Geral
Mãe espera encontrar ao menos restos mortais de filha desaparecida há 7 anos e critica polícia
Há sete anos sem notícias da filha desaparecida, a dona de casa Maria Elizandra Pereira da Silva, de 56 anos, disse em entrevista à reportagem da Folha do Acre na manhã desta quarta-feira (5) que já perdeu a esperança de encontrá-la viva e que espera ao menos encontrar o restos mortais da filha para fazer um enterro digno, para amenizar a dor e angústia que a persegue até hoje.
A mulher pede ainda providências à Justiça, uma vez que os autos foram arquivados. A adolescente Maria Janaína Pereira da Silva, na época com 13 anos, desapareceu no dia 15 de setembro de 2011, por volta das 21 horas, após sair de casa para andar de skate com amigos no bairro Nova Estação.
Segundo Maria Elizandra, no dia do desaparecimento, Janaína passou o dia todo brincando no bairro e retornou para casa às 17 horas e ela pediu que a filha se arrumasse para que fossem à igreja. Quando retornaram, a menina disse que ia andar de skate e nunca mais voltou.
“Não tenho esperança que ela esteja viva, quero apenas encontrar seus restos mortais, e que a pessoa que fez isso com ela possa pelo menos fazer uma ligação anônima dizendo onde foi que ele jogou o corpo da minha filha, para fazer um enterro digno”, disse a mãe.
De acordo com Elizandra, duas semanas antes de sua filha desaparecer, um homem ficava a olhando enquanto brincava e que toda essa angústia na sua família se iniciou quando pararam uma moto roubada na frente da casa em que viviam e ela teria passado informações à polícia sobre o homem que deixou o veículo no local.
“A polícia parou aqui e perguntou se eu tinha visto alguma coisa e se sabia quem tinha deixado aquela moto ali. Eu disse só que tinha visto um homem correndo e apontei a direção. Depois disso, todos do bairro foram dizer para o suspeito que eu tinha dito quem ele era para a polícia. Mas eu nem sabia quem ele era. Minha filha passou a ser perseguida por um homem no Canal da Maternidade, esse homem chegou a ir até a minha casa com uma bicicleta verde e em posse de uma faca entrou na minha residência, e se Janaína não tivesse entrado no banheiro ele teria a matado na sua casa”, disse Maria.
Muito emocionada e com lágrimas escorrendo no rosto, a mãe contou que a Justiça tem um vídeo de um homem dizendo o que teria feito com a adolescente, e que inclusive o autor do vídeo já foi morto, como queima de arquivo. Elizandra disse, ainda, que um homem que não terá o nome revelado, chegou até a sua casa e disse que mataram sua filha no bairro Conquista, na capital.
A reportagem teve acesso as movimentações dos autos e constatou que o processo envolvendo Janaína foi arquivado definitivamente no 17 de setembro de 2014.
“Meu sentimento de mãe é que minha filha não está viva, mas quero saber da Justiça o que aconteceu e eu vou lutar enquanto tiver vida. Estranho é que em 2014 o caso foi arquivado, minha filha era um ser humano, eu quero saber da Justiça, eu vou até o final. O delegado que mexeu nesse caso, ele vai ter de arcar com as consequências. Dia 15 de setembro vai sete anos e eu não tenho a resposta de nada, como se fosse um cachorro que tivesse desaparecido”, concluiu Maria Elizandra.
A reportagem da Folha do Acre tentou contato com o delegado Robert Alencar, responsável pelas investigações na época, mas as ligações não foram atendidas.
Comentários
Geral
Vice-governadora Mailza celebra aprovação de projeto de sua autoria que regulamenta a profissão de doula no Brasil
A vice-governadora Mailza Assis comemorou nesta quarta-feira, 11, a aprovação, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 3946/2021, de sua autoria quando senadora, que regulamenta a profissão de doula no Brasil. A proposta reconhece e disciplina a atuação dessas profissionais, que oferecem apoio físico, emocional e informacional às mulheres durante a gravidez, o trabalho de parto e o período pós-parto. O projeto agora segue para a sanção presidencial.

Para Mailza, a regulamentação representa um avanço importante para o cuidado com as mulheres e para a humanização do parto no país.
“Esse projeto representa um passo importante para reconhecer e valorizar o trabalho das doulas, que desempenham um papel fundamental no apoio às gestantes. A humanização do parto é uma pauta importante para garantir mais respeito, acolhimento e segurança às mulheres nesse momento tão especial”, destacou a vice-governadora.
O projeto já havia sido aprovado pelo Senado Federal em 2022 e seguiu para análise da Câmara dos Deputados.
Requerimento de urgência da deputada Socorro Neri
Na terça-feira, 10, a deputada federal Socorro Neri anunciou a aprovação do requerimento de urgência para a votação da proposta, de sua autoria, permitindo que o texto fosse incluído diretamente na pauta do plenário.

