Acre
Mais 706 famílias de Rio Branco recebem títulos definitivos de propriedade pelo governo do Estado
Em uma cerimônia realizada na quadra poliesportiva da Escola Professora Marina Vicente Gomes, no bairro Boa União, em Rio Branco, o governador Gladson Cameli realizou na manhã desta sexta-feira, 25, a entrega de 706 títulos definitivos de regularização fundiária pelo programa Minha Terra de Papel Passado, resultado de um investimento histórico de R$ 3,6 milhões. A solenidade, que faz parte da Semana Nacional da Regularização Fundiária, promovida pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além dos beneficiários que há anos ansiavam pela concretização desse momento histórico.
Quebrando o protocolo, descendo do palco e discursando no meio do povo, o governador Gladson Cameli agradeceu toda a parceria entre Estado, Judiciário e Legislativo pelos avanços na regularização fundiária e reforçou o compromisso de melhorias na vida da população.
“Eu estou fazendo o que estou fazendo pelo povo, os ‘meus velhinhos’. O que estamos fazendo aqui hoje é para reduzir as desigualdades. Quantos anos essas pessoas não estavam esperando por esses títulos? Tem gente que esperou 20 anos. Não era pra ter esperado isso não. Mas eu não vou olhar pro retrovisor. Agora é fortalecer no presente pra garantir o futuro”, destacou o governador.
Segurança da propriedade
Dentre os beneficiários, 655 famílias foram contempladas na área urbana, nos bairros Boa Vista, Jorge Lavocat e Montanhês. Essa regularização permitirá que essas famílias tenham acesso a programas de crédito voltados para melhorias em suas residências, além de possibilitar a regularização da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o município. Um aspecto crucial é a melhoria na gestão ambiental urbana, pois a identificação segura dos titulares dos lotes facilitará a responsabilização social e ambiental.
Na área rural, 51 títulos foram entregues nos polos agroflorestais Dom Joaquim e Wilson Pinheiro. Esse processo de regularização transforma os ocupantes de terras em proprietários legais, garantindo o acesso a financiamentos para construção, ampliação e reforma de suas propriedades. Além disso, possibilita a participação em programas governamentais que promovam o potencial da produção rural, impulsionando a economia local.
Primeira pessoa a receber o título diretamente das mãos do governador Gladson Cameli, o senhor Omar Francisco Viana é morador do bairro Boa Vista há 30 anos. Acometido por um derrame há nove meses que limitou parte de seus movimentos, ainda assim não deixou de esboçar um grande sorriso ao lado do filho, com quem mora na propriedade, e que pode resumir o sentimento do pai.
“É uma segurança que a gente passa a ter a partir de agora, não apenas o contrato de compra e venda. Está no nome dele finalmente. Estávamos esperando isso há muito tempo. Há alguns dias avisaram que iam entregar, verificamos que estava tudo certinho e hoje finalmente viemos pegar”, conta o filho de Omar, Maicon Viana.
Outra moradora do bairro Boa Vista há 16 anos, Lúcia Ferreira, vive com um filho e um neto, reforçando a importância de ter seu bem garantido para as próximas gerações.
“Eu tô muito feliz. Agradeço a Deus em primeiro lugar e ao nosso governador em seguida, porque quem fez isso por nós foi ele. O título é segurança pra gente. É meu, vai ficar pro meu filho, vai pro meu neto”, reforça orgulhosa.
Trabalho conjunto
A cerimônia não apenas celebrou a concretização de um sonho para centenas de famílias, mas também enfatizou a importância da regularização fundiária para o desenvolvimento sustentável da cidade. O programa Minha Terra de Papel Passado se destaca como um exemplo notável de parceria entre órgãos governamentais e judiciais em prol do bem-estar da população.
A frente de todo o trabalho, a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Gabriela Câmara, reforçou que essa entrega só foi possível pela união dos poderes, resultando num avanço histórico para o Acre onde este é apenas mais um passo de vários a serem dados, que contemplarão em breve a entrega total de quase quatro mil títulos.
São pessoas que aguardavam esse trabalho há quase 20 anos e agora estão sendo finalmente contempladas pelo governo do Estado e todos os nossos parceiros. Esse é só mais um passo de uma entrega de quase quatro mil títulos definitivos. Vamos entregar pra zona urbana e zona rural. É um trabalho focado e determinado pelo governador Gladson Cameli, que decidiu investir na regularização fundiária, transformando o Acre numa terra de proprietários. Agora é o estado do Acre de papel passado”, reforça Gabriela.
O corregedor do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargador Samuel Evangelista, destacou a importância de ter uma parceria efetiva pela regularização fundiária no Acre entre judiciário e o executivo estadual.
“Pude vislumbrar que aqui no Acre temos um terreno fértil para beneficiar a população. Nós não fazemos regularização fundiária sozinhos. É um trabalho conjunto. E o Acre está fazendo esse trabalho. Sou grato ao governo do Estado como um todo, e ao Iteracre em particular”.
O evento ainda contou com a presença do senador Alan Rick; a deputada federal Socorro Neri; os deputados estaduais Manoel Moraes, Afonso Fernandes e Nicolau Junior; além da presidente do TJAC, Regina Ferrari; e do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom.
Comentários
Acre
Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria
O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.
Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.
Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.
Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.
Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.
O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.
A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.
Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Foto: David Medeiros
As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.
Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.
Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.
Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.
Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.
A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.







Você precisa fazer login para comentar.