Acre
Mãe: Delicadeza com nuances e conteúdos
Por Maria Coutinho
Comemorar o dia das mães não é invenção contemporânea. Na idade antiga os mortais reverenciavam as mulheres que davam a luz aos Deuses. Conta a historia que solenizar a fertilidade, a prosperidade, o amor à fartura e a comunhão na época, representava o reconhecimento do poder feminino. Porém, somente no século 20, quando a americana Anna, mergulhou em profunda depressão ao ficar órfã e suas amigas na tentativa de ajudá-la, promoveram uma festa em homenagem a todas as mulheres vivas ou falecidas, assim a moça reencontrou a felicidade e as mães, ganharam um dia exclusivamente para elas.
Há exatamente 90 anos, em pleno sertão nordestino, nascia Amélia Filha. Durante a segunda guerra mundial aportou nas terras acreanas, trabalhou na lavoura por longo tempo, mas, como professora foi que ganhou destaque. Casou-se, vivenciou dez gestações, mas, foi mãe apenas seis vezes, que lhe deram seis netos e cinco bisnetos.
Essa guerreira nos dá uma lição de vida ao falar sobre a força da maternidade, “ser mãe é renascer com filhos, netos e bisnetos. Constituímos a evolução, que harmoniza o universo, somos perfeitas, e o ventre é abrigo seguro para nossas crias. Viramos leoas em defesa delas e isso acontece independente de idade, cor, credo, etnia ou condição social”, conclui.
Ninguém duvida que colinho de mãe seja lugar mágico, mima e cura “dodói”. Ambiente adequado aos momentos de aflição, conectado ao amor, terapia perfeitamente divina. Para a ginecologista Leodir Saadi, nada supera a maternidade e revela, “Sou mãe três vezes. Sou avó e mesmo com vasta experiência profissional, me emociona celebrar a chegada de um bebê que nasceu pelas minhas mãos. Participo desse prazer familiar todos os dias, universo de mãe é sagrado e a elas desejo meu carinho”, diz.
Espaço ‘Mimo de Mulher’
Mães e Divas nessa dobradinha elas se garantem! Prova disso, foi o insight que a empresária Marilda Ramos demonstrou ao observar a inexistência de ambiente exclusivo para mulheres e seus filhos pequenos em Brasileia. Considerando a desfeita, Marilda iniciou um movimento em busca de suprir tal necessidade.
Para empresaria, o conceito de mãe e mulher não se resume em maternidade, casa, comida e roupa lavada. Se faz necessário também o espaço que lhes proporcionem liberdade, respeito e entretenimento, “considerando que mãe só se diverte ao lado das crias, em consenso, minha casa se transformou em um ponto de encontro das Divas e filhos. Festejamos a vida com músicas e pautas variadas, o momento é nosso e a presença masculina é dispensada“, destacou. Além da visão privilegiada, o ambiente dispõe de parque reservado para crianças enquanto as mamães se divertem.
Em homenagem ao Dia das Mães, as Divas produziram um megaevento com ótimo repertório musical, excelente cardápio e brindes. A organização foi impecável e a diversão garantida. Durante a festa a troca de ideias fluiu positivamente.
Nina Quitanilha refere que os encontros funcionam como grupo operativo onde a cultura e o lazer se misturam aos cuidados com as crianças. Lugar em que a delicadeza matriarcal encontra soluções para as questões levantadas.
Comentários
Acre
Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco
Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável
A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.
De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.
Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.
Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.
Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.
The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Rio Acre mantém tendência de vazante e marca 10,43 metros ao meio-dia em Rio Branco
Boletim da Defesa Civil confirma queda gradual do nível do manancial e ausência de chuvas nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale









































Você precisa fazer login para comentar.