“Este é um avanço muito importante para as mulheres e para a humanização do cuidado no parto no Brasil. As doulas desempenham um papel fundamental no apoio às gestantes, parturientes e puérperas, oferecendo acolhimento, informação e segurança em um momento tão significativo da vida. Tive a honra de contribuir com a tramitação dessa proposta ao apresentar o requerimento de urgência que permitiu acelerar sua votação na Câmara. Parabenizo a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, autora do projeto enquanto senadora, por essa iniciativa tão relevante para o fortalecimento dos direitos das mulheres e para o reconhecimento dessas profissionais”, enfatizou a deputada.
Antes de chegar ao plenário da Câmara, o projeto foi analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O que estabelece o projeto
O projeto aprovado define as atribuições da doula durante a gestação, o parto e o período pós-parto, reforçando o papel dessas profissionais no apoio à gestante e na humanização do atendimento.
Durante a gravidez, a doula poderá facilitar o acesso da gestante a informações baseadas em evidências científicas sobre gestação, parto e pós-parto, além de incentivar a realização do acompanhamento pré-natal em unidades de saúde.
No momento do parto, a profissional poderá orientar e apoiar a gestante na escolha de posições mais confortáveis durante o trabalho de parto, auxiliar na utilização de técnicas de respiração e vocalização para promover tranquilidade e utilizar métodos não farmacológicos de alívio da dor, como massagens, banhos mornos e compressas.
Já no período pós-parto, a doula poderá orientar e oferecer apoio nos cuidados com o recém-nascido e no processo de amamentação.
O texto também estabelece limites claros para a atuação dessas profissionais. As doulas não poderão utilizar ou manusear equipamentos médico-assistenciais, realizar procedimentos médicos, fisioterapêuticos ou de enfermagem, administrar medicamentos ou interferir nos procedimentos técnicos dos profissionais de saúde.
Requisitos para exercício da profissão
Para exercer a atividade será necessário possuir diploma de ensino médio e certificado de qualificação profissional específica em doulagem. Caso os diplomas tenham sido emitidos por instituições estrangeiras, será necessária a revalidação no Brasil.
O projeto também garante que profissionais que já atuam na área há mais de três anos possam continuar exercendo a atividade. A partir da vigência da lei, os cursos de formação deverão ter carga horária mínima de 120 horas.
Presença garantida no parto
A proposta assegura a presença da doula, escolhida pela gestante, durante todo o período de trabalho de parto e no pós-parto imediato, tanto em estabelecimentos da rede pública quanto da rede privada. Essa presença não substitui nem impede a presença de acompanhante, direito já garantido por legislação específica.
A garantia se aplica a todos os tipos de parto, inclusive em casos de intercorrências ou situações de abortamento. O texto também proíbe a cobrança de taxas adicionais pela presença da doula nas unidades de saúde.
Atuação na atenção básica
O projeto ainda prevê que as doulas possam integrar as equipes de saúde da atenção básica, atuando de forma complementar no cuidado às gestantes, parturientes e puérperas. A atuação dessas profissionais, no entanto, não substitui o atendimento realizado pelos profissionais de saúde responsáveis pela assistência médica.
The post Vice-governadora Mailza celebra aprovação de projeto de sua autoria que regulamenta a profissão de doula no Brasil appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Polícia Civil prende três suspeitos durante ação policial em Tarauacá
A Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou, nesta quarta-feira, 11, a prisão de três indivíduos durante uma ação conduzida pela equipe de investigação da delegacia-geral de Tarauacá.
Durante a operação policial, foram presos três suspeitos conhecidos pelos apelidos de “Bolivia Boy”, “Tiro de Polvorá” e “Boi”, cada um investigado por diferentes crimes.
“Bolivia Boy” foi preso pelo crime de ameaça no contexto de violência doméstica. Já “Tiro de Polvorá” foi detido por envolvimento em crime de furto. O terceiro suspeito, conhecido como “Boi”, foi preso por roubo.
A ação integra o trabalho contínuo da Polícia Civil no enfrentamento à criminalidade e no cumprimento de medidas legais relacionadas a investigações em andamento no município.
Após a realização dos procedimentos legais, os três foram conduzidos à delegacia e permanecem à disposição da Justiça para as providências cabíveis.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
Governo do Acre nomeia aprovados no concurso público do Detran
O governo do Estado do Acre publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 9, o Decreto nº 12.733-P, que nomeia candidatos aprovados no concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para cargos de nível superior na autarquia.

As nomeações consideram o resultado final do certame, homologado pelo Edital nº 047 SEAD/DETRAN, publicado em dezembro de 2025. Os novos servidores passam a integrar o quadro efetivo do órgão, fortalecendo as atividades administrativas e técnicas relacionadas à gestão do trânsito no estado.
Entre os cargos contemplados estão Agente de Autoridade de Trânsito, Analista de Trânsito, Assistente de Trânsito, Engenheiro Civil e Examinador de Trânsito, com lotações nos municípios de Brasileia, Acrelândia, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
De acordo com o documento, os candidatos nomeados têm prazo de 30 dias para apresentar a documentação necessária e realizar a assinatura do termo de posse. Um novo edital será publicado nos próximos dias, informando data e local para a posse dos novos servidores.
A convocação reforça o compromisso do governo estadual em fortalecer o quadro técnico do Detran/AC e contribui para a melhoria dos serviços prestados à população e para o avanço das ações de gestão e segurança no trânsito em todo o estado.
The post Governo do Acre nomeia aprovados no concurso público do Detran appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE


Você precisa fazer login para comentar.