Cotidiano
Mães de filhas vacinadas contra o HPV protestam na Aleac: “se morrer, vamos velar aqui”
As mães foram recebidas pelos parlamentares José Bestene (PP) e Jenilson Leite (PCdoB)

As mães foram recebidas pelos deputados Jenilson Leite e José Bestene/Foto: Reprodução
SAIMO MARTINS, DO CONTILNET
Mais de quarenta mães de adolescentes que tomaram a vacina contra o HPV no estado procuraram a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã desta quinta-feira (28), para dar um aviso aos deputados: caso a situação não venha a ser solucionada e, por ventura, houver algum óbito, o corpo será velado no local.
Leila Graziele, mãe de Vitória (15 anos), afirmou em entrevista que a filha tomou a vacina em 2014 e desde então tem convulsões diariamente. “É triste a situação. Caso uma delas morra, nós vamos fazer o velório aqui, mas, se Deus quiser, isso não vai acontecer”, destacou.
Leila disse ainda que após a visita do Ministério da Saúde, a situação vem piorando. “Eles estão atendendo a gente, mas, não tem como realizar os exames, pois o estado não tem como fornecer”, enfatizou.
As mães foram recebidas pelos parlamentares José Bestene (PP) e Jenilson Leite (PCdoB), que garantiram ouvir as reivindicações. Bestene disse que “uma equipe do governo deve buscar encaminhamento”.
Resposta da Sesacre
Logo após a sessão, a gerente de imunização do estado, Renata Aparecida, pontuou que as investigações serão iniciadas. “Estamos aguardando a realização dos exames para o embasamento do processo”, declarou.
Outra solução apresentada pela gestora é a de trazer de fora do estado uma médica Fisiopatologista, com equipamentos, para diagnosticar as garotas. “Isso nos ajudaria a descartar a possibilidade de causa dessa doença por meio da vacina”, finalizou.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.