fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Mãe é presa por abandonar bebê e três crianças trancadas em quartos sujos

Publicado

em

De acordo com boletim, as crianças eram deixadas pela mãe em um ambiente sujo com forte cheiro de urina. Mulher foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil e responderá pelo crime de abandono de incapaz.

Criança no escuro — Foto: Freepik

Uma mulher foi presa no sábado (19) por abandonar um bebê e três crianças trancadas sozinhas em uma casa em Rolim de Moura (RO). Segundo o boletim de ocorrência, a mãe das crianças deixava os filhos em quartos sujos, com forte cheiro de urina.

De acordo com o boletim, as crianças ficavam em dois quartos sujos, com forte cheiro de urina. Além disso, as crianças relataram para o policiais que a mãe costumava deixar um pote para que elas fizessem suas necessidades no quarto, pois costumavam ficar presas lá.

A Polícia Militar recebeu uma denúncia de abandono na noite de sexta-feira (18) e foi até o local indicado para apurar o chamado. Ao chegar, o portão da casa estava trancado e em poucos minutos a mãe das crianças chegou.

Ao entrar na casa, os policiais constataram que havia um bebê de 3 meses e três crianças de 2, 6 e10 anos.

O Conselho Tutelar foi acionado e assumiu a responsabilidade pelas crianças, que foram levadas para a casa de um familiar. A mãe foi presa em flagrante pelo crime de abandono de incapaz.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Câmara aprova PEC que amplia prazo para que municípios paguem precatórios

Publicado

em

Proposta também autoriza o parcelamento excepcional de contribuições previdenciárias
Bruno Spada/Câmara dos Deputados – 15/07/2025

Proposta agora segue para análise do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (15), em dois turnos, uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria um limite para que municípios paguem precatórios, ou seja, dívidas com determinação de pagamento pela Justiça.

O texto agora segue para análise do Senado. Até o momento, a Constituição estabelece que as cidades paguem as dívidas até o fim de 2029.

Segundo o relator da proposta, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), o grande endividamento das cidades com relação a receita líquida não permite que os entes quitem a dívida até 2029 e, por isso, a ampliação.

A proposta também estabelece que as despesas do governo, anuais, com precatórios e requisições de pequeno valor determinadas pela Justiça sejam alocadas, em ao menos 10%, no resultado primário a partir de 2027.

Dessa forma, os precatórios ficam excluídos das despesas da meta fiscal de 2026. O relator alega que a medida é temporária.

Atualmente, mais de 4,5 mil cidades possuem tais dívidas, que ultrapassam R$ 88 bilhões.

A PEC ainda determina que a correção das dívidas pode ocorrer pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) ou pela Selic. Isso dependerá de qual das duas opções serão relativas ao valor inferior no período.

Segundo o texto, fica ainda autorizado que os municípios, estados e o Distrito Federal parcelem, de forma excepcional, de contribuições previdenciárias que vencem até 31 de agosto de 2025.

O novo prazo é de até 15 dias após a promulgação da PEC. E quem escolher o parcelamento deve comprovar que possui condições de pagar a operação em até 15 meses vai ter o parcelamento suspenso.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Polícia Federal deflagra Operação Destinatário contra fraudes no INSS no Pará

Publicado

em

Mandados são cumpridos no Pará e em São Paulo; grupo usava senhas de servidores para reativar benefícios ilegalmente

Edfício sede do INSS, em Brasília • Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (15) a Operação Destinatário, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes contra a Previdência Social. As ações ocorreram em Belém (PA) e em Santo André (SP), onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão em locais ligados a um dos investigados. As identidades dos suspeitos não foram reveladas.

Segundo a PF, o grupo criminoso acessava de forma ilegal senhas de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para reativar e transferir benefícios previdenciários de forma fraudulenta. Os valores desviados eram depositados em contas bancárias de terceiros, com o objetivo de dificultar o rastreamento do dinheiro.

Durante a operação, os agentes apreenderam documentos, mídias digitais e outros materiais que devem auxiliar no aprofundamento das investigações.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de estelionato qualificado e organização criminosa. As investigações seguem em andamento para identificar todos os envolvidos e detalhar a estrutura completa do esquema fraudulento.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Quaest: Governo Lula é desaprovado por 53%; 43%, aprovam

Publicado

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • 03/06/2025 – REUTERS/Adriano Machado

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou queda na desaprovação, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16).

São 53% os que desaprovam a terceira administração do petista. Em maio eram 57%.

A aprovação, por sua vez, é de 43%, uma alta de três pontos percentuais se comparada ao último levantamento. Não sabe ou não respondeu ficou em 4%.

A pesquisa foi feita em meio ao tarifaço de 50% aos produtos brasileiros anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula pregou a unidade do país e uma resposta reciproca ao caso.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, pessoalmente, entre 10 e 14 de julho.

Flourish logoA Flourish chart

Aspectos
A maior queda na desaprovação de Lula foi registrada na região Sudeste, indo de 64% em maio, para 56% em julho. A aprovação subiu de 32% para 40%.

Entre as mulheres, a desaprovação caiu de 54% para 49%. A aprovação foi de 42% para 46%.

Analisando as pessoas de 35 a 59 anos, a desaprovação caiu de 59% para 52%. A aprovação subiu de 38% para 44%.

Os mais escolarizados — com ensino superior completo — também mudaram sua percepção. O índice de desaprovação foi de 64% para 53%. O de aprovação subiu de 33% para 45%.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo