Cotidiano
Mães denunciam morte de três recém-nascidos em menos de 24 horas na Maternidade Bárbara Heliodora
De acordo com a direção da unidade de saúde, os bebês já chegaram mortos ao local
SAIMO MARTINS, DA CONTILNET
Fábio Lima de Souza, de 30 anos, denunciou a reportagem, na tarde desta sexta-feira (14), que sua esposa está há mais de 24 horas aguardando a liberação do filho do casal, que segundo informações morreu por negligência da unidade de saúde. Na mesma situação se encontram outras duas mulheres que também estão com bebês mortos na barriga, à espera da corretagem.
Fábio Lima conta que a esposa, identificada como Framcilene Pedroza de Souza, 37, procurou a maternidade na última quarta-feira (12), com fortes dores, porém, após uma consulta, os médicos encaminharam a paciente de volta para casa.
Na quinta-feira (13), a paciente voltou a sentir dores e perder bastante sangue, com isso, voltou a procurar atendimento. “Chegamos de tarde, formos bater ultrassonografia por volta das 23 horas, e o resultado foi que a criança estava morta. Se eles tivessem atendido na quarta, o bebé estava vivo”, destacou.
Lima acrescentou que após a confirmação da morte, “eles disseram que não havia leito para internação. Hoje já faz mais de 24 horas e agora que conseguiram leito para iniciar o processo de retirada do feto, pois não querem fazer curetagem devido aos gastos do procedimento”, ponderou.
Na mesma situação, encontra-se mais duas pacientes que estão há espera da remoção dos bebés, uma delas menor de idade. O denunciante conta que a situação é horrível, e muitas mulheres estão dando a luz nos corredores da maternidade. ” Não tem leito, aí eles fazem o parto nas cadeiras mesmo”, frisou.
Outro lado
A diretora da maternidade de Rio Branco, Serlene Gonçalves, informou à reportagem que as pacientes já foram remanejadas aos leitos. “Todas estão nos seus leitos”, afirmou. Serlene. Ela disse ainda que as mães já chegaram no local com as crianças mortas e que nesses casos, para fazer a remoção do feto, a demora é grande. “A paciente passa por todo um processo, tem que ficar em jejum. O fluxo de curetagem demora um dia ou até dois, depende do caso”, explicou.
Conforme relatado pela diretora, a paciente de 14 anos, citada na reportagem, já expeliu o feto e encontra-se em repouso. “Já está aguardando alta dos médicos. Todas foram atendidas, declarou.
Em contato com Fábio Lima, sua esposa ainda aguarda o procedimento ser concluído. “Até o momento ela ainda não expeliu o feto”, finalizou.
Comentários
Cotidiano
“Os de Dentro contra Os de Fora”: Brasileense reacendem amizade e tradição em pelada de fim de ano
Jogo reúne quem saiu da cidade em busca de oportunidades e quem ficou; 4ª edição do evento celebra mais que futebol, mas união e memórias de décadas

Em sua 4ª edição, pelada “Os de Dentro de Verde contra Os de Fora de Azul” teve placar elétrico, mas a grande vitória foi o reencontro de amigos para celebrar o fim de ano. Foto: Marcus José
Foi muito mais que uma simples pelada. Neste sábado (27), filhos de Brasileia reuniram-se para a 4ª edição do já tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora” organizado pelo boleiro Nokim Gugel. A partida reuniu aqueles que saíram do município em busca de sonhos profissionais e os que permaneceram, revivendo em campo as brincadeiras e a cumplicidade dos tempos de garoto.
O evento, que marca o fim de ano, transcendeu os 90 minutos de jogo. Foi um reencontro para matar a saudade da distância, fortalecer laços e manter viva uma história de amizade construída ao longo de décadas. Em campo e fora dele, o espírito foi de união, paixão e celebração de uma origem comum, provando que algumas tradições são mantidas não apenas pela bola, mas pela força do coletivo.

A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas. Foto: Marcus José

Emoção até o último minuto: jogo tradicional de Brasileia termina em empate de 4 a 4 após virada e reação nos acréscimos. Foto: Marcus José
A partida foi tão emocionante quanto o reencontro que a motivou. A 4ª edição do tradicional jogo “Os de Dentro contra Os de Fora”, realizada em Brasileia, terminou com um empate de 4 a 4, decidido nos minutos finais após uma partida de reviravoltas.
‘Os de Casa’ abriram o placar, mas ‘Os de Fora’ conseguiram empatar, virar e ampliar para 4 a 2. A reação veio no final: já no segundo tempo, os da casa diminuíram e, em uma arrancada nos últimos dois minutos, conseguiram o gol do empate. O resultado, no entanto, foi apenas um detalhe para a celebração maior do evento: a alegria de rever amigos de longa data e matar a saudade em mais uma confraternização de fim de ano.
Fotos da Confraternização
Veja vídeos:
Comentários
Cotidiano
Mailza acompanha sala de situação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil diante do avanço das cheias no Acre

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, acompanhou, neste sábado, o trabalho realizado na sala de Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, onde são monitoradas em tempo real as condições climáticas, o nível dos rios e os impactos das chuvas em todo o estado.
A estrutura reúne informações de todos os municípios e permite o acompanhamento permanente do período chuvoso e das cheias que podem ocorrer.
Durante a visita, a vice-governadora destacou que o estado mantém vigilância constante sobre os principais rios e está preparado para prestar o suporte necessário às populações atingidas.
“Aqui nós temos todo o controle de todo o estado, todos os rios, todos os municípios, e estão sendo muito bem observados e também estamos prontos para acolher e dar o suporte que for necessário e que caiba ao estado”, disse.
A sala de situação concentra dados atualizados, observações técnicas e o planejamento das ações emergenciais, garantindo resposta rápida em caso de agravamento do cenário.
Em Rio Branco, o Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento, provocando alagamentos em áreas ribeirinhas e acendendo o alerta das autoridades para a possibilidade de novas ocorrências, caso o volume de chuvas se mantenha elevado.
A Defesa Civil Estadual segue em articulação com os municípios, monitorando os níveis dos rios e orientando as ações preventivas e de atendimento às famílias afetadas. A recomendação é que moradores de áreas de risco permaneçam atentos aos comunicados oficiais e sigam as orientações dos órgãos de segurança e proteção.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Cotidiano
Elenco do Vasco começa última fase de treinos visando o Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Recuperado de uma cirurgia no joelho, o volante Bernardo vem treinando forte
O elenco do Vasco realizou um treino leve neste sábado, 27, na Fazendinha, e começou a última fase de preparação visando o Campeonato Estadual. A primeira etapa de treinamento foi desenvolvida em Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro.
“Fizemos um regenerativo e neste domingo(28), vamos trabalhar em dois períodos. Os trabalhos serão intensos até o início do Estadual”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Cabeludo recebe proposta
O volante Cabeludo recebeu uma proposta do futebol do Bahia e a diretoria do Vasco avalia se libera ou não o atleta.
“Vamos avaliar com cautela. Se liberarmos o Cabeludo, precisaremos ir em busca de um jogador para posição”, explicou Erick Rodrigues.
Contra o Galvez
Depois de realizar amistosos no Rio de Janeiro, o Vasco enfrenta o Galvez na terça, 30, na Fazendinha. Erick Rodrigues vai montar a equipe com força máxima.




















Você precisa fazer login para comentar.