disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados
-
Fortalecimento da sigla dentro da chapa majoritária para as eleições de outubro
-
Busca por recuperar a relevância que o partido já teve no estado em gestões anteriores
Destaques:
- Metáfora automobilística compara MDB acreano a Peugeot “problemático”
- “Novo modelo” é um hipercarro de competição Peugeot 9X8 Hybrid
- Imagem com adesivo do partido foi divulgada nas redes sociais
- “Dirigir com cuidado para chegar no pódio”, diz presidente
- Movimentações incluem filiações e fortalecimento na chapa majoritária
O MDB já foi uma das forças políticas mais expressivas do Acre, tendo governado o estado e elegido bancadas expressivas. Nos últimos anos, porém, a sigla perdeu espaço para outras legendas, como PP, PT e União Brasil. A chegada de Vagner Sales à presidência estadual e a adoção de um discurso de renovação – agora com uma metáfora que viralizou nos meios políticos – indicam a tentativa de resgatar a competitividade da legenda nas eleições de 2026. Resta saber se o “hipercarro” terá desempenho nas urnas ou se enfrentará os mesmos “problemas mecânicos” do passado.

Para mostrar a virada, Sales afirmou que o MDB “trocou o Peugeot antigo por um novo modelo” e compartilhou a imagem de um Peugeot 9X8 Hybrid Hypercar. Foto: captada
Comentários
Acre
Ano letivo 2026 começa nas escolas nucleadas de Brasiléia
Unidades rurais iniciam atividades com melhorias na estrutura e participação da comunidade escolar
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta segunda-feira (6) a abertura oficial do ano letivo de 2026 nas escolas nucleadas do município.
A solenidade ocorreu na Escola Nucleada Valdomiro Ferreira Barroso, localizada no km 19. Também iniciaram as aulas na mesma data as escolas Concil Alves de Melo, no km 26, e Francisco Germano, no km 68.
Participaram do evento a secretária municipal de Educação, Raiza Dias, o gestor da unidade, Cleito Araújo, a presidente do SINTEAC, Sebastiana Nascimento, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Tibúrcio, além de integrantes da comunidade escolar.
A Escola Valdomiro Ferreira Barroso inicia o novo ano com a estrutura totalmente reformada e, pela primeira vez, com todas as salas de aula climatizadas. A melhoria foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Tadeu Hassem.
Segundo a gestão municipal, o início das atividades nas unidades rurais reforça o compromisso com a qualidade do ensino e a valorização da educação no município.
Comentários
Acre
Presidente da Câmara e vereadora visitam unidade de saúde em Brasiléia
Parlamentares ouviram profissionais e discutiram melhorias no atendimento à população
O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, acompanhado da vereadora Lucélia Borges, realizou, na manhã desta semana, uma visita institucional à Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Correia da Cruz.
A agenda teve como foco acompanhar de perto o funcionamento da unidade, além de dialogar com a coordenação e ouvir as principais demandas enfrentadas pelos profissionais de saúde no dia a dia. Durante o encontro, foram discutidas possíveis melhorias no atendimento, bem como ações para fortalecer os serviços prestados à população.
O presidente destacou a importância da presença do Poder Legislativo nas comunidades, acompanhando a realidade dos serviços públicos e contribuindo na busca por soluções.
Já a vereadora Lucélia Borges reforçou o compromisso com a saúde pública do município, ressaltando a necessidade de ouvir os profissionais que atuam na linha de frente para compreender melhor as demandas da unidade.
A visita, segundo os parlamentares, integra as ações de fiscalização e acompanhamento dos serviços públicos, com o objetivo de garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população de Brasiléia.





Você precisa fazer login para comentar.